Buscar

Processo de Meiose nas Células



Continue navegando


Prévia do material em texto

A meiose é um processo de divisão celular que ocorre em células germinativas (células precursoras de gametas) e resulta na formação de células filhas com metade do número de cromossomos da célula inicial. Esse processo é crucial para a reprodução sexual e garante a diversidade genética nas proles.
A meiose é dividida em duas fases principais, cada uma com subfases:
1. **Meiose I**:
 a. **Prófase I**: Durante esta fase, os cromossomos homólogos se emparelham em um processo chamado sinapse, formando estruturas conhecidas como bivalentes ou tétrades. Durante a sinapse, ocorre a troca de segmentos de cromossomos entre os pares homólogos, chamada de crossing-over, que contribui para a variabilidade genética. A membrana nuclear se desintegra, e o fuso mittico começa a se formar.
 b. **Metáfase I**: Os bivalentes se alinham ao longo do plano equatorial da célula, orientados aleatoriamente pelos microtúbulos do fuso mittico.
 c. **Anáfase I**: Os bivalentes são separados, com cada cromossomo homólogo sendo puxado para um dos pólos da célula.
 d. **Telófase I**: Os cromossomos alcançam os pólos opostos da célula, a membrana nuclear se reorganiza ao redor de cada conjunto cromossômico e ocorre a citocinese, resultando na formação de duas células filhas haploides.
2. **Meiose II**:
 a. **Prófase II**: Os cromossomos se condensam novamente, as membranas nucleares desaparecem e o fuso mittico se forma novamente.
 b. **Metáfase II**: Os cromossomos haploides se alinham ao longo do plano equatorial da célula.
 c. **Anáfase II**: As cromátides irmãs são separadas e puxadas para pólos opostos da célula.
 d. **Telófase II**: Os cromossomos alcançam os pólos opostos da célula, a membrana nuclear se reorganiza ao redor de cada conjunto cromossômico e ocorre a citocinese, resultando na formação de quatro células filhas haploides.
As células germinativas produzidas pela meiose eventualmente se diferenciam em gametas (células sexuais) masculinos ou femininos, dependendo do organismo em questão.