Buscar

Projeto _ Curso

Prévia do material em texto

Temática: Descarte correto do lixo na rotina diária 
Eixos estruturantes: Investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural
Habilidades gerais: EMIFCG01 a 09
Habilidades específicas CNT: EMIFCNT01 a 09
Objetos do conhecimento: Meio ambiente e saúde, doenças e defesas do corpo, políticas públicas para a saúde, a relação do homem e a natureza, sustentabilidade, resíduos sólidos (BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA) 
Justificativa: trabalhar os aspectos históricos da relação do homem com o meio ambiente, conhecendo o tratamento de lixo e água da região, e atitudes diárias que podem ser tomadas para melhorar o comportamento de descarte atual, trazendo ao aluno a capacidade de se observar como participante ativo desta questão, assim como seus conviventes. Essa realidade  pode ser trabalhada ainda com os professores de matemática, na elaboração de gráficos; também o professor de geografia, ao analisar a contaminação dos lençóis freáticos; o professor de história na elaboração de quadros cronológicos deste tema, assim como professores de outras disciplinas.
Questão norteadora 2
Proposta metodológica:
-Fazer levantamento de situações-problema no contexto da comunidade através da elaboração de um questionário que identifique quais atitudes você e as pessoas da sua rotina, que moram com você, praticam no dia a dia para reduzir, reusar, reciclar e reutilizar produtos, embalagens, e outros itens que normalmente iriam para o lixo, também no âmbito da economia de água e energia elétrica;
-Reproduzir vídeos sobre o tema para a contextualização e motivação;
-Realizar o levantamento de dados na comunidade sobre aspectos como a frequência da coleta de lixo (quais são os dias que o caminhão do lixo passa na sua rua), inclusive se há coleta seletiva;
-Realizar um levantamento dos locais de descarte inadequado de lixo, pessoas que utilizam do lixo como renda através do transporte das casas até os pontos de recepção e venda de papel, e garrafas pet, por exemplo;
-Realizar o tratamento das informações coletadas, com elaboração de gráficos, tabelas e relatórios, identificando a situação atual da comunidade, mostrando inclusive um termômetro das boas práticas;
-Ministrar aulas expositivas dialogadas sobre os objetos do conhecimento relacionados ao tema;
-Elaborar materiais iconográficos, como infográficos (folder por exemplo) e cartazes (em papel ou digitais) sobre o ciclo produtivo dos materiais, tempo de decomposição dos materiais, coleta seletiva, compostagem, consumo sustentável, economia circular, etc;
-Realizar pesquisa sobre ações criativas de intervenção socioambiental já existentes (Você conhece?);
-Promover um debate sobre possíveis formas de atuação da escola para iniciar uma mudança positiva no cenário vivenciado pela comunidade escolar;
-Propor ações na comunidade a fim de solucionar os problemas observados em relação ao tema;
-Divulgar para a comunidade os dados obtidos na pesquisa por meios de comunicação disponíveis na escola e na comunidade, como rádio comunitária, redes sociais, cartazes em pontos estratégicos, etc;
-Buscar apoio junto ao comercio e outras empresas locais para a implementação das ações propostas;
-Mobilizar a comunidade escolar para engajamento na ação proposta para resolução do problema, por meio da divulgação, realização de oficinas na escola, entre outras possibilidades. Ex.: oficina de artesanato com reutilização de materiais recicláveis, instalar a coleta seletiva na escola e doar o material para pessoas coletoras da região; pesquisar e auxiliar as pessoas coletoras a se organizarem para criação de uma ssociação na região., 
Questão norteadora 3
Gestão de Recursos Naturais
Professora Nathália Stockler
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Justificativa: A O estudo da poluição nos ajuda a compreender como nossas ações diárias podem impactar o meio ambiente à nossa volta. Ao entender os diferentes tipos de poluição, suas causas e consequências, podemos tomar decisões mais informadas e conscientes em nossa vida cotidiana.
Habilidades associadas às Competências Gerais da BNCC:
(EMIFCG01) Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.
(EMIFCG02) Posicionar-se com base em critérios científicos, éticos e estéticos, utilizando dados, fatos e evidências para respaldar conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações objetivas, ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade.
(EMIFCG03) Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.
(EMIFCG06) Difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas, analógicas e digitais, com confiança e coragem, assegurando que alcancem os interlocutores pretendidos.
(EMIFCG07) Reconhecer e analisar questões sociais, culturais e ambientais diversas, identificando e incorporando valores importantes para si e para o coletivo que assegurem a tomada de decisões conscientes, consequentes, colaborativas e responsáveis
Habilidades associadas aos Eixos Estruturantes em CNT:
(EMIFCNT01) Investigar e analisar situações problema e variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ ou de processos tecnológicos, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais
(EMIFCNT02) Levantar e testar hipóteses sobre variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.
(EMIFCNT03) Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre a dinâmica dos fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, identificando os diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias.
(EMIFCNT06) Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais, considerando a aplicação de design de soluções e o uso de tecnologias digitais, programação e/ou pensamento computacional que apoiem a construção de protótipos, dispositivos e/ou equipamentos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e/ou os processos produtivos.
(EMIFCNT07) Identificar e explicar questões socioculturais e ambientais relacionadas a fenômenos físicos, químicos e/ou biológicos.
Objetos de Conhecimento:
Reações Químicas (Química), Fluxo de energia (Biologia),Tipos de poluição (química e biologia), Fontes de poluição (química e biologia), Impactos ambientais e socioeconômicos (química, física e biologia), Tecnologias de monitoramento e mitigação (química, física e biologia), Legislação e políticas (química, física e biologia), ambientais e Consciência e ação cidadã (química, física e biologia).
Metodologia:
- Aula Expositiva e Discussão.
- Introdução à temática.
- Discussão em sala de aula sobre as consequências da poluição para o meio ambiente, economia e sociedade.
- Atividade de Pesquisa em Grupos.
- Apresentação de casos reais de poluição na comunidade.
- Elaboração de um relatório ou apresentação sobre os resultados da pesquisa, incluindo causas, impactos e possíveis soluções para o problema abordado.
- Saída de Campo: Mutirão da Limpeza.
- Visita aos arredores da escola e aos arredores do córrego próximo à comunidade escola para coleta de resíduos e observação direta da poluição.
- Realização de uma limpeza, com ênfase na identificação e separação dos resíduos coletados.
- Oficina de reciclagem.
- Discussão sobre a importância da ação individual e coletiva na prevençãoda poluição.
- Discussão sobre políticas governamentais, iniciativas de conservação e papel da sociedade civil na proteção ambiental.
Recursos didáticos:
Livros, artigos e materiais online sobre poluição dos oceanos.
Computadores e acesso à internet para pesquisa.
Equipamentos de limpeza e segurança para a atividade prática de mutirão da limpeza.
Espaço físico para debates e apresentações.
Componente curricular: Resíduos sólidos e o impacto ambiental
Nome do professor: Ineida Maria de Oliveira e Silveira
Área de conhecimento: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
Ementa: Planejamento com foco nos resíduos sólidos e o impacto ambiental produzido. Busca levar à reflexão sobre uma produção contínua e desenfreada de lixo, especialmente no que se refere ao consumo e lançamento de resíduos sólidos no ambiente.
Justificativa: Como recurso educacional, refletir sobre os resíduos sólidos e seu impacto no ambiente,  propicia ao aluno pensar o lugar onde vive e como vive; leva-o a compreender a importância de se ter qualidade de vida, bem-estar e saúde, bem como conhecer outras maneiras de viver e experienciar uma vida pautada na preservação ambiental.
Habilidades associadas às competências da BNCC:
EM13CNT203X: avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.
Habilidades associadas aos eixos estruturantes da BNCC:
EM13CNT105: analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais sobre a interferência humana sobre estes ciclos, para promover ações individuais e/ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.
Objetivos de aprendizagem: Relacionar a presença de resíduos sólidos nocivos ao ambiente com prejuízos à saúde humana, à flora e fauna; Compreender os impactos ambientais devidos `a presença de resíduos sólidos, especialmente no que se refere à inviabilidade de reciclagem de certos resíduos sólidos.
Objeto de conhecimento: Saúde, bem-estar e qualidade de vida; sustentabilidade.
Metodologia: realizar pesquisas de campo para verificar as condições ambientais no que se refere à presença ou não de resíduos sólidos nocivos à saúde humana, bem como da fauna e flora. Assistir a um filme que retrate preservação ambiental versus impacto ambiental, no que se refere à presença de resíduos sólidos nocivos ao ambiente. Elaborar folhetos, para divulgação na comunidade do entorno escolar, de conscientização da preservação ambiental.
Recursos didáticos: pesquisas de campo; quadro; pincel; datashow; internet; folhetos de divulgação.
Temática : Meio ambiente 
Eixos estruturantes : Tecnologia , sustentabilidade e saúde
Professor: Antonia Rosangela M Santos 
Componente curricular : Radioatividade
Área do conhecimento: CNT
Competência Específica 01- Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e/ou global.
 
