Logo Passei Direto
Buscar

CLIQUE AQUI_ AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2

User badge image
Tsadic Ben

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É correto o que se diz em:
I - Com a derrocada de Luís XVI após as duras consequências do conflito com as nações estrangeiras, a vontade popular foi refletida através da ação dos sans-culotte. Estes eram um grupo de indivíduos politicamente ativos identificados por um apelido depreciativo sobre a sua vestimenta, mas que posteriormente seria usado orgulhosamente por eles como um emblema.
II - Ao contrário de Brissot, temeroso de que os nobres não teriam vontade alguma de lutar contra os inimigos da Revolução, Robespierre, o vencedor da disputa, era favorável ao conflito com as nações europeias, pois através do conflito bélico ele esperava que se revelassem as verdadeiras intenções de Luís XVI e que a França se ampliasse no continente europeu.
III - O conflito com as nações estrangeiras foi um desastre e os limites territoriais da França foram conquistados. A combinação das desconfianças da população com relação ao rei e suas intenções de se aliar às outras nações e a decepção desta com o governo dos moderados levou-a a atacar o Palácio Real das Tulherias, dando fim à Monarquia e instituindo a República.
IV - As intimidações vindas de governantes monárquicos estrangeiros se intensificaram quando foi percebido o risco representado pelo modelo de insurreição visto no território francês. Logo, Luís XVI e os demais partidários da monarquia posicionaram-se contra a disputa belicosa, pois julgavam a guerra como um provável embuste para que os revoltosos tomassem a capital.
a. I, apenas.
b. II e IV, apenas.
c. I e II, apenas.
d. III e IV, apenas.
e. I e III, apenas.

Sobre as circunstâncias históricas e os eventos do século XVIII que contribuíram diretamente para que se iniciasse o processo de emancipação das treze colônias norte-americanas da metrópole inglesa, assinale a alternativa correta:

a. A maior presença de tropas britânicas na América no início do século XVIII teve a finalidade de fazer valer a autoridade da Coroa em solo americano. Os acordos ao final dos conflitos nem sempre eram favoráveis aos colonos. A derrota da Inglaterra na Guerra dos Sete Anos fez com que muitos parlamentares desejassem ver as colônias arcarem com esses gastos.
b. Quando o parlamento na Grã-Bretanha passou a restringir o poder do rei, isso significou uma maior preponderância dos interesses da classe burguesa, a qual fomentaria o amplo crescimento financeiro. Como consequência, as treze colônias e os seus tributos passaram a ser considerados relevantes para nutrir o novo sistema econômico industrializado.
c. A adição de tropas mandadas pela autoridade britânica era suprida financeiramente pela coerção armada sobre os habitantes das treze colônias para que pagassem os acréscimos em seus tributos. Ou seja, quase todo residente de uma possessão inglesa em solo americano se encontrava em posição de ter que custear soldados de seu próprio bolso para se proteger.
d. O plano sistemático da ocupação britânica da América do Norte, particularmente o das colônias setentrionais, impediu que as colônias gozassem de qualquer grau significativo de autonomia desde os primeiros estágios de assentamento. Logo, as crises internas sentidas pela Inglaterra já no século XVII repercutiram no continente, causando atritos com os colonos.
e. No cenário governamental inglês da época, os fatores da crescente industrialização e do enfraquecimento da burguesia diante do poder real acentuavam a dependência econômica da Grã-Bretanha em relação às suas colônias cada vez mais, uma vez que as indústrias precisavam tanto de mão de obra barata como de carregamentos de matéria prima em estado bruto.

É correto o que se diz em:
I – Calvino teria se convertido à fé protestante em 1533 e foi acusado de ter sido autor do discurso proferido por Nicholas Corp em defesa da fé reformada, o que o levou a fugir para a cidade de Angoulême. Mais tarde, em 1536, terminou a sua obra prima: “Instituição da Religião Cristã”, onde se encontra uma parte significativa de suas convicções religiosas.
II – O protestantismo calvinista foi responsável por ter firmado os princípios do que viria a ser chamado por Max Weber de “Espírito do Capitalismo”, pois segundo os seus ideais de trabalho e riqueza, as aquisições financeiras advêm de Deus através do empenho do homem no exercício de suas funções – uma postura distinta da Igreja Católica, que condenava o lucro.
III – As divergências entre Lutero e Calvino estavam na rigidez de suas doutrinas. Calvino defendia a extrema reverência nas celebrações, a ausência de devoção a imagens, a abdicação das bebidas e jogos, a assistência aos pobres, a proibição das danças e trocas públicas de carícias e a restrição ao uso do órgão como único instrumento musical em celebrações.
IV – A partir de 1541, Calvino tornou-se o homem mais importante de Estrasburgo, onde atuou como pastor por dois anos junto com Guillaume Farel buscando transformá-la num estado onde o governo teria a exclusiva finalidade de fazer a população observar a prática de sua religião. Os cidadãos deveriam fazer uma profissão de fé e viver de acordo com a mesma.
a. I e II, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e IV, apenas.
d. II e IV, apenas.
e. III e IV, apenas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de Verdadeiro ou Falso:
( ) Com o Antropocentrismo, o ser humano teve a oportunidade de investigar questões que interpretavam a vida segundo o ponto de vista de sua própria condição metafísica, o que desenvolveu o seu senso histórico, mas suprimiu a emergência do indivíduo.
( ) Com o Antropocentrismo e sua ênfase nas vontades e desejos pessoais do homem, em certo sentido, dá-se a invenção do psicológico, uma vez que até então a Igreja pregava a ideia de que o ser humano não era dotado de uma mente, mas sim de uma alma.
a. F, V, F, F.
b. V, V, F, F.
c. F, F, F, V.
d. V, F, V, F.
e. V, V, V, F.

