Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
COMUNICAÇÃO SOCIAL- JORNALISMO 
ANA BEATRIZ MEDEIROS RIBÃO 
1210201082
AVA2- SOCIEDADE, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE 
RIO DE JANEIRO- RJ
2023
O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. Suas zonas climáticas auxiliam na formação de biomas e abriga 20% das espécies do mundo. A Amazônia, por exemplo, está localizada quase 50% em solo brasileiro, é o maior bioma do país, sendo também a maior floresta tropical úmida do mundo. Seus 421 hectares agrupa uma biodiversidade enorme. 
Até 2016, o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) foi um dos principais agentes da queda dos números de desmatamento na Amazônia. 
No entanto, o avanço no desmatamento e na queimada no Brasil vem atingindo o maior ecossistema do país e ameaçando em larga escala a biodiversidade desse bioma. Desde 2017 que o número voltou a subir, e hoje, em 2023, voltou novamente a ser motivo de preocupação entre a ONU. Isso se dá principalmente a flexibilização das leis ambientais, a construção de obras de infraestrutura, e o uso deliberado das terras para atividades econômicas como a agropecuária e mineração.
Como consequência, gera no Brasil e no mundo, o desequilíbrio ambiental e a intensificação das mudanças climáticas, visto que a Floresta Amazônia é a grande responsável pela retirada de gás carbônico da atmosfera, e embora não seja considerado o pulmão do mundo, produz gás oxigênio em grande escala.
Para haver uma mudança significativa, é preciso começar pela raiz do problema. É preciso formar uma base agora para que no futuro seja uma cultura. É preciso formar pessoas conscientes, ambientalmente falando, através da educação ambiental. Isso irá trazer resultados positivos a longo prazo. A educação desde a infância vai criar um senso de preservação ambiental, no qual a qualidade de vida será tão importante quanto o dinheiro.
REFERÊNCIAS
https://g1.globo.com/google/amp/jornal-nacional/noticia/2023/04/20/desmatamento-na-amazonia-triplica-em-marco-aponta-imazon.ghtml 
https://www.pucrs.br/blog/dia-da-amazonia/

Mais conteúdos dessa disciplina