Buscar

SIMULADO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
1 Painel de controle: Nessa seção a tensão da tomada chega primeiro ao painel de comando do aparelho. Aqui, são efetuados alguns controles básicos: seleção da tensão aplicada ao gerador; seleção da intensidade de corrente; ajuste do circuito temporizador; regulagem do compensador de tensão de entrada. Os botões de aquecimento (preparo) do tubo e disparo dos raios X também ficam dispostos no painel de comando do aparelho. RESP. I,II e III
2- As afirmações I e III estão incorretas. A afirmação I está errada porque uma pilha é uma fonte de corrente contínua (DC), e não alternada (AC). A corrente contínua é aquela que flui sempre na mesma direção, enquanto a corrente alternada muda de direção periodicamente. A afirmação III também está errada porque a intensidade da corrente não é controlada pela voltagem, mas sim pela amperagem. 
3- Os colimadores são os dispositivos responsáveis pela restrição da área de exame ou região do corpo do paciente a ser estudada no exame. Eles também permitem a diminuição da dose de exposição de radiação (primária e secundária) no paciente e atuam na melhoria da qualidade das imagens.
4- A TC é um método de diagnóstico por imagem que utiliza os raios X em combinação com computadores adaptados para processar muitas informações e produzir imagens com alta resolubilidade. O tubo de raios X fica dentro do corpo do aparelho, no gantry, que é uma espécie de portal ou pórtico onde o paciente entra para gerar a aquisição dos cortes. A radiação entra no paciente (objeto) e atinge os detectores, que formam o principal elemento de coleta do sinal da tomografia, para ser processada pelo computador. RESP: I,II,II e IV.
5- Paul Lauterbur é o pesquisador correto. Ele foi um dos pioneiros na utilização da Ressonância Magnética (RM) na área médica, sendo responsável pela produção da primeira imagem por meio desta técnica
6-A sequência FLAIR (Fluid Attenuated Inversion Recovery) é uma técnica de imagem por ressonância magnética que é amplamente utilizada em exames neurológicos. Esta técnica é especialmente útil para identificar lesões cerebrais, como tumores e acidentes vasculares cerebrais, pois proporciona uma excelente visualização do tecido cerebral e dos fluidos. Portanto, a alternativa correta é a D: "É largamente utilizada nos exames neurológicos".
7- Devido a presença da bile, o interior da vesícula é anecoico. As bordas são ecogênicas em razão do reforço acústico posterior do tecido hepático. No entanto, a sombra acústica é formada sempre que temos um objeto muito ecogênico à frente. Neste caso, se trata de uma colelitíase ou cálculo biliar. 
8- A alternativa correta é a B, que afirma que apenas as afirmativas II e III estão corretas. A afirmativa I está incorreta, pois os miomas podem ser pedunculares (extrauterinos), subserosos (internos) ou intramurais (dentro do miométrio). A afirmativa II está correta, pois nos exames de ultrassonografia, em comparação com o miométrio normal, os miomas podem aparecer como hiperecoicos, hipoecoicos ou isoecoicos. A afirmativa III também está correta, pois nos exames de ultrassonografia, os pólipos endometriais aparecem com estruturas pendulares hiperecogênicas ou como espessamento endometrial mais difuso
9-A alternativa correta é a D. A pureza radioquímica e radionuclídica são essenciais para garantir que o radionuclídeo correto seja utilizado e chegue aos órgãos de interesse, sem se espalhar por todo o organismo do paciente.
10- Podem ser utilizados diferentes materiais. Contudo, os mais aplicados são a barita e a malha de chumbo nos projetos de blindagem, como jalecos de chumbo. Já nos EPIs, tradicionalmente são usados o chumbo e (mais recentemente) uma combinação de bismuto, tungstênio e antimônio. Essa combinação é muito mais leve e confortável, embora possua a mesma equivalência de proteção que os confeccionados em chumbo. RESP: JALECO DE CHUMBO

Continue navegando