Sobre a importância histórica deste documento e suas implicações para a política francesa da época, assinale a alternativa correta:

a. A capitulação e o reconhecimento relutante do monarca da realidade da Assembleia Nacional Constituinte e do texto constitucional foram consequências diretas da Declaração, que tolhia drasticamente o seu poder político, ainda concedendo a seu cargo uma base divina, mas limitando-o à legitimação representativa da nação francesa.
b. A Declaração visava manifestar oficialmente o conjunto de fundamentos essenciais que dariam suporte à formação de um moderno modelo de individualidade cívica que prezasse pelo direito de todos à liberdade, à propriedade e à igualdade social e econômica. Contudo, o critério da igualdade jurídica ainda permanecia preso ao viés censitário.
c. Como consequência da Declaração, os critérios do dinheiro, da propriedade, do nascimento, da tradição e do sangue passaram a não distinguir mais os homens socialmente. Na prática, todos esses critérios foram abolidos e os homens foram declarados iguais por nascimento perante a Lei, um fenômeno histórico inédito até aquele ponto.
d. Tecnicamente, a Declaração não forçava o monarca a acatar a Constituição, mas ataca suas mãos no tocante à tomada de decisões. Haveria um conjunto de leis que regimentariam as organizações governamentais e que corresponderia a um projeto de reformas exclusivamente sociais promovido pelos favoráveis a manter o reinado francês.
e. Na Declaração, houve o princípio do texto constitucional da França. Nela, originaram-se os ideais da revolução: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, tendo sido inspirada na Declaração de Independência dos Estados Unidos e sintetizado o pensamento iluminista liberal, que defendia o direito de todos à resistência à opressão.

Sobre essa figura histórica, assinale a alternativa correta:

a. Montesquieu não era um insurgente político, mas sim a favor de um regime parlamentarista que dividisse o poder com o rei, fazendo-o o ramo Executivo e o parlamento, o Judiciário.
b. Montesquieu teve uma visão inaugural que surpreendeu a sua realidade social, pois fez da realidade política e dos fatos sociais um novo objeto de estudo autônomo a ser observado.
c. Montesquieu cria que cada povo e cada época tinha o seu “espírito” em particular, evidenciado nas relações sociais e na única variável de suas análises – a forma de governo.
d. Montesquieu sugere em sua obra que é necessária a recusa do pressuposto de que a apropriação das normas que regem distintas populações é relativa, e não legítima ou ilegítima.
e. Montesquieu via as particularidades das diferentes populações e das condições dos períodos e locais onde foram constituídas as suas normas sociais pela ótica da Moral filosófica.

Na noite de 16 de dezembro de 1773, um grupo organizado de colonos realizou contra a Grã-Bretanha um ato que viria a ser historicamente nomeado como “Tea Party” (LARINI, Willian Carlos Fassuci. O Iluminismo e a Emancipação das Treze Colônias Inglesas).

Assinale a alternativa que descreva este episódio corretamente:

a. Em uma atitude de protesto diante de uma imposição inglesa sobre o consumo de chá, cento e cinquenta colonos disfarçados de índios atacaram três navios no porto de Boston e atiraram o chá ao mar, descartando trezentas e quarenta caixas do produto.
b. Em uma atitude de protesto contra o apoio prévio inglês prestado aos territórios indígenas, cem colonos se disfarçaram de nativos norte-americanos, invadiram três navios ingleses no porto de Boston e atiraram trezentas e cinquenta caixas de chá ao mar.
c. Em uma atitude de protesto diante de uma imposição inglesa sobre o consumo de chá, duzentos colonos, todos eles vindos do norte, lançaram ao mar milhares de libras que haviam arrancado à força dos cofres de três navios ingleses no porto de Boston.
d. Em uma atitude de protesto contra as tributações abusivas sobre o preço do chá, cem colonos furtaram trezentas caixas do produto de três navios no porto de Boston e as ocultaram dos agentes do tesouro britânico, contrabandeando-as depois.
e. Em uma atitude de protesto contra as políticas de interferência interna da Coroa, cento e cinquenta colonos invadiram três embarcações inglesas no porto de Boston e atearam fogo sobre todas as trezentas e quarenta caixas de chá que puderam encontrar.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É correto o que se diz em:
I - Com a derrocada de Luís XVI após as duras consequências do conflito com as nações estrangeiras, a vontade popular foi refletida através da ação dos sans-culotte. Estes eram um grupo de indivíduos politicamente ativos identificados por um apelido depreciativo sobre a sua vestimenta, mas que posteriormente seria usado orgulhosamente por eles como um emblema.
II - Ao contrário de Brissot, temeroso de que os nobres não teriam vontade alguma de lutar contra os inimigos da Revolução, Robespierre, o vencedor da disputa, era favorável ao conflito com as nações europeias, pois através do conflito bélico ele esperava que se revelassem as verdadeiras intenções de Luís XVI e que a França se ampliasse no continente europeu.
III - O conflito com as nações estrangeiras foi um desastre e os limites territoriais da França foram conquistados. A combinação das desconfianças da população com relação ao rei e suas intenções de se aliar às outras nações e a decepção desta com o governo dos moderados levou-a a atacar o Palácio Real das Tulherias, dando fim à Monarquia e instituindo a República.
IV - As intimidações vindas de governantes monárquicos estrangeiros se intensificaram quando foi percebido o risco representado pelo modelo de insurreição visto no território francês. Logo, Luís XVI e os demais partidários da monarquia posicionaram-se contra a disputa belicosa, pois julgavam a guerra como um provável embuste para que os revoltosos tomassem a capital.
a. I, apenas.
b. II e IV, apenas.
c. I e II, apenas.
d. III e IV, apenas.
e. I e III, apenas.

