Buscar

D1_Modelo de Plano de Aula_Jogos e Brincadeiras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Jogos e Brincadeiras
Plano de Aula
	Conteúdo
	Jogos e brincadeiras e Saúde Mental.
	Equipe / D1
	João Pedro de Souza Lima, Bruno Richard Da Silva Costa Azevedo, Kauã Cabral Veras, Victor Hugo Rocha Braga Farias, Felipe Freire Pereira, Ana Júlia Martins Diniz.
	 Público/Turma
	O público escolhido para aplicação do projeto será adolescentes.
	Objetivo(s)
	Objetivamos com a aplicação dessa aula, uma maior interação entre os participantes das brincadeiras além disso, promovemos um maior conhecimento dos principais problemas relacionados a saúde mental, que começam a ser frequentes no público escolhido.
	INTRODUÇÃO SOBRE O TEMA 
	
A saúde mental não possui oficialmente uma definição de acordo com a organização mundial da Saúde (OMS), Esse termo não importa qual a fonte sempre gira em torno da forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções. Todos os dias estamos passando por altos e baixos, sensações e emoções boas e ruins diversas vezes e que fazem parte da nossa história. Já jogos e brincadeiras, são formas lúdicas de interação e desenvolvimento e diversos aspectos e campos do ser humano como um todo, mas uma das principais e o campo social e mental por promover interação e exercita com o objetivo de aprimorar esses aspectos também além dos motores. Então por ter aspecto mais lúdico e promover uma “fuga” da realidade e distração de todas as coisas tanto jogos quanto brincadeiras se tornam poderosas ferramentas nesses casos.
Os jogos e brincadeiras tem o poder de incentivar a interação social dos envolvidos, essas atividades formam novas amizades construção de experiencias e habilidades sociais, Reduzem o estresse permitindo que os adolescentes liberem energia e relaxem, promovem a criatividade a imaginação criando historias adaptando regras exercitam esse tipo de pensamento, desenvolvem resiliência enfrentam desafios e superam obstáculos, aprendem a lidar com vitorias e derrotas trabalhando o crescimento emocional e promovem a atividade física e liberação de neurotransmissores que promovem a sensação de bem estar. Os jogos e brincadeiras são grandes aliados valiosos na promoção da saúde mental.
	DESENVOLVIMENTO
	AQUECIMENTO (10 min)
	Alongar as articulações e trabalha a mobilidade de ombros, joelhos e tornozelos.
	ATIVIDADE PRINCIPAL (35 min)
	Dinâmica para desenvolver a confiança, uma brincadeira visando mostrar a necessidade de interação entre eles e da importância de se ajudarem, e depois um jogo da velha para mostrar e trabalhar essa interação. Se sobrar tempo, coletivo.
	RELAXAMENTO (10 min) 
	Alongamentos e exercício de respiração para voltar a calma, depois breve reflexão sobre o aplicado e sobre o objetivo proposto.
	AVALIAÇÃO
	
	RECURSOS NECESSÁRIOS
	6 bambolês, 6 cones, e coletes de acordo com a quantidade de alunos do dia.
	RESULTADOS 
	Espaço para descrever os principais resultados que o grupo alcançou com a experiência. Você pode apresentar dados quantitativos (ex. número de pessoas envolvidas) e qualitativos (ex.depoimento dos alunos), fotos..
	REFERÊNCIAS
	DE AQUINO, Aparecida Sampaio; COUTINHO, Diógenes José Gusmão. Brincadeira e aprendizagem: uma reflexão acerca do brincar na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 7, p. 1614-1624, 2023.
image1.png
image2.png

Continue navegando