Buscar

Redes-e-Sistemas-Distrinuidos_Cisco-Packet-Tracer 805

Prévia do material em texto

4
Sistema de Ensino 100% ON LINE
BACHARELADO EM REDES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
nome do aluno
PortfÓlio – RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
NOME DA DISCIPLINA: REDES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Cidade / UF
2023
nome do aluno
PortfÓlio – RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
NOME DA DISCIPLINA: REDES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Trabalho de portfólio apresentado como requisito parcial para a obtenção de pontos para a média semestral.
Orientador: Nome do Tutor
Cidade / UF
2023
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	MÉTODOS	4
2.2	RESULTADOS	8
3	CONCLUSÃO	10
REFERÊNCIAS	11
	
	
INTRODUÇÃO
O Guia de Atividades é um excelente exemplo de material didático, pois está explicitamente vinculado aos descritores do Currículo Mínimo e é bem articulado entre atividades de leitura, uso da linguagem e produção textual. A implementação de aulas práticas pode auxiliar no processo de interação, apropriação e desenvolvimento de conceitos científicos por parte dos alunos. Essa abordagem permite que os alunos aprendam a ver seus arredores de forma objetiva e a criar soluções para situações complicadas com múltiplas variáveis.
Com isso, o objetivo desse presente trabalho, será desenvolver um projeto de computadores, ou seja, uma rede de computadores para a empresa Assim, o desafio desta atividade será desenvolver o projeto de uma rede de computadores para a empresa Tech Center, através do software simulador Cisco Packet Tracer.
importância da infraestrutura de rede não pode ser exagerada, pois facilita a comunicação e a colaboração perfeitas entre os agentes dentro da empresa. Ele também permite o compartilhamento rápido e seguro de arquivos. Os profissionais que buscam atuar na área de Tecnologia da Informação (TI) não podem deixar de enfatizar a importância das redes de computadores. A responsabilidade implantar e implementar as soluções mais eficazes para gerenciar o ambiente de TI em várias empresas, é do responsável de TI, onde as redes, entretanto, não se restringem exclusivamente ao contexto organizacional. Eles também são encontrados em nossas casas, onde são utilizados para compartilhar informações, internet, streaming de filmes e bate-papo com amigos, tornando-se uma área de amplo conhecimento.
Diante disso, será possível compreender diversos aspectos importantes para o profissional, que deve se adaptar as demandas organizacionais, sempre visando o aprendizado contínuo e formação do aluno em cidadão pensante, assim o relatório aqui apresentado pretende reunir diversos aspectos que compreendem os sistemas de redes favorecendo ao aluno um melhor aprendizado.
DESENVOLVIMENTO
MÉTODOS
Ao utilizar um servidor de rede de computador, um único local centralizado é estabelecido para armazenar todos os arquivos importantes pertencentes à sua empresa. Essa abordagem não apenas economiza tempo, mas também facilita a transição para um modelo de negócios sem papel. Ao remover a necessidade de enviar arquivos por e-mail, reduz muito qualquer confusão que possa surgir de ter documentos dispersos em vários computadores e desktops. 
Todos os arquivos podem ser facilmente acessados ​​de um local centralizado. Isso pode levar a uma colaboração aprimorada entre os funcionários, pois eles podem modificar um arquivo no servidor acessando o documento mestre, fazendo os ajustes apropriados e salvando-o. Portanto, não há necessidade de várias versões do mesmo documento.
As redes de computadores revolucionaram a forma como as informações são compartilhadas entre indivíduos e empresas em todo o mundo, transcendendo os obstáculos geográficos. Isso possibilita a disponibilização de informações local ou globalmente, prestando diversos serviços cruciais. A situação geradora de aprendizagem sugere a montagem de uma rede com o seguinte cenário:
· 4 Departamentos (Engenharia, Compras, TI, Infraestrutura)
· 24 Hosts em cada departamento, sendo: 20 Computadores, 2 Servidores e 2 Impressoras.
Figura1. Estrutura de cada Departamento
Fonte: elaborado pelo autor (2022).
Figura 2. Visão Geral da Topologia da Rede
Fonte: elaborado pelo autor (2022).
Embora a tecnologia Wi-Fi tenha se tornado cada vez mais confiável e difundida na maioria dos dispositivos, as conexões por cabo continuam sendo cruciais. Isso porque, na maioria das vezes, as redes Wi-Fi servem apenas como uma extensão das redes a cabo. Para que computadores, servidores, impressoras e outros dispositivos se comuniquem, os cabos do switch funcionam como uma ponte ou centro de controle. Os computadores de rede são frequentemente chamados de hubs de comutação, hubs de ponte e pontes MAC e geralmente são da variedade Ethernet. Cabos diretos foram usados ​​para conectar cada computador ao switch, enquanto cabos cruzados foram usados ​​para conectar os switches uns aos outros. Os dispositivos foram conectados da seguinte maneira:
- Portas de 1 a 12 do Switch – 10 computadores, 1 servidor e 1 impressora; repetindo o mesmo procedimento entre as portas 13 a 24. 
As VLANs foram definidas da seguinte maneira:
· Portas 1-12 (VLAN 1)
· Portas 13-24 (VLAN 2)
	O recurso de atribuição dinâmica de VLAN envolve a designação de uma VLAN específica para um usuário sem fio com base nas credenciais fornecidas pelo usuário. Essa atribuição de usuários a uma VLAN específica é facilitada por um servidor de autenticação RADIUS como o Cisco Secure ACS.
	