Sobre as circunstâncias históricas e os eventos do século XVIII que contribuíram diretamente para que se iniciasse o processo de emancipação das treze colônias norte-americanas da metrópole inglesa, assinale a alternativa correta:

a. A maior presença de tropas britânicas na América no início do século XVIII teve a finalidade de fazer valer a autoridade da Coroa em solo americano. Os acordos ao final dos conflitos nem sempre eram favoráveis aos colonos. A derrota da Inglaterra na Guerra dos Sete Anos fez com que muitos parlamentares desejassem ver as colônias arcarem com esses gastos.
b. Quando o parlamento na Grã-Bretanha passou a restringir o poder do rei, isso significou uma maior preponderância dos interesses da classe burguesa, a qual fomentaria o amplo crescimento financeiro. Como consequência, as treze colônias e os seus tributos passaram a ser considerados relevantes para nutrir o novo sistema econômico industrializado.
c. A adição de tropas mandadas pela autoridade britânica era suprida financeiramente pela coerção armada sobre os habitantes das treze colônias para que pagassem os acréscimos em seus tributos. Ou seja, quase todo residente de uma possessão inglesa em solo americano se encontrava em posição de ter que custear soldados de seu próprio bolso para se proteger.
d. O plano sistemático da ocupação britânica da América do Norte, particularmente o das colônias setentrionais, impediu que as colônias gozassem de qualquer grau significativo de autonomia desde os primeiros estágios de assentamento. Logo, as crises internas sentidas pela Inglaterra já no século XVII repercutiram no continente, causando atritos com os colonos.
e. No cenário governamental inglês da época, os fatores da crescente industrialização e do enfraquecimento da burguesia diante do poder real acentuavam a dependência econômica da Grã-Bretanha em relação às suas colônias cada vez mais, uma vez que as indústrias precisavam tanto de mão de obra barata como de carregamentos de matéria prima em estado bruto.

É correto o que se diz em:
I – Calvino teria se convertido à fé protestante em 1533 e foi acusado de ter sido autor do discurso proferido por Nicholas Corp em defesa da fé reformada, o que o levou a fugir para a cidade de Angoulême. Mais tarde, em 1536, terminou a sua obra prima: “Instituição da Religião Cristã”, onde se encontra uma parte significativa de suas convicções religiosas.
II – O protestantismo calvinista foi responsável por ter firmado os princípios do que viria a ser chamado por Max Weber de “Espírito do Capitalismo”, pois segundo os seus ideais de trabalho e riqueza, as aquisições financeiras advêm de Deus através do empenho do homem no exercício de suas funções – uma postura distinta da Igreja Católica, que condenava o lucro.
III – As divergências entre Lutero e Calvino estavam na rigidez de suas doutrinas. Calvino defendia a extrema reverência nas celebrações, a ausência de devoção a imagens, a abdicação das bebidas e jogos, a assistência aos pobres, a proibição das danças e trocas públicas de carícias e a restrição ao uso do órgão como único instrumento musical em celebrações.
IV – A partir de 1541, Calvino tornou-se o homem mais importante de Estrasburgo, onde atuou como pastor por dois anos junto com Guillaume Farel buscando transformá-la num estado onde o governo teria a exclusiva finalidade de fazer a população observar a prática de sua religião. Os cidadãos deveriam fazer uma profissão de fé e viver de acordo com a mesma.
a. I e II, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e IV, apenas.
d. II e IV, apenas.
e. III e IV, apenas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de Verdadeiro ou Falso:
( ) Com o Antropocentrismo, o ser humano teve a oportunidade de investigar questões que interpretavam a vida segundo o ponto de vista de sua própria condição metafísica, o que desenvolveu o seu senso histórico, mas suprimiu a emergência do indivíduo.
( ) Com o Antropocentrismo e sua ênfase nas vontades e desejos pessoais do homem, em certo sentido, dá-se a invenção do psicológico, uma vez que até então a Igreja pregava a ideia de que o ser humano não era dotado de uma mente, mas sim de uma alma.
a. F, V, F, F.
b. V, V, F, F.
c. F, F, F, V.
d. V, F, V, F.
e. V, V, V, F.

Sobre a importância histórica deste documento e suas implicações para a política francesa da época, assinale a alternativa correta:

a. A capitulação e o reconhecimento relutante do monarca da realidade da Assembleia Nacional Constituinte e do texto constitucional foram consequências diretas da Declaração, que tolhia drasticamente o seu poder político, ainda concedendo a seu cargo uma base divina, mas limitando-o à legitimação representativa da nação francesa.
b. A Declaração visava manifestar oficialmente o conjunto de fundamentos essenciais que dariam suporte à formação de um moderno modelo de individualidade cívica que prezasse pelo direito de todos à liberdade, à propriedade e à igualdade social e econômica. Contudo, o critério da igualdade jurídica ainda permanecia preso ao viés censitário.
c. Como consequência da Declaração, os critérios do dinheiro, da propriedade, do nascimento, da tradição e do sangue passaram a não distinguir mais os homens socialmente. Na prática, todos esses critérios foram abolidos e os homens foram declarados iguais por nascimento perante a Lei, um fenômeno histórico inédito até aquele ponto.
d. Tecnicamente, a Declaração não forçava o monarca a acatar a Constituição, mas ataca suas mãos no tocante à tomada de decisões. Haveria um conjunto de leis que regimentariam as organizações governamentais e que corresponderia a um projeto de reformas exclusivamente sociais promovido pelos favoráveis a manter o reinado francês.
e. Na Declaração, houve o princípio do texto constitucional da França. Nela, originaram-se os ideais da revolução: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, tendo sido inspirada na Declaração de Independência dos Estados Unidos e sintetizado o pensamento iluminista liberal, que defendia o direito de todos à resistência à opressão.

