Buscar

4 1 Checkout de Presença Módulo 2 Leitura e Produção de Textos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Checkout de Presença – Módulo 2 – Estrutura e conteúdo dos textos
Grupo 1: Frases escolhidas
· Frase 1: “Nós não temos censura. O que temos é uma limitação do que os jornais podem publicar.” (Louis Net, ex-vice-ministro da informação da África do Sul)
Comentário: Considerando o contexto de uma das maiores incoerências morais já vividas pela humanidade, o Sr. Ex-vice-ministro da Informação deu uma clara demonstração de como a sociedade exploratória da África do Sul entendia o que era feito em desfavor da informação e da igualdade de direitos entre a população negra e branca enquanto o regime de segregação foi presente naquele país. 
· Frase 2: “Cuidado! Tocar nesses fios provoca morte instantânea. Quem for flagrado fazendo isso será processado.” (Tabuleta numa estação ferroviária)
Comentário: Estamos diante do caso de uma incoerência metafísica onde é inexequível um processo jurídico, pela lei dos homens, em desfavor de alguém que cometido uma infração que o tenha levado à morte instantânea ou de uma crença que o cidadão cometera um fato tão grave que mereça ser julgado segundo as leis de Deus.
Grupo 2: coesão
· “Durante mais de um ano, o artista plástico baiano Emanoel Araújo empreendeu um mergulho profundo, em busca da produção artística dos negros do Brasil. O resultado pode ser visto na exposição A mão afro-brasileira. A paciente pesquisa do artista plástico baiano Emanoel Araújo exigiu fôlego redobrado. Para chegar às raízes negras da arte brasileira, o artista plástico baiano Emanoel Araújo desceu ao século XVIII, na produção do barroco e do rococó. Para avaliar o momento atual da produção dos artistas negros, o artista plástico baiano Emanoel Araújo convocou 68 artistas negros a enviar obras para a exposição.” (ABREU, A. S. Curso de redação. São Paulo: Ática, 2006)
Reescrita: 
· “Durante mais de um ano, o artista plástico baiano Emanoel Araújo empreendeu um mergulho profundo, em busca da produção artística dos negros do Brasil. O resultado pode ser visto na exposição A mão afro-brasileira. A sua paciente pesquisa do artista plástico baiano Emanoel Araújo exigiu fôlego redobrado. Para chegar às raízes negras da arte brasileira, o artista plástico baiano Emanoel Araújo desceu ao século XVIII, na produção do barroco e do rococó. Para avaliar o momento atual da produção dos artistas negros, ele o artista plástico baiano Emanoel Araújo convocou 68 artistas negros a enviar obras para a exposição.”

Continue navegando