Buscar

atividade sistema nevoso- Biologia animal

Prévia do material em texto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI campus Cocal Disciplina: Biologia Animal 
Professor: Vandenberg Lira Silva 
Estudante: Maria Daniela Silva de Souza 
Questão 1. Considerando o sistema nervoso: 
a) Discorra sobre a unidade funcional do sistema nervoso e como os nervos transmitem informações de um local do corpo para o outro? 
b) Em que consiste a sinapse nervosa e qual a importância dos neurotransmissores nesse processo? 
Questão 2. Sabemos que o sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. A respeito do sistema nervoso central, marque a alternativa incorreta: Explique a resposta 
a) O sistema nervoso central é composto por medula espinhal e encéfalo. 
b) O encéfalo, parte integrante do sistema nervoso central, é responsável por controlar diversas funções vitais do nosso organismo. 
c) Fazem parte do sistema nervoso central diversos nervos e gânglios nervosos.
 d) A medula espinhal fica alojada no interior do canal formado pelas perfurações das vértebras. 
e) O sistema nervoso central processa informações vindas de outras partes do corpo
Respostas:
Questão 01:
a) O sistema nervoso é o sistema responsável por captar, processar e gerar respostas diante dos estímulos aos quais somos submetidos. É devido à presença desse sistema que somos capazes de sentir e reagir a diferentes alterações que ocorrem em nossa volta e mesmo no interior do nosso corpo.
Ele pode ser dividido em duas porções:
Sistema nervoso central: formado pelo encéfalo e medula espinhal.
Sistema nervoso periférico: formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas.
O sistema nervoso é composto por um tipo especial de tecido denominado tecido nervoso, o qual possui como tipos celulares os neurônios e as chamadas células da glia.
Os neurônios são responsáveis pela propagação do impulso nervoso e apresentam como partes básicas o corpo celular, onde está localizado o núcleo, e dois tipos de prolongamentos, os axônios e os dendritos. De acordo com a função desempenhada, os neurônios podem ser classificados em dois grupos básicos: sensitivos ou aferentes (levam impulsos para o sistema nervoso) e motores ou eferentes (levam impulsos para outras partes, como músculos e glândulas).
b)Sinapse é a região localizada entre neurônios onde agem os neurotransmissores (mediadores químicos), transmitindo o impulso nervoso de um neurônio a outro, ou de um neurônio para uma célula muscular ou glandular. As sinapses são junções entre a terminação de um neurônio e a membrana de outro neurônio. São elas que fazem a conexão entre células vizinhas, dando continuidade à propagação do impulso nervoso por toda a rede neuronal. Os neurônios fazem a comunicação entre os órgãos do corpo e o meio externo, isso acontece através de sinais elétricos. Os impulsos elétricos percorrem toda a extensão do neurônio, indo do corpo celular aos axônios, mas não podem passar de um neurônio a outro.
O espaço entre as membranas das células é chamado fenda sináptica. A membrana do axônio que gera o sinal e libera as vesículas na fenda é chamada pré-sináptica, enquanto que a membrana que recebe o estímulo através dos neurotransmissores é chamada pós-sináptica.
Questão 02:
(Alternativa C)Fazem parte do sistema nervoso central diversos nervos e gânglios nervoso
Sistema Nervoso Central (SNC): encéfalo e medula espinhal;
Sistema Nervoso Periférico (SNP): nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aos órgãos do corpo.

Continue navegando