Sobre essa figura histórica, assinale a alternativa correta:

a. Montesquieu não era um insurgente político, mas sim a favor de um regime parlamentarista que dividisse o poder com o rei, fazendo-o o ramo Executivo e o parlamento, o Judiciário.
b. Montesquieu teve uma visão inaugural que surpreendeu a sua realidade social, pois fez da realidade política e dos fatos sociais um novo objeto de estudo autônomo a ser observado.
c. Montesquieu cria que cada povo e cada época tinha o seu “espírito” em particular, evidenciado nas relações sociais e na única variável de suas análises – a forma de governo.
d. Montesquieu sugere em sua obra que é necessária a recusa do pressuposto de que a apropriação das normas que regem distintas populações é relativa, e não legítima ou ilegítima.
e. Montesquieu via as particularidades das diferentes populações e das condições dos períodos e locais onde foram constituídas as suas normas sociais pela ótica da Moral filosófica.

Na noite de 16 de dezembro de 1773, um grupo organizado de colonos realizou contra a Grã-Bretanha um ato que viria a ser historicamente nomeado como “Tea Party” (LARINI, Willian Carlos Fassuci. O Iluminismo e a Emancipação das Treze Colônias Inglesas).

Assinale a alternativa que descreva este episódio corretamente:

a. Em uma atitude de protesto diante de uma imposição inglesa sobre o consumo de chá, cento e cinquenta colonos disfarçados de índios atacaram três navios no porto de Boston e atiraram o chá ao mar, descartando trezentas e quarenta caixas do produto.
b. Em uma atitude de protesto contra o apoio prévio inglês prestado aos territórios indígenas, cem colonos se disfarçaram de nativos norte-americanos, invadiram três navios ingleses no porto de Boston e atiraram trezentas e cinquenta caixas de chá ao mar.
c. Em uma atitude de protesto diante de uma imposição inglesa sobre o consumo de chá, duzentos colonos, todos eles vindos do norte, lançaram ao mar milhares de libras que haviam arrancado à força dos cofres de três navios ingleses no porto de Boston.
d. Em uma atitude de protesto contra as tributações abusivas sobre o preço do chá, cem colonos furtaram trezentas caixas do produto de três navios no porto de Boston e as ocultaram dos agentes do tesouro britânico, contrabandeando-as depois.
e. Em uma atitude de protesto contra as políticas de interferência interna da Coroa, cento e cinquenta colonos invadiram três embarcações inglesas no porto de Boston e atearam fogo sobre todas as trezentas e quarenta caixas de chá que puderam encontrar.