Figura 3. Atribuição de VLANs
Fonte: elaborado pelo autor (2022).
A figura 3, demonstra como atribuir determinada porta do Switch a uma VLan específica.
O controlador de adaptador de rede ou NIC de uma máquina virtual pode receber endereços IP privados e públicos. Os endereços IP privados atribuídos ao adaptador de rede permitem a comunicação entre a máquina virtual e outros recursos em uma rede virtual do Azure, bem como em qualquer rede conectada. Além disso, esse tipo de endereço IP permite a comunicação de saída com a Internet por meio do uso de um endereço IP imprevisível. 
Por outro lado, um endereço IP público atribuído a um adaptador de rede permite a comunicação de entrada da Internet para a máquina virtual, ao mesmo tempo em que permite a comunicação de saída da máquina virtual para a Internet por meio de um endereço IP previsível. Para a configuração dos endereços IP na rede, a mesma será planejada conforme escopo apresentado abaixo:
Rede	192.168.0.0
Primeiro IP Válido	192.168.0.1 
Último IP Valido 192.168.0.254
Broadcast	192.168.0.255
Máscara de Rede	255.255.255.0
Um endereço IP fixo é fornecido pelo seu ISP e não é alterado. Isso se opõe ao endereço IP dinâmico, que é mais prevalente e é atribuído sempre que seu gadget se conecta à Internet. Um endereço IP imutável é chamado de endereço IP estático. Quando um dispositivo recebe um endereço IP estático, ele geralmente retém essa designação até que o dispositivo seja retirado de serviço ou haja alterações em sua configuração de rede. Conforme a orientação do roteiro, para os departamentos Engenharia e TI Interno devem ser colocados IPs estáticos. Sendo assim; faz-se necessário atribuir manualmente um endereço de rede para cada host. 
Os endereços estáticos serão:
· Engenharia – 192.168.0.1 a 192.168.0.24
· TI Interno – 192.168.0.25 – 192.168.0.48
Figura 4. Atribuição de IP Fixo para host de Engenharia
Fonte: elaborado pelo autor (2022).
Nos departamentos de compras e Infraestrutura devem ser colocados IPs dinâmicos; porém, para que isso ocorra, será necessário ativar um serviço de DHCP na rede. O uso de IPs dinâmicos permite a capacidade de reutilizar endereços IP. À medida que os dispositivos são adicionados a uma rede, eles recebem automaticamente um novo endereço IP (dinâmico). Esse recurso é benéfico porque evita conflitos entre dispositivos que, de outra forma, ocorreriam se dois computadores tentassem usar o mesmo endereço IP. DHCP, é um protocolo de configuração dinâmica, é usado para automatizar o processo de configuração de dispositivos em redesIP, gerenciando uma série de configurações.
O IP inicial atribuído é a sequência dos IPs estáticos.
Figura 5. DHCP sequência dos IPs estáticos
Fonte: elaborado pelo autor (2022).
RESULTADOS
Uma vez concluída a configuração, torna-se imperativo avaliar a comunicação de dados da rede. Isso pode ser obtido utilizando o comando "Add Simple PDU", que permite a colocação de dois pacotes de dados para trafegar entre as Vlans. Comunicação de Dados é um campo da Ciência da Computação que se preocupa com a transmissão de informações entre sistemas computacionais e vários dispositivos por meio de um meio de transmissão. A transmissão do sinal depende dos canais físicos de comunicação que compõem as redes.Conforme demonstrado na figura 6, o tráfego de dados foi bem sucedido. O caracter ticado na imagem do pacote confirma que esta OK.
Figura 6. Simulação de trafego de dados
Fonte: elaborado pelo autor (2022).
CONCLUSÃO
Para a empresa Tech Center, analisar e fazer um planejamento para as redes de dados do projeto foi fundamental, assim, foi possível trazer as melhorias necessárias a ela. Uma rede de computadores, também conhecida como rede de dados nas áreas de computação e telecomunicações, refere-se a um grupo de dois ou mais dispositivos eletrônicos conectados por meio de um sistema de comunicação digital. 
O objetivo principal dessas redes é compartilhar informações, serviços e recursos físicos e lógicos, aderindo a um conjunto de regras predefinidas. A principal função das redes de comunicação é facilitar a troca e o transporte de dados entre máquinas e equipamentos interconectados.
Outro fato relevante, é que o software Cisco Packet Tracer permite realizar as todos os testes em uma rede, antes mesmo que esta seja implementada de fato, tornando assim uma ferramenta muito útil no dia a dia do profissional de redes.
REFERÊNCIAS
Introdução ao Packet Tracer - Montando uma pequena Rede com computadores e impressora. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0E9JfRTXK1g Acesso em 8 de maio de 2023.
VLAN básica usando Packet Tracer – Cisco. https://www.youtube.com/watch?v=AqkkNkqq9Qc Acesso em 8 de maio de 2023.
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image2.jpeg

Continue navegando