Buscar

Resumo Campo Geral - Guimarães Rosa

Prévia do material em texto

Laís Noronha Santos – 3° Hospedagem
Resumo do Livro: Campo Geral por Guimarães Rosa
Esta obra foi publicada em 1959 e é do gênero novela, fez parte da obra Corpo de Baile e do livro Manuelzão e Miguilim, este, no ano de 1964.
A história fala sobre o menino Miguilim, que mora, com a família, em Mutum, no estado de Minas Gerais, ele tem 8 anos e é um menino sensível e inteligente e tem muito contato com a natureza. Temos alguns personagens principais como: Nhà Nina, mãe de Miguilim; Nhô Bernardo, pai de Miguilim; Dito, um dos irmãos de Miguilim e Tio Terez, tio de Miguilim.
A história se inicia quando Miguilim é levado por Tio Terez para ser crismado em Sucurijú, fora da sua cidade, ele nunca tinha saído de sua cidade antes. O narrador, que é o próprio Miguilim, expressa sobre a beleza de Mutum para sua mãe e fala um pouco sobre como sua família foi morar lá. Na volta para casa, Dito tenta impedir que Miguilim interfira na briga entre seus pais, porém não consegue, e Miguilim apanha do pai e fica de castigo e como consequência, não consegue ir pescar com os irmãos no domingo. Essa parte mostra como o menino tem uma relação difícil com o pai.
Quando Tio Terêz volta da caça, Vovó Izidra diz para ele ir embora de Mutum, pois a briga entre os pais de Miguilim havia sido por causa dele. Tio Terêz teve um caso com a mãe do menino. Então, o narrador revela que Vovó Izidra não gosta muito de Nhà Nina, mesmo sendo tia dela, a mãe de Nhà Nina era Benvinda, já é falecida e quando era mais nova, era meretriz.
Miguilim fica doente e fica com medo da morte, pois desconfia que está com Tuberculose, faz um trato com Deus, que se ele não morrer agora, não morre mais, como isso não aconteceu, Miguilim tem apego a vida, depois o garoto então, pede ajuda ao doutor José Lourenço, um homem que aparece no Mutum e descobre que o garoto era míope. Miguilim começa a ajudar o pai a trabalhar na roça e no caminho encontra Tio Terêz e pede para o sobrinho entregar um bilhete para Nhà Nina, mas Miguilim, no dia seguinte, devolve o bilhete ao tio.
No final da trama, conhece-se Luisaltino, novo parceiro de trabalho de Nhô Bero que também tem um caso com Nhà Nina. É revelado que Patori, filho do Seo Deográcias, assassinou um rapaz e acaba morrendo de fome. Dito tem seu pé cortado por um caco que estava no terreiro. O machucado piora, o menino fica de cama, e depois morre. O pai de Miguilim descobre do caso de Luisaltino com sua esposa, mata-o e depois se suicida com um cipó. O Tio Terêz passa a morar na casa de Miguilim e casa com sua mãe, tudo isso afeta completamente o Miguilim que começa a se deprimir, a miopia do menino piora e então o Dr. José empresta um par de óculos, e oferece levar o menino para cidade, para conseguir um novo par de óculos e estudar, com os óculos, o menino percebe que tudo é bonito, sua cidade, sua família e decide ir para cidade. Essa obra é sobre o amadurecimento de uma criança e seus óculos, são uma metáfora.

Continue navegando