Buscar

Farmacologia 14

Prévia do material em texto

EXCREÇÃO DE MEDICAMENTOS PELA VIA RENAL 
· É a principal via de eliminação para a maioria das drogas, e em especial, para aquelas que são hidrossolúveis e não-voláteis.
· O fármaco já sendo polar não precisa passar por biotransformação antes.
· Então, pela urina são excretados fármacos na sua forma original e fármacos que sofreram alterações metabólicas (metabólitos). 
· No percurso urinário, vão haver 3 mecanismos envolvidos: 
1. Filtração glomerular (FG) 
1. Secreção tubular ativa (STA) – com ajuda de carreador 
1. Reabsorção tubular passiva (RTP) 
· Devemos eliminar mais de 1 L de urina por dia, resultado de uma filtração de mais de 180 L de plasma. 
· Na arteríola deferente se dá a filtração. Porem, nesse local, só passa moléculas pequenas. Proteina, por exemplo, não passa ali, pois é de alto peso molecular, ou seja, com muitos aminoácidos.
· Todo o tubo é acompanhado de capilares (veias), conduzindo sangue. Porque durante todo o percurso, ainda há possibilidade de alguma droga não ter sido filtrada na arteríola e ser eliminada. 
· No tubulo proximal e tubulo distal há possibilidade de reabsorção e secreção. 
· A alça de henie prioriza a reabsorção.
· No ducto coletor há possibilidade tanto de reabsorção quanto de secreção. O que fica nesse ducto será eliminado.
1) Filtração glomerular 
· Só permite filtração de moléculas pequenas. As macromoléculas, inclusive a maioria das proteínas, não podem atravessar o filtro. Portanto, somente os fármacos na forma livre (não ligados a proteínas) podem ser filtrados. Ou seja, a porção inicial não faz um grande numero de filtração.
· Alguns fatores podem aumentar esta taxa de filtração, tais como a ingestão de álcool (induz a diurese) ou infusão isotônica isenta de constituintes de PM. 
2) Secreção tubular 
· Filtra a grande quantidade de fármacos, ou seja, o que a filtração glomerular não consegue.
· Ocorre nos tubos proximal e distal.
· Envolve 2 mecanismos de transporte ativo: 
1. Para ácidos, que serão transportados por um ânion (íon (átomo com carga) com carga negativa). 
1. Para básicos, que serão transportados por um cátion (íon com carga positiva).
· Fármacos que sofrem secreção podem ter passado antes pelo processo de filtração glomerular. Porém, a secreção tubular é um processo mais eficiente e rápido, que depura praticamente todo o fármaco do sangue. 
· Não fará diferença se o fármaco estiver ligado a proteina, pois este sistema faz com que eles se separem, permitindo sua passagem.
PENICILINA
80% da penicilina é ligada a proteína plasmática, então não será filtrada a nivel de filtração glomerular, pois é muito grande, tendo como solução ser removida através da secreção tubular, principalmente pela proximal.
Observou-se que a penicilina era tão bem eliminada no tubulo, que passava muito rapidamente por ele. Desse modo, esta é prescrita junto com a probenicida, que compete com o mesmo carreador que leva a penicilina para dentro do tubulo. A probenicida ocupa este carrador, enquanto a penicilina ganha mais tempo no organismo.
1. Reabsorção tubular
· As substâncias que se encontram no interior dos túbulos urinários são reabsorvidas para o plasma de acordo com suas as características físico-químicas (pKa, coeficiente de partição O/A(óleo/água), afinidade às ptns plasmáticas) e do pH da urina. 
· Compostos lipossolúveis são absorvidos passivamente enquanto os hidrossolúveis são excretados, devido a constituição fosfolipidica da membrana.
image1.emf
image2.png

Continue navegando