Habilidade BNCC
(EM13CNT104) Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
 
Justificativa 
O meio ambiente é o que permite a vida se desenvolver no planeta, mas o mau uso e descaso com os recursos naturais resultou em diversos problemas ambientais. trabalhar através de projetos e sequências didáticas , alinhado interdisciplinar pra educar os alunos como Agir com sustentabilidade é proteger o meio ambiente, utilizando o necessário para o nosso desenvolvimento sem causar prejuízo para as próximas gerações.
 
 
Objetivo 
Desenvolver projetos na escola que aborde temas para tornar uma escola sustentável 
metodologia 
-Desenvolvimento pelos estudantes projetos estruturados  que aborde  os temas:
· o consumo consciente, movimentando a economia local por meio de parcerias com empresas ecologicamente responsáveis. ...
· a adoção de fontes renováveis de energia (como a solar) e de captação de água da chuva para atividades de limpeza;
· Reciclagem e reaproveitamento de materiais 
Realizar a culminância com uma amostra científica 
Componente curricular: Saberes e Investigação da Natureza (Resíduos sólidos e o impacto ambiental)
Nome do professor: Tammy Souza Silva
Área de conhecimento: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
Ementa: Planejamento com foco nos resíduos sólidos e o impacto ambiental resultante. Levar à reflexão sobre a participação ativa do aluno enquanto cidadão inserido na sociedade, tanto na produção do lixo, descarte correto/incorreto que é realizado na sua rotina diária, relacionando o uso e o descarte também à economia e conscientização do uso da água potável. 
Justificativa: Como recurso educacional, refletir sobre os resíduos sólidos e seu impacto no ambiente, propicia ao aluno pensar o lugar onde vive e como vive; leva-o a compreender a importância de ser um participante ativo nas decisões de uso, consumo e descarte, promovendo conscientização trazendo impacto real no seu bem estar e saúde, bem como conhecer outras maneiras de viver e experienciar uma vida pautada na preservação ambiental.
Habilidades associadas às competências da BNCC:
(EMIFCG01) Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.
(EMIFCG02) Posicionar-se com base em critérios científicos, éticos e estéticos, utilizando dados, fatos e evidências para respaldar conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações objetivas, ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade.
(EMIFCG03) Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.
(EMIFCG06) Difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas, analógicas e digitais, com confiança e coragem, assegurando que alcancem os interlocutores pretendidos.
(EMIFCG07) Reconhecer e analisar questões sociais, culturais e ambientais diversas, identificando e incorporando valores importantes para si e para o coletivo que assegurem a tomada de decisões conscientes, consequentes, colaborativas e responsáveis
Habilidades associadas aos Eixos Estruturantes em CNT:
(EMIFCNT01) Investigar e analisar situações problema e variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ ou de processos tecnológicos, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais
(EMIFCNT02) Levantar e testar hipóteses sobre variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.
(EMIFCNT03) Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre a dinâmica dos fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, identificando os diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias.
(EMIFCNT06) Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais, considerando a aplicação de design de soluções e o uso de tecnologias digitais, programaçãoe/ou pensamento computacional que apoiem a construção de protótipos, dispositivos e/ou equipamentos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e/ou os processos produtivos.
(EMIFCNT07) Identificar e explicar questões socioculturais e ambientais relacionadas a fenômenos físicos, químicos e/ou biológicos.
Objetivos de aprendizagem: 
-Relacionar a presença de resíduos sólidos nocivos ao ambiente com prejuízos à saúde humana; 
-Compreender os impactos ambientais devidos à presença de resíduos sólidos; 
-Promover um debate sobre possíveis formas de atuação da escola para iniciar uma mudança positiva no cenário vivenciado pela comunidade escolar;
-Propor ações na comunidade a fim de solucionar os problemas observados em relação ao tema;
-Divulgar para a comunidade os dados obtidos na pesquisa por meios de comunicação disponíveis na escola e na comunidade, exposição na escola de murais em pontos estratégicos com fotos/imagens e textos explicativos de como cada núcleo familiar lida com as questões apresentadas de descarte e modos de economia e reuso de itens que normalmente iriam para o lixo; divulgar o trabalho em redes sociais; etc.
Objeto de conhecimento: Tipos de poluição (química e biologia), Fontes de poluição (química e biologia), Impactos ambientais e socioeconômicos (química, física e biologia), Legislação e políticas (química, física e biologia), ambientais e Consciência e ação cidadã (química, física e biologia). Saúde, bem-estar e qualidade de vida; sustentabilidade (química, física e biologia).
Metodologia: realizar pesquisas de campo para verificar as condições ambientais no que se refere à presença ou não de resíduos sólidos nocivos à saúde humana, bem como da fauna e flora. Elaborar folhetos, cartazes e/ou murais expositivos, além de divulgar nas redes sociais, para divulgação na comunidade do entorno escolar, de conscientização da preservação ambiental, e meios de uso, redução, reuso, reciclagem e reutilização.
Recursos didáticos: pesquisas de campo; quadro; pincel; Datashow; internet; folhetos de divulgação, cartazes e murais, divulgação eletrônica por meio da rede social.

Continue navegando

Outros materiais