Prévia do material em texto

Painel / Meus cursos / História Moderna (História - UniCV R2) / 📋 AVALIAÇÃO ON-LINE
/ CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
Iniciado em domingo, 5 mai 2024, 15:21
Estado Finalizada
Concluída em domingo, 5 mai 2024, 16:07
Tempo
empregado
46 minutos 18 segundos
Notas 9,34/10,00
Avaliar 9,33 de um máximo de 10,00(93%)
05/05/2024, 16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 1/16
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=3879
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=3879#section-7
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/view.php?id=75859
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,67
Quando a Assembleia teve de decidir se a França se envolveria ou não em um conflito
belicoso após a frustrada fuga do rei, houve uma cisão entre duas personalidades do
movimento revolucionário: Brissot e Robespierre (LARINI, Willian Carlos Fassuci. A
Revolução Francesa).
Sobre o decorrer histórico deste momento delicado do processo revolucionário francês,
leia atentamente as seguintes assertivas:
I - Com a derrocada de Luís XVI após as duras consequências do conflito com as nações
estrangeiras, a vontade popular foi refletida através da ação dos sans-culotte. Estes
eram um grupo de indivíduos politicamente ativos identificados por um apelido
depreciativo sobre a sua vestimenta, mas que posteriormente seria usado
orgulhosamente por eles como um emblema.
II - Ao contrário de Brissot, temeroso de que os nobres não teriam vontade alguma de
lutar contra os inimigos da Revolução, Robespierre, o vencedor da disputa, era favorável
ao conflito com as nações europeias, pois através do conflito bélico ele esperava que se
revelassem as verdadeiras intenções de Luís XVI e que a França se ampliasse no
continente europeu.
III - O conflito com as nações estrangeiras foi um desastre e os limites territoriais da
França foram conquistados. A combinação das desconfianças da população com relação
ao rei e suas intenções de se aliar às outras nações e a decepção desta com o governo
dos moderados levou-a a atacar o Palácio Real das Tulherias, dando fim à Monarquia e
instituindo a República.
IV - As intimidações vindas de governantes monárquicos estrangeiros se intensificaram
quando foi percebido o risco representado pelo modelo de insurreição visto no território
francês. Logo, Luís XVI e os demais partidários da monarquia posicionaram-se contra a
disputa belicosa, pois julgavam a guerra como um provável embuste para que os
revoltosos tomassem a capital.
É correto o que se diz em:
Escolha uma opção:
a. I, apenas.
b. II e IV, apenas.
c. I e II, apenas. 
d. III e IV, apenas.
e. I e III, apenas.
05/05/2024, 16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 2/16
Questão 2
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Sobre as circunstâncias históricas e os eventos do século XVIII que contribuíram
diretamente para que se iniciasse o processo de emancipação das treze colônias norte-
americanas da metrópole inglesa, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. A maior presença de tropas britânicas na América no início do século XVIII teve a
finalidade de fazer valer a autoridade da Coroa em solo americano. Os acordos ao
final dos conflitos nem sempre eram favoráveis aos colonos. A derrota da Inglaterra
na Guerra dos Sete Anos fez com que muitos parlamentares desejassem ver as
colônias arcarem com esses gastos.
b. Quando o parlamento na Grã-Bretanha passou a restringir o poder do rei, isso
significou uma maior preponderância dos interesses da classe burguesa, a qual
fomentaria o amplo crescimento financeiro. Como consequência, as treze colônias e
os seus tributos passaram a ser considerados relevantes para nutrir o novo sistema
econômico industrializado. 
c. A adição de tropas mandadas pela autoridade britânica era suprida
financeiramente pela coerção armada sobre os habitantes das treze colônias para
que pagassem os acréscimos em seus tributos. Ou seja, quase todo residente de
uma possessão inglesa em solo americano se encontrava em posição de ter que
custear soldados de seu próprio bolso para se proteger.
d. O plano sistemático da ocupação britânica da América do Norte, particularmente
o das colônias setentrionais, impediu que as colônias gozassem de qualquer grau
significativo de autonomia desde os primeiros estágios de assentamento. Logo, as
crises internas sentidas pela Inglaterra já no século XVII repercutiram no continente,
causando atritos com os colonos.
e. No cenário governamental inglês da época, os fatores da crescente
industrialização e do enfraquecimento da burguesia diante do poder real acentuavam
a dependência econômica da Grã-Bretanha em relação às suas colônias cada vez
mais, uma vez que as indústrias precisavam tanto de mão de obra barata como de
carregamentos de matéria prima em estado bruto.
05/05/2024, 16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 3/16
Questão 3
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Na cidade de Genebra, João Calvino foi o iniciador da chamada “Reforma Calvinista”,
que veio a ser tão importante quanto a de Lutero (SILVA, Saulo Henrique Justiniano.
Transformações Religiosas na Modernidade). 
Sobre as características de sua teologia e os desenvolvimentos históricos ligados a ele,
leia atentamente as seguintes assertivas:
I – Calvino teria se convertido à fé protestante em 1533 e foi acusado de ter sido autor do
discurso proferido por Nicholas Corp em defesa da fé reformada, o que o levou a fugir
para a cidade de Angoulême. Mais tarde, em 1536, terminou a sua obra prima:
“Instituição da Religião Cristã”, onde se encontra uma parte significativa de suas
convicções religiosas.
II – O protestantismo calvinista foi responsável por ter firmado os princípios do que viria
a ser chamado por Max Weber de “Espírito do Capitalismo”, pois segundo os seus ideais
de trabalho e riqueza, as aquisições financeiras advêm de Deus através do empenho do
homem no exercício de suas funções – uma postura distinta da Igreja Católica, que
condenava o lucro.
III – As divergências entre Lutero e Calvino estavam na rigidez de suas doutrinas.
Calvino defendia a extrema reverência nas celebrações, a ausência de devoção a
imagens, a abdicação das bebidas e jogos, a assistência aos pobres, a proibição das
danças e trocas públicas de carícias e a restrição ao uso do órgão como único
instrumento musical em celebrações.
IV – A partir de 1541, Calvino tornou-se o homem mais importante de Estrasburgo, onde
atuou como pastor por dois anos junto com Guillaume Farel buscando transformá-la
num estado onde o governo teria a exclusiva finalidade de fazer a população observar a
prática de sua religião. Os cidadãos deveriam fazer uma profissão de fé e viver de acordo
com a mesma.
É correto o que se diz em:
Escolha uma opção:
a. I e II, apenas. 
b. II e III, apenas.
c. I e IV, apenas.
d. II e IV, apenas.
e. III e IV, apenas.
05/05/2024, 16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 4/16
Questão 4
