Buscar

As diferenças entre escrita e fala 12

Prévia do material em texto

Claro! Vamos esclarecer esses conceitos:
- **Escrita e Fala:** A escrita e a fala são duas formas diferentes de expressão linguística. A fala refere-se à produção de sons vocais através da boca para comunicar ideias, pensamentos e sentimentos. É a forma primária e mais natural de comunicação entre os seres humanos. Por outro lado, a escrita é a representação desses sons vocais por meio de símbolos gráficos, como letras, números e sinais de pontuação, que são organizados em palavras e frases. Enquanto a fala é uma forma de comunicação verbal, a escrita é uma forma de comunicação visual.
- **Fonema e Letra:** Fonema e letra são unidades básicas de som e grafia, respectivamente.
 - **Fonema:** Um fonema é a menor unidade sonora distintiva em uma língua que pode distinguir significados entre palavras. Por exemplo, em inglês, os fonemas /b/ e /p/ são fonemas distintos, pois "bat" e "pat" são palavras diferentes com significados diferentes. Os fonemas não são necessariamente os sons físicos produzidos, mas são as unidades abstratas de som distintivo que são reconhecidas em um sistema linguístico.
 - **Letra:** Uma letra é um símbolo gráfico usado para representar um fonema em uma língua escrita. As letras são os componentes básicos do sistema de escrita de uma língua e são combinadas para formar palavras. Por exemplo, na palavra "casa", há quatro letras: c, a, s, a. Cada uma dessas letras representa um fonema específico na palavra.
Portanto, enquanto a fala e a escrita lidam com a comunicação de ideias através do som e da visão, respectivamente, fonema e letra são unidades linguísticas fundamentais que ajudam a codificar e decodificar essa comunicação, seja por meio do som na fala ou da grafia na escrita.

Continue navegando