Buscar

O que são microrganismos benéficos Parte 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que são microrganismos benéficos? Parte 1
 No primeiro módulo, vimos que os microrganismos desempenham importantes papéis para a manutenção do ecossistema e têm capacidade de promover o crescimento de plantas, pela produção de hormônios vegetais, disponibilização de nutrientes e até mesmo inibição de fitopatógenos, os agentes causadores de doenças em plantas. Essa é a questão central dos bioinsumos.
Os microrganismos benéficos, conhecidos como probióticos, são definidos pela Organização Mundial de Saúde como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro”
Exemplos de microrganismos benéficos Nesta aula, vamos tratar dos efeitos benéficos do microrganismo sobre a planta. Esse efeito pode ser direto ou indireto, mas, antes de falar a respeito, veja mais detalhes sobre eles! Rizobactérias Promotoras de Crescimento de Plantas (PGPR) Para que a explicação fique mais clara, vamos dividi-la em duas partes: bactérias e fungos. Vamos começar com as bactérias, especificamente as Rizobactérias Promotoras de Crescimento de Plantas (PGPR), que se associam às raízes (por isso têm o prefixo rizo) e atuam de três formas diferentes.
Entre os fungos benéficos, destacamos o gênero Trichoderma sp, que está entre os mais comuns encontrados na natureza. Alguns locais que podemos localizá-los são em solos, troncos de árvores em decomposição, plantas nativas e cultivadas.
Eles têm capacidade de sobrevivência e multiplicação em uma ampla variedade de ecossistemas, que está associada à diversidade metabólica e enzimática, e aos mecanismos de competição natural. Alguns desses mecanismos são: antibiose, competição, micoparasitismo, inativação de enzimas do fitopatógeno, indução de resistência, tolerância ao estresse, entre outros. Antibiose é quando uma espécie inibe o crescimento ou a reprodução de outro organismo em benefício próprio. Já o micoparasitismo é quando o parasita obtém nutrientes do hospedeiro

Continue navegando