Buscar

Lei Orçamentária Anual e Planejamento

Prévia do material em texto

A Lei Orçamentária Anual (LOA) está focada no presente, apresentando detalhadamente as ações que serão executadas durante o ano, enquanto o PPA e a LDO representam uma fase de planejamento contábil. As ações diárias devem estar em conformidade com o que foi planejado  (no PPA e na LDO), pois a LOA representa a efetivação destes planejamentos de longo e médio prazo. De acordo com o Artigo 167, I da Constituição Federal, é vedado o início de programas e projetos não incluídos no Plano Plurianual.   Logo, todas as ações constantes da Lei Orçamentária Anual devem também estar presentes no PPA, ou seja, o orçamento, para sua validade, deve ser necessariamente compatível com o Plano Plurianual. Com isso, a LOA compreende 3 classificações:
1.Orçamento fiscal: Poderes da União, fundos, administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público e estatais.
2. Orçamento de investimento das empresas: União, direta ou indiretamente, possui a maioria do capital social com direito a voto.
3. Orçamento da seguridade social: Entidades e órgãos da administração direta ou indireta, fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.