Buscar

vacinas gabriella

Prévia do material em texto

Vacinas
	BCG
	Hepatite B
	Pentavalente
	DTP
	Indicação
	A partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade.
Pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase (lepra).
	Para pessoas de todas as faixas etárias. Faz parte da rotina de vacinação das crianças, devendo ser aplicada, de preferência, nas primeiras 12-24 horas após o nascimento, para prevenir hepatite crônica Especialmente indicada para gestantes não vacinadas.
	- Imunização ativa de crianças a partir de dois meses de idade contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemóphilus influenzae tipo b. Pode ser administrada até menores de 7 anos.
	A vacina DTP (Tríplice Bacteriana), por orientação do PNI, tem sido indicada apenas para o reforço do esquema básico com a vacina DTP-Hib, que acontecerá com 15 meses.
	Apresentação
	Apresentada em ampola âmbar contendo 1mg, 2mg e 5mg de BCG Liofilizado, correspondendo a 10, 20 e 50 doses. Acompanha a vacina BCG 1 ampola com 1ml, 2ml e 5ml de diluente ( Solução fisiológica de cloreto de sódio a 0,9% ).
	A vacina é apresentada em frascos uni ou multidose, isolada ou combinada com outros imunobiológicos:
DPT/Hib/hepatite B (pentavalente disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais - CRIES) e DPT/Hib/hepatite B (pentavalente), DPaT/Hib/Salk/hepatite B (hexavalente), hepatite B/hepatite A, disponíveis em clínicas particulares.
	- Ampola contendo 1 dose de 0,5 ml (monodose)
	Apresentada sob a forma liquida em ampola ou frascoampola com dose única, ou frasco-ampola com múltiplas doses.
	Composição
	Cada 0,1 ml contém:
Bacilo Calmette Guérin -0,1 mg
Glutamato de Sódio -0,52 mg
Solução fisiológica a 0,9% (q.s.p) -0,1 ml
	A composição varia de acordo com o produtor. Todas apresentam hidróxido de alumínio como adjuvante. Podem conter timerosal como conservante, embora existam no mercado vacinas isentas da substância.
	Toxóide purificado de difteria .... não inferior a 7,5 Lf (não inferior a 30 IU) Toxóide purificado de tétano .......não inferior a 3,25 Lf (não inferior a 60 IU) B. pertusis inativado ................... não inferior a 15 OU (não inferior a 4 IU) Oligossacarídeos Hib................... 10µg, conjugados para aproximadamente 25 µg de CRM 197 Antígeno de superfície da hepatite B, purificado.........10 µg Fosfato de alumínio (adjuvante) ...0,3 mg Al3+ Cloreto de sódio 4,5 mg Excipientes: Cloreto de sódio e água para injeção Pode conter traços de tiomersal como resíduo do processo de produção da vacina.
	Contém toxóide diftérico, toxóide tetânico e Bordetella pertussis inativada em suspensão, tendo como adjuvante hidróxido ou fosfato de alumínio.
	Dose
	Dose única, 0,1 ml
	a dose para pessoas <20 anos de idade é de 10 mcg (0,5 ml) e para as pessoas com <20 anos é de 20 mcg (1,0 ml);
	0,5 ml
	0,5 ml
	Via de administração
	Intradérmica
	Intramuscular.
	Intramuscular profunda
	Intramuscular profunda
	Local de administração
	na altura da inserção inferior do deltóide do braço direito
	na região deltóide ou no vasto lateral da coxa em crianças pequenas e no deltóide para adultos. 
	No músculo vasto lateral da coxa esquerda, na região ventro glútea e deltóide (a partir de 2 anos de idade) Avaliar massa muscular nesta faixa etária.
	No vasto lateral da coxa; em crianças com mais de dois anos de idade pode ser aplicada na região deltóide.
	Agulha de administração
	13 x 0,38 mm
	Menores de 2 anos – Intramuscular 20 x 5,5 mm
Maiores de 2 anos - Deltóide 25 x 0,7 mm
	20 x 5,5 mm
	25 x 0,7 mm
	Esquema
	Única dose ao nascimento
	(1) A primeira dose da vacina contra a hepatite B deve ser administrada na maternidade, nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido. 03 (três) doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose.
	3 doses, com intervalo de 60 dias (mínimo de 30 dias), a partir de 2 meses de idade Os reforços aos 15 meses e aos 4 anos serão realizados com a vacina DTP. A idade máxima para aplicação da DTP é de 6 anos 11meses e 29 dias. Será mantido para os recém-nascidos, a primeira dose da vacina hepatite B (recombinante), nas primeiras 24 horas, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida.
	Esquema básico: três doses com intervalos de 60 dias. Como reforço aos 15 meses e de quatro a seis anos.
	Idade Mínima
	Logo após o nascimento
	Recém-nascido
	2 meses 
	2 meses
	Idade Máxima
	Crianças menores que 5 anos que não possuirem cicatriz vacinal
	Não tem, é indicada para todas as faixas etárias
	7 anos
	6 anos
	Conservação
	conservar a vacina bcg entre +2oc e + 8 oc, ao abrigo da luz solar. Não congelar.
