Buscar

Importância de Algas, Fungos e Plantas

Prévia do material em texto

Nome: Mariana Andrade Barros
Matrícula: 01474579
Curso: Ciências Biológicas
POLO: Uninassau/Aracaju
Professor (a): Bruno Karol Cordeiro Filgueiras
As algas, os fungos e as plantas tanto criptógamas como fanerógamas possuem uma ampla diversidade e características particulares. As algas realizam a maior parte da fotossíntese que ocorre no Planeta. São, portanto, os mais importantes produtores de alimento (principalmente pelos países asiáticos - aquacultura) e energia. As algas vermelhas são ricas em iodo e constituem uma valiosa de substâncias como o ágarágar (utilizado em laboratório para a cultura de bactérias) e a carragenina (utilizada como estabilizador de sorvetes, pastas de dentes e doces). Grande quantidade de oxigênio existente na hidrosfera e na atmosfera (cerca de 90%) se deve à fotossíntese realizada pelas algas.
Já algumas espécies de fungos trazem grandes prejuízos aos seres humanos, como a deterioração de alimentos, doenças como candidíase, pano branco, micoses, aspergilose pulmonar etc., no entanto, outras espécies são extremamente importantes, alguns utilizados no preparo de diversos pratos da gastronomia - Agaricus campestris (champignon) e o Lentinus edodes (shitake), na fabricação de queijos, pães, bolos e em bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas, etc.). São muito importantes também na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, descoberta por Alexander Fleming no ano de 1929, que é amplamente empregada nos dias atuais. Já espécies pertencentes ao gênero Aspergillius podem auxiliar na fabricação de progesterona e de ácido cítrico; 
E por fim, as plantas que são fundamentais para a vida na Terra. Elas geram oxigênio, alimentos, fibras, combustíveis e remédios que permitem aos humanos e outras formas de vida existir. Elas também são essenciais para o controle da temperatura da Terra e o equilíbrio e dinâmica da água no planeta.
Segundo um estudo de 1989 feito pela Nasa, as plantas ajudam a purificar, oxigenar, umidificar, filtrar e absorver poluentes presentes tanto no ar poluído das grandes cidades quanto em produtos usados no dia a dia, como os de limpeza, porque puxam água da terra por meio de suas raízes, transportando-a até suas folhas. As folhas, por sua vez, retiram o dióxido de carbônico do ar, transformando-o em glicose e oxigênio, que é o ar que respiramos.
Bibliografia
⦁	MORAES, Paula Louredo. "A importância dos fungos para os seres humanos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-importancia-dos-fungos-para-os-seres-humanos.htm. Acesso em 29 de outubro de 2023.
⦁	ARAGUAIA, Mariana. "Importância dos Fungos e Liquens"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/fungos.htm. Acesso em 29 de outubro de 2023.
⦁	CHÈROLET, Brenda. "Algas"; Educa mais Brasil. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/algas. Acesso em 29 de outubro de 2023.
⦁	LOPES, Redação. "Como as plantas podem ajudar no ar da sua casa." Disponível em: https://www.lopes.com.br/blog/decoracao-paisagismo/como-as-plantas-podem-ajudar-no-ar-da-sua-casa/#:~:text=Segundo%20um%20estudo%20de%201989,dia%2C%20como%20os%20de%20limpeza. Acesso em 29 de outubro de 2023.

Continue navegando