Buscar

regras do jogo (procedimentos de aplicação

Prévia do material em texto

REGRAS DO JOGO
O jogo consiste em pedir à criança que responda a um conjunto de questões relativas a cores, seguindo dois tipos de instruções: não mencionar duas ores estabelecidas no início como proibidas; não repetir cores que já tenham sido mencionadas no decorrer da tarefa. Vence o jogo quem obedecer rigorosamente às duas regras acima: responder 18 questões sem falar as cores proibidas e sem repetir as cores já faladas. A criança deve ser orientada a responder “eu não posso falar essa cor”, para as situações em que ela seja proibida ou repetida. As três tarefas devem ser aplicadas individualmente numa única vez.
O trabalho será focado em crianças com idade de 4 a 9 anos da mesma faixa socioeconômica. O conteúdo destacara o conhecimento do entrevistado sobre várias cores, essas estarão disponibilidades em cartões e objetos, no qual a criança terá acesso.
TAREFA 1
Tarefa sem cartões e sem ajuda do pesquisador. A criança será orientada a não repetir cores dos objetos apresentadas e nem falar duas cores que serão proibidas.
TAREFA 2
Tarefas com cartões de várias cores e sem ajuda do pesquisador. As regras são idênticas a tarefa 1 porém o entrevistador deve orientar as crianças que os cartões podem ajudá-la a vencer o jogo.
TAREFA 3
Tarefa com cartões de várias cores e com ajuda do entrevistador. A criança será aconselhada pelo pesquisador com formas de utilizar os cartões, por exemplo, como virar o cartão da cor correspondente na medida em que casa uma é mencionada.
Jogo sem cartões auxiliares e sem ajuda dos pesquisadores.
Orientar a criança a responder um total de 18 questões sem repetir cores e nem falar as duas 
Blusas (preta e azul), fita (azul, laranja), batom vermelho, urso de pelúcia marrom, caneta verde, lápis (amarelo, verde, azul, laranja, marrom, preto), brinquedo azul, bloco de anotações amarelo, folha sulfite branca, cartões coloridos (preto, branco, marrom, vermelho, laranja, azul, verde, amarelo).

Continue navegando