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Sabe-se que os burgueses receberam esse nome devido aos burgos, isto é, as fortificações
que circundavam as feiras realizadas nos arredores das cidades e onde eles se instalavam
para descansar de suas viagens e adquirir provisões, entre outras necessidades – seu
surgimento propiciou muitas mudanças na dinâmica social da época (PIRES, Herculanum
Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno).
Sendo assim, sobre o impacto histórico exercido por esses mercadores, assinale a alternativa
correta:
Escolha uma opção:
a. O valor da moeda passou a ser muito maior do que o da posse de terra, pois o
dinheiro agora permeava mais do que antes as relações sociais. Logo, os senhores feudais
acharam-se obrigados a vender parte de suas terrasaos burgueses, sob a condição de que
os novos proprietários não as revendessem, o que limitava o seu livre uso da terra.
b. O poder de barganha de grandes famílias de banqueiros aumentou significativamente
com o tempo, à medida em que iam assumindo os postos de grupos cada vez mais
influentes e ricos do período. Estas quitavam as dívidas que contraíram junto a reis, condes
e senhores feudais mediante financiamentos, minando pouco a pouco o seu prestígio
político.
c. Os burgueses passaram a exercer uma pequena influência política no interior das
cidades, buscando atender à crescente demanda econômica em uma árdua disputa com a
Igreja pelo controle da escolha de funcionários para cargos públicos, uma vez que esta os
condenava pela prática da usura e pela obtenção de lucros com as guildas comerciais.
d. Inicialmente, a relação entre os senhores feudais (classes de mercadores) e os
burgueses foi de mútuo benefício: enquanto os senhores feudais ofereciam aos burgueses
alguns privilégios para comercializar no feudo/cidade sob seu domínio, proteção em caso
de furtos e impostos mais brandos ou até nulos, as feiras dos burgueses rendiam muito
para os senhores feudais. 
e. Concomitante às atividades comerciais das feiras, deu-se a ampliação das cidades, e
muitos camponeses viam nelas uma oportunidade de libertação de suas obrigações para
com seus senhores feudais. Logo, houve um processo de êxodo rural no qual essa camada
da sociedade apinhava as cidades de modo a comprar sua liberdade após um ano de
estadia.
05/05/2024, 16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 5/16
Questão 5
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Entre os pensadores iluministas ingleses, popularizou-se o conceito de uma “religião
natural”, que mais tarde acumularia um grande número de seguidores em muitos outros
países no século XVIII (LARINI, Willian Carlos Fassuci. O Iluminismo e a Emancipação
das Treze Colônias Inglesas.
Sobre o “deísmo” e suas características, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. O deísmo aceita a tese da existência de Deus pelo mérito da autoridade da
revelação escriturística, como já era enfatizado por Martinho Lutero em seu princípio
“Sola Scriptura”.
b. A principal discordância entre o deísmo e os religiosos de sua época era sobre
Deus como a “primeira causa”. Os eruditos eram partidários da ideia da causalidade
pelo regresso infinito.
c. O deísmo não corresponde ao ateísmo, mas antes remete a uma ideia de
divindade apoiada exclusivamente na razão e que impulsiona sérias críticas
direcionadas à religião tradicional. 
d. O deísmo partilhava das mesmas convicções sobrenaturais da religião
tradicional, mas demonstrava uma atitude cética com relação à validade dos relatos
das escrituras sagradas.
e. O teísmo difere do deísmo ao postular que Deus não interfere sobre os assuntos
humanos, mas se limita desde o princípio a manter o equilíbrio de todas as leis
físicas do mundo natural.
05/05/2024, 16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 6/16
Questão 6
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Assinale a alternativa que descreva corretamente o “Diretório” e seu propósito durante a
Revolução Francesa:
Escolha uma opção:
a. O Diretório surgiu em 1789 na forma de uma cúpula de deputados proeminentes
após a capitulação formal do monarca Luís XVI e a instauração da Assembleia
Nacional Constituinte.
b. O Diretório atuava de forma conjunta com o “Comitê de Segurança Geral”,
repelindo investidas de tropas invasoras que buscavam devolver a Luís XVI o status
de poder absoluto.
c. O Diretório era um órgão executivo colegiado formado por cinco membros
instituído em outubro de 1795 e que mantinha, ainda que precariamente, o governo
então conduzido pelos girondinos. 
d. O Diretório foi o nome dado à nova associação política que passava a decretar
leis no lugar da antiga “Convenção Nacional”, responsável pelo início da
fragmentação política do período.
e. O Diretório era uma ferramenta que os representantes políticos da “Montanha”,
ou jacobinos, utilizavam para julgar os opositores da revolução em procedimentos
sumários.
05/05/2024, 16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 7/16
Questão 7
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Na história da Europa, o movimento de retorno aos modelos artísticos clássicos e aos
princípios filosóficos ligados ao legado greco-romano que aconteceu entre os séculos XIV e
XVI recebeu o nome de “Renascimento” (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo,
Renascimento e Estado Moderno).
Sobre ele, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Sendo de natureza artística e científica, o Renascimento veio a surgir primeiramente
entre a aristocracia italiana, longe da agitação da vida comercial e burguesa de cidades
como Milão, Gênova, Pisa e Veneza.
b. Na obra emblemática de Michelangelo “A Criação de Adão”, que adorna a Capela
Sistina, o pensamento humanista é ilustrado quando se constata que o homem está
ocupando o centro do universo, perto de Deus. 
c. Os mecenas eram senhores feudais que buscavam projeção social ao viabilizar a
produção artística na região em que viviam, de modo a competir com os comerciantes
burgueses encomendando obras de arte.
d. A inovação artística da perspectiva revolucionou o que era até então possível em
termos de realizações técnicas em desenhos, construções e a representação do ser
humano, porém não afetou o pensamento da época.
e. Novas técnicas, processos e invenções passaram a ser adotados pelos artistas
europeus mediante o novo contato com os saberes presentes nas obras clássicas até
então proibidas e ocultadas pelos árabes.
05/05/2024, 16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 8/16
Questão 8
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
A Baixa Idade Média, identificada com os séculos que sucederam o século XI na Europa,
foi marcada por fatores como o renascimento urbano e o surgimento da burguesia
(SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade). 
Sobre as circunstâncias sociais e econômicas deste período, assinale a alternativa
correta:
Escolha uma opção:
a. A superabundância da produção agrícola diminuiu consideravelmente o preço
dos alimentos básicos da dieta do homem medieval, como o trigo utilizado na
fabricação de pães. O excedente do meio rural era comercializado por mercadores