	Devem ser conservadas entre +2ºC e +8ºC e não podem ser congeladas. 
	Armazenar ao abrigo da luz direta e em temperatura entre + 2º C a + 8º C; Não pode ser congelada
	Deve ser conservada entre +2°C e +8°C. O congelamento inativa a vacina
	Validade após reconstituição
	o frasco da vacina tem duração de seis horas e precisa ser utilizado dentro desse prazo.
	Depois de abertas, as vacinas que apresentam conservante podem ser utilizadas até o término do frasco, desde que respeitadas as condições de higiene e conservação.
	Uso imediato
	Depois de aberto o frasco-ampola de múltiplas doses, a vacina poderá ser utilizada até o final do prazo de validade, desde que tenha sido manipulada com técnicas corretas de assepsia. O prazo de validade é indicado pelo fabricante e deve ser respeitado rigorosamente.
	Eventos adversos
	úlceras com mais de 1 cm ou que demoram muito a cicatrizar; gânglios ou abscessos na pele e nas axilas; disseminação do bacilo da vacina pelo corpo, causando lesões em diferentes órgãos.
	- Locais: dor no local da aplicação (até 29%), endurecimento, inchaço e vermelhidão.
- Sistêmicas: febre bem tolerada e autolimitada nas primeiras 24 horas após a aplicação, cansaço, tontura, dor de cabeça, irritabilidade e desconforto gastrintestinal (raras)
- Púrpura trombocitopênica idiopática é um evento raro (< 0,01%)
- Anafilaxia também é muito rara
	Eventos muito freqüentes: Dor, Rubor, Edema, Enduração, Choro anormal. Eventos freqüentes: Vômitos e diarréia, Febre, Alterações nos hábitos alimentares, Sonolência e Irritabilidade. Evento pouco freqüente: Rash cutâneo. Eventos raros: Choro persistente, manifestações gripais, Tosse. Manifestações alérgicas: Anafilaxia e urticária, Hepatite B e Hib. Manifestações neurológicas graves, Irritabilidade extrema, Convulsões, Episódio hipotônico hiporresponsivo.
	Dor, vermelhidão e enduração locais; febre, mal-estar geral e irritabilidade nas primeiras 24 a 48 horas. Com menor freqüência podem ocorrer sonolência, choro prolongado e incontrolável, convulsões e síndrome hipotônicohiporresponsiva (hipotonia, sudorese fria e diminuição de resposta a estímulos).
	Contra indicações
	peso < 2 kg; reações dermatológicas no local da aplicação; doenças graves; uso de drogas imunossupressoras, portadores de imunodeficiências adquiridas ou congênitas
	Não deve ser aplicada em pessoas que apresentaram anafilaxia com qualquer componente da vacina ou com dose anterior. Ou nas que desenvolveram púrpura trombocitopênica após dose anterior de vacina com componente hepatite B.
	Maiores de 7 anos.
Pessoas alérgicas a qualquer componente da vacina.
Crianças com encefalopatia aguda nos 7 dias após qualquer vacinação.
Crianças com reações em dose anterior da vacina pentavalente.
	A aplicação da vacina tríplice DTP é contra-indicada em crianças que tenham apresentado após a aplicação de dose anterior: reação anafilática sistêmica grave (hipotensão, choque, dificuldade respiratória) e encefalopatia nos primeiros sete dias após a vacinação.
	Observações
	 Na ausência da cicatriz é indicada a revacinação seis meses após a primeira dose. A realização do teste tuberculínico é dispensável, antes ou depois da administração da vacina BCG-ID. O volume correspondente a cada dose é de 0,1 ml.
	- Fazer movimentos giratórios com o frasco, para que a vacina fique mais homogênea e provoque menos reações locais;
- Lavaras mãos, no mínimo antes e após o preparo e aplicação da vacina;
- Observar a técnica asséptica de preparação da vacina;
- Utilizar a via de aplicação correta, com introdução da agulha no terço médio da coxa (vasto lateral), observando o ângulo de aplicação para intramuscular nesta região. No caso do deltoide a aplicação será na face externa superior do braço;
-Adequar a agulha ao ângulo de aplicação conforme massa muscular da pessoa a ser vacinada;
- Localizar visualmente o músculo vasto lateral, fazendo prega com o dedo indicador e o polegar. Introduzir a agulha no músculo respeitando o ângulo correto.
	- Considerar o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses apenas para as crianças acima de 6 meses de idade; - Na rotina dos serviços de saúde, esta vacina deverá ser administrada em crianças até 6 anos 11 meses e 29 dias, sem comprovação ou com esquema vacinal incompleto, iniciar ou completar esquema. Esta vacina é contra indicada para crianças a partir de 7 (sete) anos de idade
	Não se usa DTP a partir de sete anos de idade; Em caso de ferimento com alto risco de tétano antes dos sete anos de idade, e já decorridos mais de cinco anos da quarta dose, aplicar mais uma dose da DTP.

Continue navegando