Buscar

RESENHA SOBRE A TRAMONTINA

Prévia do material em texto

TRAMONTINA: Uma história de sucesso – Resenha
O documentário traça a trajetória da Tramontina, uma empresa autenticamente brasileira, fundada por Valentin e Elisa Tramontina em 1911. Situada em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, a Tramontina teve suas origens em uma humilde ferraria. Quando um de seus principais clientes se mudou, para superar dificuldades financeiras, a empresa começou a produzir canivetes, alcançando grande sucesso e posteriormente expandindo para a produção de facas em 1932. Esta expansão foi inspirada em modelos de facas importadas e se deu após um incêndio em um armazém de importação, onde a empresa se comprometeu a restaurar as facas danificadas.
Na década de 1930, os canivetes “Santa Bárbara” se tornaram o produto mais vendido da marca. Após a morte de Valentin em 1939, Elisa, uma mãe cheia de garra e determinada a evitar futuras dificuldades, assumiu os negócios. Apesar do sucesso de vendas, a Tramontina carecia de uma administração sólida. Com a ajuda de Ruy José Scomazzon, um jovem de apenas 20 anos, a empresa passou por uma modernização, transitando de uma produção artesanal para manufatureira. Ruy José tornou-se então sócio de Elisa Tramontina.
Ao longo dos anos, a Tramontina ampliou sua linha de produtos, que hoje inclui utensílios e equipamentos para cozinha, eletrodomésticos, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos e móveis de madeira ou plástico. A empresa sempre se manteve atualizada no mercado e hoje é uma marca presente não apenas nos lares brasileiros, mas também internacionalmente, produzindo mais de 22 mil itens e mantendo sua originalidade. Um exemplo de seu sucesso e excelente modelo de gestão é que, durante a pandemia de Covid-19, a Tramontina conseguiu atender muito bem os brasileiros e, em 2022, chegou a faturar mais de R$10 bilhões de reais.
Em relação ao tema que estamos estudando, o nome empresarial é um elemento de identificação da empresa, usado para apresentá-la ao mercado e diferenciá-la de outras empresas. Pode ser uma firma, que utiliza o nome civil dos sócios para identificar a empresa, podendo acrescentar um elemento que identifique o serviço prestado por ela. Já a denominação utiliza nomes comuns seguidos da identificação do objeto da empresa.
Podemos concluir, que a firma está mais associada à identidade dos sócios e à responsabilidade pessoal nas obrigações da empresa, enquanto a denominação permite uma identidade corporativa mais flexível e é típica de estruturas empresariais com responsabilidade limitada dos sócios. No caso da Tramontina, o nome empresarial é uma denominação.
Quanto ao conceito de estabelecimento, previsto pelo Código Civil, refere-se ao conjunto de bens organizados pelo empresário para o exercício de sua atividade econômica. No caso da Tramontina, o estabelecimento é composto por suas grandes fábricas e tudo o que nelas se encontra para a fabricação dos produtos da marca.
Em relação aos conceitos de empresa e empresário, que inicialmente podem parecer bastante confusos, a empresa é a atividade exercida e pode representar a produção, o capital e os insumos para produzir os materiais com o objetivo de obter lucros. Já o empresário é a pessoa física ou jurídica que exerce a atividade econômica.
Durante nossos estudos, podemos observar que a Tramontina é um empresário, pois é a pessoa jurídica responsável pelas obrigações decorrentes da atividade exercida (empresa).
Sarah Campos Pinheiro (56000796)

Continue navegando

Outros materiais