em grande escala, suprindo a grande demanda vindo de novos citadinos e
camponeses nos centros urbanos.
b. Na Baixa Idade Média, as antigas relações de servidão no interior do feudo,
pautadas no ideal de Suserania e Vassalagem, dão lugar à vida mercantil marcada
pela possibilidade de ascensão econômica. Nos centros urbanos, o renascimento
comercial foi possibilitado pelo desenvolvimento de certas inovações tecnológicas
produtivas no campo. 
c. O comércio de longa distância desenvolveu rotas de navegação entre o
Mediterrâneo e o Mar Cáspio, chegando a Constantinopla (ou Bizâncio), o principal
ponto de acesso às especiarias do Oriente. Contudo, houve grandes prejuízos por
conta da fase de chuvas intensas que ocasionaram perda significativa da produção
alimentícia na época.
d. O auge das transformações que vieram com a Baixa Idade Média deu-se no
século XIV. Várias das estruturas sociais começavam a germinar na sociedade
europeia, preparando-se para atingir sua maturidade no século XVI, tais como a
aliança entre a burguesia e a nobreza: uma com suas pretensões mercantis, outra
com o desejo de consumir bens estrangeiros.
e. O aumento demográfico verificado durante a Baixa Idade Média foi
impressionante. Começando a partir do século XI, chegou a 50% da população antes
de parar de forma abrupta entre os anos de 1200 e 1300. Em 1100, o número de
habitantes na Europa era de aproximadamente 35 milhões de pessoas. Em 1200, já
era de 50 milhões.
05/05/2024,16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 9/16
Questão 9
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Como já indica o próprio termo, no Antropocentrismo, um dos pilares do Humanismo, o ser
humano passa a se colocar no centro do mundo, com todas as implicações trazidas por essa
ruptura com os antigos padrões do pensamento medieval (PIRES, Herculanum Ghirello.
Humanismo, Renascimento e Estado Moderno). 
Sendo assim, sobre o Antropocentrismo e suas características, leia atentamente as
proposições abaixo e classifique-as corretamente como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Com o Antropocentrismo, as perguntas partiam do próprio ser humano e não mais dos
dogmas da Igreja, de modo que agora ele delegava todas as escolhas de seu destino à
sabedoria clássica, pois viu que era incapaz de escolher por si mesmo.
 ( ) Com o Antropocentrismo, o homem adquiriu sua liberdade para pensar, para fazer seus
movimentos, suas técnicas e sua arte. Como sugere a obra “O Homem Vitruviano”, de
Leonardo Da Vinci, ele passou a ser visto como a medida de todas as coisas.
( ) Com o Antropocentrismo, o ser humano teve a oportunidade de investigar questões que
interpretavam a vida segundo o ponto de vista de sua própria condição metafísica, o que
desenvolveu o seu senso histórico, mas suprimiu a emergência do indivíduo.
 ( ) Com o Antropocentrismo e sua ênfase nas vontades e desejos pessoais do homem, em
certo sentido, dá-se a invenção do psicológico, uma vez que até então a Igreja pregava a ideia
de que o ser humano não era dotado de uma mente, mas sim de uma alma.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de Verdadeiro ou Falso:
Escolha uma opção:
a. F, V, F, F. 
b. V, V, F, F.
c. F, F, F, V.
d. V, F, V, F.
e. V, V, V, F.
05/05/2024, 16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 10/16
Questão 10
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Na Europa, os séculos XI e XII foram marcados pela realização semanal e anual de feiras
locais e por um aumento considerável no consumo (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo,
Renascimento e Estado Moderno). 
Sobre os fatores históricos concernentes a essa nova dinâmica social, assinale a alternativa
correta:
Escolha uma opção:
a. O ponto inicial para o desenvolvimento das feiras foi a conquista da completa
autonomia e segurança da figura do mercador, que gozava da liberdade de vender suas
mercadorias nos burgos dos arredores da cidade, que possuíam suas próprias fortificações
circundando-os.
b. A realização das Cruzadas e a escassez de recursos causada pela diminuição
demográfica da Europa no século X pela Peste Negra foram dois grandes motivos para o
desenvolvimento de relações comerciais até então estáticas e de baixa frequência nas vilas
e burgos.
c. Para a sua proteção, as feiras não possuíam leis próprias e tinham de apelar à
jurisdição de cidades vizinhas, delegando aos líderes destes os papéis de policiamento,
elaboração de leis, formação de tribunais específicos e controle e julgamento de conflitos
internos.
d. De modo a atender ao aumento vertiginoso da demanda por mercadorias, tanto as
feiras anuais como as semanais eram realizadas com frequência fixa – as primeiras
duravam permanentemente pelo ano todo, e as segundas eram feitas cinco dias por
semana.
e. Um grande incentivo às feiras foi o aumento da demanda dos europeus pelo luxo e
requinte do Oriente, pelas especiarias necessárias na preparação de alimentos mais
saborosos, adornos finos e seda, os quais passaram a almejar após o fim de cada
Cruzada. 
05/05/2024, 16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 11/16
Questão 11
Correto
Atingiu 0,68 de 0,68
Como uma repercussão da revolução popular, em 26 de agosto de 1789, a Assembleia
aprovou a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão” (LARINI, Willian Carlos
Fassuci. A Revolução Francesa). 
Sobre a importância histórica deste documento e suas implicações para a política
francesa da época, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. A capitulação e o reconhecimento relutante do monarca da realidade da
Assembleia Nacional Constituinte e do texto constitucional foram consequências
diretas da Declaração, que tolhia drasticamente o seu poder político, ainda
concedendo a seu cargo uma base divina, mas limitando-o à legitimação
representativa da nação francesa.
b. A Declaração visava manifestar oficialmente o conjunto de fundamentos
essenciais que dariam suporte à formação de um moderno modelo de
individualidade cívica que prezasse pelo direito de todos à liberdade, à propriedade e
à igualdade social e econômica. Contudo, o critério da igualdade jurídica ainda
permanecia preso ao viés censitário.
c. Como consequência da Declaração, os critérios do dinheiro, da propriedade, do
nascimento, da tradição e do sangue passaram a não distinguir mais os homens
socialmente. Na prática, todos esses critérios foram abolidos e os homens foram
declarados iguais por nascimento perante a Lei, um fenômeno histórico inédito até
aquele ponto.
d. Tecnicamente, a Declaração não forçava o monarca a acatar a Constituição, mas
ataca suas mãos no tocante à tomada de decisões. Haveria um conjunto de leis que
regimentariam as organizações governamentais e que corresponderia a um projeto
de reformas exclusivamente sociais promovido pelos favoráveis a manter o reinado
francês.
e. Na Declaração, houve o princípio do texto constitucional da França. Nela,
originaram-se os ideais da revolução: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, tendo
sido inspirada na Declaração de Independência dos Estados Unidos e sintetizado o
