Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO
O que é e para que serve o Direito Administrativo?
O Direito Administrativo é a esfera do Direito Público Interno que, mediante regras e princípios exclusivos, regulamenta o exercício da função administrativa que é exercida por agentes públicos, órgãos públicos, pessoas jurídicas de Direito Público, em outras palavras, pela Administração Pública.
Para facilitar a compreensão, vale ressaltar que a Administração Pública, no que lhe diz respeito, pode ser entendida em duas vertentes. 
A primeira vertente é no sentido subjetivo, em que as iniciais da Administração Pública são maiúsculas, o que indica um conjunto de órgãos e pessoas jurídicas ao qual a lei concede a função administrativa do Estado.
Agora na segunda vertente, o objetivo, em que as iniciais da administração pública são minúsculas, encaixa-se no contexto de atividade executada sob regime de Direito Público. 
A finalidade do Direito Administrativo é proteger o interesse público, o que não deve ser confundido com o interesse estatal, uma vez que, o poder público age em prejuízo da coletividade.
Tal finalidade é caracteristicamente executada pelos Poderes Executivos de cada esfera federativa, ou seja, a União, Estados-membros, Municípios e Distrito Federal. Entretanto, é também exercida em caráter atípico pelos Poderes Legislativo e Judiciário das esferas federativas. 
Qual a diferença entre Direito Público, Direito Constitucional e Direito Administrativo?
Embora possam parecer similares, as áreas do Direito Público, Direito Constitucional e Direito Administrativo não são a mesma coisa. Antes de mais nada, é importante entender que o Direito Público é o guarda-chuva onde se encontram os outros dois campos.
Assim, o Direito Público é aquele que entende o Estado como unidade fundamental, e regulamenta as relações de tal Estado com os sujeitos particulares. É uma área ampla, que concentra diferente ramos especializados.
Entre os ramos do Direito Público, portanto, está o Direito Constitucional. Seu foco está na análise e aplicação da Carta Magna, a Constituição Federal de 1988. Os principais entendimentos dessa área do Direito são, portanto, oriundos das disposições da CF.
No mesmo guarda-chuva do Direito Público está também o Direito Administrativo. Diferente do Direito Constitucional, no entanto, esse ramo se preocupa com o que diz respeito às funções administrativas, aos regramentos e responsabilidades da Administração Pública.

Continue navegando