Buscar

A importância de um banco ativo de microrganismos

Prévia do material em texto

A importância de um banco ativo de microrganismos
Você já sabe o que é um microbioma e por que ele é importante. Nesta aula, você vai aprender mais sobre os microrganismos que fazem parte desse ambiente, compreendendo os requisitos mínimos necessários para manutenção e organização de uma coleção oficial de microrganismos. Confira! Coleção de Microrganismos da Embrapa Antes de saber por que é importante manter um banco ativo de microrganismos, é preciso entender o que é isso. 
Em poucas palavras, trata-se de um lugar que conserva o material genético de diferentes microrganismos, ou seja, uma coleção de fungos ou bactérias mantidas viáveis e puras por longo período. Um exemplo são as Coleções de Microrganismos da Embrapa, que representam um verdadeiro manancial genético à disposição do uso como bioinsumos. As coleções mantêm acervos que representam a diversidade biológica de diferentes grupos de microrganismos e servem como material para a pesquisa científica e tecnológica. 
16 Entre essas coleções, há a Coleção de Microrganismos Multifuncionais e Fitopatogênicos, da Embrapa Arroz e Feijão, que é composta de: 
• espécies com potencial para o controle biológico de pragas, doenças e insetos vetores de doenças; 
• indutores de resistência, fixadores de nitrogênio, decompositores de matéria orgânica, promotores de crescimento e antagonistas fitopatogênicos (seres capazes de causar doenças em diferentes culturas e que, por isso, podem ser usados em programas de melhoramento genético de plantas para seleção de variedades resistentes); 
• produtores de enzimas de interesse industrial e de substâncias antibióticas.

Continue navegando