pensamento iluminista liberal, que defendia o direito de todos à resistência à
opressão. 
05/05/2024, 16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 12/16
Questão 12
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Montesquieu (1689-1755) foi um dos pensadores iluministas de maior destaque,
inspirando muito as gerações futuras. Sua obra prima chama-se “O Espírito das Leis”,
na qual iniciou uma análise da ciência política (LARINI, Willian Carlos Fassuci. O
Iluminismo e a Emancipação das Treze Colônias Inglesas). 
Sobre essa figura histórica, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
Montesquieu não era um insurgente político, mas sim a favor de um regime
parlamentarista que dividisse o poder com o rei, fazendo-o o ramo Executivo e o
parlamento, o Judiciário.
b. Montesquieu teve uma visão inaugural que surpreendeu a sua realidade social,
pois fez da realidade política e dos fatos sociais um novo objeto de estudo autônomo
a ser observado. 
c. Montesquieu cria que cada povo e cada época tinha o seu “espírito” em
particular, evidenciado nas relações sociais e na única variável de suas análises – a
forma de governo.
d. Montesquieu sugere em sua obra que é necessária a recusa do pressuposto de
que a apropriação das normas que regem distintas populações é relativa, e não
legítima ou ilegítima.
e. Montesquieu via as particularidades das diferentes populações e das condições
dos períodos e locais onde foram constituídas as suas normas sociais pela ótica da
Moral filosófica.
05/05/2024, 16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 13/16
Questão 13
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
De grande relevância para o desenvolvimento intelectual de todo o mundo moderno, o
Iluminismo foi um movimento cultural prodigioso que dominou a Europa Ocidental,
especialmente a França, a Inglaterra e a Alemanha, das duas últimas décadas do século
XVII até cerca de 1780 (LARINI, Willian Carlos Fassuci. O Iluminismo e a Emancipação
das Treze Colônias Inglesas). 
Sobre este movimento e seu impacto histórico, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Em O Discurso do Método e Meditações Metafísicas, René Descartes (1596-1650)promulgou uma rigorosa filosofia racionalista que considerou a percepção da
realidade mediante os sentidos o critério absoluto a partir do qual a razão dá forma
ao conhecimento.
b. O Iluminismo não só partilhava de um mesmo “espírito comum” em suas muitas
discussões realizadas entre numerosos autores de diversos países, como também
era um movimento de ideias que sempre estavam de acordo entre si, engajadas em
uma mesma frente intelectual.
c. Francis Bacon (1561-1626) foi o intelectual responsável pela elaboração do
manifesto inaugural do método experimental que acabaria por dominar o curso dos
novos conhecimentos de sua época: o Novum Organum, sendo também identificado
como o criador do “Empirismo”. 
d. John Locke (1632-1704) afirmou em seu Ensaio sobre o Entendimento Humano
que a experiência é a fonte de todo o conhecimento do ser humano, submetendo o
intelecto a uma minuciosa dissecação e partindo do pressuposto de que todo
homem nasce com ideias inatas.
e. Na concepção iluminista, havia uma convicção no progresso do conhecimento
humano, na racionalidade, na renúncia às riquezas em prol de uma diligência
ascética pela ciência e no controle sobre a natureza, caracterizando-se nos moldes
do Humanismo e Antropocentrismo.
05/05/2024, 16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 14/16
Questão 14
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
A instituição da Inquisição foi uma das respostas encontradas pelo papado para
reconquistar a hegemonia até então perdida pela Igreja Católica, garantir o seu domínio e
impedir a proliferação de correntes religiosas dissonantes (SILVA, Saulo Henrique
Justiniano. Transformações Religiosas na Modernidade). 
Sobre o “Tribunal da Santa Inquisição”, leia atentamente as seguintes assertivas:
I – Com a instauração do “Tribunal do Santo Ofício” em 1481, o Papa Paulo IV
estabelecia a lista de livros proibidos, o “Index Librorum Prohibitorum”. Foram
queimados dezenas de livros considerados como literatura herege, confiscados de seus
donos sob a autoridade real.
II – Um dos primeiros propósitos da Santa Inquisição foi perseguir e minar a influência
dos hereges menonitas nos territórios da atual Alemanha. Seus métodos mais
empregados eram as prisões e as condenações à morte na fogueira, com julgamentos
feitos a partir da Bíblia.
III – Na Inquisição Moderna do século XV, os governantes dos reinos de Castela e
Aragão, sob permissão do Papa, perseguiram judeus e muçulmanos que haviam se
convertido ao cristianismo para fugir da perseguição, mas ainda praticavam sua fé
antiga em segredo.
IV – Instaurado na Espanha desde 1536, o combate aos protestantes pela Inquisição foi
muito mais forte em seu território do que em Portugal, nos Países Baixos ou na
Península Itálica. Sua abolição veio apenas no século XVIII pela pressão sofrida com o
despontar do Iluminismo.
É correto o que se diz em:
Escolha uma opção:
a. III, apenas. 
b. II e III, apenas.
c. II, apenas.
d. I e IV, apenas.
e. IV, apenas.
05/05/2024, 16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 15/16
Questão 15
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Na noite de 16 de dezembro de 1773, um grupo organizado de colonos realizou contra a
Grã-Bretanha um ato que viria a ser historicamente nomeado como “Tea Party” (LARINI,
Willian Carlos Fassuci. O Iluminismo e a Emancipação das Treze Colônias Inglesas). 
Assinale a alternativa que descreva este episódio corretamente:
Escolha uma opção:
a. Em uma atitude de protesto diante de uma imposição inglesa sobre o consumo
de chá, cento e cinquenta colonos disfarçados de índios atacaram três navios no
porto de Boston e atiraram o chá ao mar, descartando trezentas e quarenta caixas do
produto. 
b. Em uma atitude de protesto contra o apoio prévio inglês prestado aos territórios
indígenas, cem colonos se disfarçaram de nativos norte-americanos, invadiram três
navios ingleses no porto de Boston e atiraram trezentas e cinquenta caixas de chá ao
mar.
c. Em uma atitude de protesto diante de uma imposição inglesa sobre o consumo
de chá, duzentos colonos, todos eles vindos do norte, lançaram ao mar milhares de
libras que haviam arrancado à força dos cofres de três navios ingleses no porto de
Boston.
d. Em uma atitude de protesto contra as tributações abusivas sobre o preço do
chá, cem colonos furtaram trezentas caixas do produto de três navios no porto de
Boston e as ocultaram dos agentes do tesouro britânico, contrabandeando-as
depois.
e. Em uma atitude de protesto contra as políticas de interferência interna da Coroa,
cento e cinquenta colonos invadiram três embarcações inglesas no porto de Boston
e atearam fogo sobre todas as trezentas e quarenta caixas de chá que puderam
encontrar.
05/05/2024, 16:10 CLIQUE AQUI: AVALIAÇÃO ONLINE AVUNICVR2
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3782593 16/16

Mais conteúdos dessa disciplina