Buscar

SÍNTESE FINAL SOBRE A TEORIA GERAL DO DIREITO


Continue navegando


Prévia do material em texto

SÍNTESE FINAL SOBRE A TEORIA GERAL DO DIREITO
Hoje vimos um pouco a respeito da teoria geral do direito. Tentei demonstrar as diferentes escolas de pensamento jurídicos (do ocidente e eurocêntrico) de uma maneira bem resumida.
Para fechar, trago uma síntese da teoria geral do direito e suas principais questões.
Vimos que, apesar de a escola juspositivista prevalecer no mundo atual, ela por si só não consegue resolver os conflitos jurídicos. Também vimos que ela possui várias influências de outras correntes filosóficas do direito. Isso tanto na elaboração da norma quanto em tomadas de decisões do poder público e na elaboração/aplicação/revisão de políticas públicas.
Há uma antiga disputa entre Juspositivismo e Jusnaturalismo. Na verdade, há uma crítica ao formalismo e pelo monopólio estatal de produção jurídica. Então, há outros modelos a fim de complementar as lacunas deixadas pelo direito positivado ou até mesmo acabar por “contaminar” o Estado, que acaba adotando diferentes metodologias para a produção jurídica.
Tais metodologias diferentes vão desde: 
· A influência de correntes humanísticas na elaboração e debates de normas, como ocorreu com o neoconstitucionalismo;
· O debate de normas, ou para tomada de decisões pela sociedade civil, fruto de movimentos sociais; 
· A utilização da economia para analisar o direito; 
· A criação de normas regulatórias híbridas e privadas, ou pela influência regulatória transfronteiriça, e assim criando um sincretismo jurídico.
O que é a teoria geral do direito?
A Teoria Geral do Direito é um ramo do conhecimento jurídico que estuda os conceitos fundamentais, os princípios e as estruturas básicas do direito. Ela abrange temas como a natureza do direito, sua aplicação e interpretação, e a relação entre normas jurídicas e sociedade.
Quais os conceitos gerais do direito?
Os conceitos gerais do direito abrangem noções fundamentais, como a justiça, a igualdade, a legalidade, a responsabilidade, a obrigação e a autonomia da vontade. Esses conceitos são essenciais para a compreensão e aplicação das normas jurídicas e dos princípios do direito.
Qual é a teoria de Kelsen?
A teoria de Hans Kelsen, conhecida como Teoria Pura do Direito, propõe uma abordagem formalista e normativista do direito. Segundo Kelsen, o direito é um sistema hierárquico de normas, sendo a norma fundamental a base de validade de todas as demais normas do ordenamento jurídico.
Conclusão
Espero que você continue o interesse sobre o tema e aprofunde os seus estudos! Seja para auxiliar na prática de quem trabalha advocacia, ou para quem possui a curiosidade de aprender e trabalha com o direito de outras maneiras.
Para finalizar, recomendo o curso chamado Jurisprudence, ministrado pelo professor de Harvard chamado Michael Sandel. Ele trata de teoria e filosofia do direito de uma maneira bem simples e didática. É uma abordagem diferente desse texto e leva aos alunos a constantes reflexões com a seguinte pergunta: “Qual a coisa certa a fazer?”. Está disponível no YouTube com legendas em português.