Buscar

Questões saúde pública

Prévia do material em texto

Questões saúde pública:
1. O que significa OMS?
2. A constituição federal, surgiu em que ano?
3. Descreva o artigo 196.
4. Quais são os artigos mais importantes, da Constituição federal de 88, voltados a saúde?
5. O que é história natural da doença?
6. O que é considerado saúde para a OMS?
7. O que é epidemiologia?
8. A história natural das doenças, são divididas em 4 fases. Quais são elas?
9. O que é imunidade específica?
10. Qual a Tríade (3) da história natural da doença?
11. Quais são os níveis de atenção de atendimento? Explique-os.
12. Qual a Lei orgânica da Saúde, e em que ano ela surgiu?
13. Do que dispõe a lei 8.080?
14. Quais são os princípios do SUS? Explique.
15. Quais os determinantes e condicionantes do SUS?
16. O que é vigilância sanitária e sua função?
17. O que é Vigilância epidemiológica e sua função?
18. Diferencie igualdade e equidade?
Respostas: 
1. OMS é a sigla para Organização Mundial da Saúde
2. 1988
3. Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
4. Art. 196 á 200
5. história natural da doença refere-se a uma descrição da progressão ininterrupta de uma doença em um indivíduo desde o momento da exposição aos agentes causais até a recuperação ou a morte.
6. É um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
7. Ramo da medicina que estuda os diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários à sua prevenção.
8. Fase Inicial ou Fase de Suscetibilidade
Fase Patológica Pré-Clínica
Fase Clínica
Fase de Incapacidade Residencial
9. A imunidade inespecífica é a que o ser humano possui ao nascer. Leva esse nome pela forma como age, pois se manifesta de maneira igual contra diferentes agressores do organismo.
10. Ambiente, hospedeiro e agente.
11. o primário, o secundário e o terciário. Essas categorias seguem uma ordem crescente para garantir que cada paciente seja atendido no nível que corresponde, estabelecendo-se assim uma prioridade no acolhimento.
12. Lei 8080 de 1990.
13. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
14. Universalidade: o estado deve garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços de saúde oferecidos, independente de quaisquer características sociais ou pessoais, como: gênero, raça, profissão, entre outras.
Equidade: busca diminuir as desigualdades no atendimento e, ao contrário do que parece, significa o respeito às diferenças e às distintas necessidades dos pacientes.
Integralidade: políticas públicas, tais como educação e preservação ambiental, para assegurar a garantia de qualidade de vida à população.
Participação popular:  visa a garantir a continuidade dessa participação por meio da criação dos conselhos e da realização das conferências de saúde. Tais espaços são destinados ao controle e avaliação das políticas de saúde, assim como à formulação de novas estratégias.
15. Alimentação, atividade física, trabalho, meio ambiente, renda, transporte, lazer, educação, moradia, saneamento, acesso aos bens e aos serviços essenciais.
16. Na prática, traduz-se no conjunto de ações realizadas, no âmbito do SUS, com o objetivo de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde coletiva, intervindo em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de saúde e de interesse da saúde.
17. A Vigilância Epidemiológica é definida pela Lei n° 8.080/90 como “um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
18. A igualdade é que todos devem ser regidos pelas mesmas regras e devem ter os mesmos direitos e deveres. A equidade é dar o que cada um necessita para que todos tenham as mesmas oportunidades.

Continue navegando

Outros materiais