Buscar

TRABALHO DE CLINICA INTEGRADA 6P

Prévia do material em texto

FACULDADE MULTIVIX
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
BRUNA FRANCA ZAMPRONI
THAYS SOUZA SALVADOR
ATIVIDADE DE CLÍNICA INTEGRADA I
VITÓRIA 
2020
PERIODONTIA
1- Qual a importância do fosfato de cálcio na formação do cálculo dentário?
Sua importância se da pelo fato de que os sais minerais de fosfato de cálcio mineralizam os biofilmes, prevenindo contra o desenvolvimento do cálculo dentário. Sem a presença desses sais minerais de fosfato de cálcio e consequentemente a não mineralização, o biofilme irá reter bactérias, restos de alimentos, entre outros, desenvolvendo assim o cálculo dentário.
2- Identifique as regiões na cavidade bucal onde primeiro e mais se formam os cálculos dentários, explicando o motivo.
Na face interna dos dentes inferiores, perto da língua, e ao lado da bochecha, nos molares superiores, isso porque essas regiões são próximas das grandes aberturas dos dutos das glândula salivares, o excesso de saliva junto a placa bacteriana o cálculo se forma com mais facilidade. 
3- Após mineralizado, o cálculo dentário mantém as mesmas características patogênicas do biofilme? Justifique
Não. Alguns estudos revelam que a rugosidade do cálculo por si só, não inicia uma gengivite, embora haja correlação positiva entre calculo e o início de doença periodontal, essa relação não é tão grande. 
A capacidade da bactéria se aderir ao hospedeiro que esta presente no biofilme é crucial para indução de doenças infecciosas, tais como gengivite ou periodontite. O que confirma que o biofilme dentário é mais irritante para os tecidos que o cálculo que ele cobre.
4- Quais fatores influenciam a taxa de formação do cálculo dentário?
Entre alguns fatores responsáveis, uma delas são a dieta, especialmente alimentos alcalinos e açúcares. Temos também as variações genéticas no conteúdo salivar e outros fatores como idade, raça, sexo, presença de doença e carga bacteriana da pessoa.
5- Qual é, em geral, o limite do cálculo subgengival?
Localiza-se na região apical à margem gengival aderindo a superfície radicular, com coloração marrom escuro ou preto esverdeado, duro e aderido de difícil remoção.
DENTÍSTICA
1- Os incisivos centrais superiores são os dentes com maior importância estética devido seu posicionamento no arco. Cite quais são os planos que devemos observar para uma correta avaliação da forma dos dentes anteriores superiores e os 3 formatos destes dentes mais comumente encontrado.
Plano vestibular, plano lingual, plano interproximal e plano incisal.
O incisivo central superior tem face vestibular de forma trapezoidal, de lados e ângulos arredondados, sendo o maior o bordo incisal. A bossa vestibular no terço cervical, com terço médio e incisal mais planos. O bordo incisal é inclinado para distal e nos indivíduos jovens é dividida em terços: distal (grande), mesial (de tamanho variável) e intermésio-distal (de tamanho variável). As faces de contato (interproximais) são convexas no terço incisal e planas no terço cervical, sendo a mesial maior e menos convexa que a distal. Os incisivos centrais e laterais superiores são bem semelhantes, porém os incisivos laterais tem dimensões menores.
O canino superior tem a face vestibular irregularmente pentagonal, sendo mais convexa no sentido mésio-distal que no cérvico-incisal. A borda incisal mesial é menor que a distal. Possui bossa no terço cervical. O bordo incisal apresenta-se em forma de V, com a porção distal maior e mais inclinada que a porção mesial. As faces de contato são triangulares e ligeiramente convexas no terço incisal e planas ou levemente escavadas no restante.
2- Descreva a importância da textura nos dentes anteriores superiores e como ela pode variar de acordo com a idade do paciente:
Favorece uma boa estética, principalmente em tratamento que o cirurgião precisa escolher a cor, deve-se levar em consideração a textura, uma vez que a absorção e reflexão da luz, podem sofrer variações. Pacientes até 35 anos de idade, apresentam uma textura dental mais detalhada e com menor polimento, pois a superfície dental ficar menos exposta a agentes que promovem o polimento do esmalte dental. Os pacientes entre 35 e 55 anos de idade, quando comparados aos jovens, apresentam uma textura com menor percepção de detalhes e, maior polimento decorrente dos agentes, os pacientes acima de 55 anos, quando comparados aos pacientes entre 35 e 55 anos de idade, possuem menor características de detalhes na textura e, um maior polimento da superfície dental.
3- Descreva o que é área plana de um incisivo central superior e qual sua importância estética:
A área plana é a principal responsável pela reflexão da luz, e, consequentemente, pela aparência dos dentes, situa-se na face vestibular do elemento dental, podendo variar em forma, dimensão e localização.
Os incisivos centrais superiores são os de maior importância em questão de estética e devido a sua posição no arco. São dentes dominantes e os mais observados. 
Assim, nas reabilitações estéticas do sorriso, são os de ponto de partida para a determinação das características dos demais elementos dentais.

Continue navegando