Buscar

Métodos de Transferência Metálica MIG/MAG


Prévia do material em texto

1) Quais são os métodos de Transferência Metálica do processo MIG/MAG (GMAW)? 
Temos três métodos de transferência principais são eles a por curto-circuito, a aerosol ou spray e a globular.
2) Descreva brevemente as principais características dos três métodos de Transferência Metálica comentando suas propriedades e aplicações. 
Curto-Circuito:
Nesse método, a transferência ocorre quando um curto-circuito elétrico é estabelecido entre o arame e a poça de fusão é ideal para unir materiais de pequena espessura, em qualquer posição, como também minimiza a distorção da peça, o metal é transferido apenas quando há contato entre o arame e a poça de fusão.
Aerossol ou arco pulsado:
Nesse método, pequenas gotas de metal fundido são desprendidas da ponta do arame e projetadas por forças eletromagnéticas em direção à poça de fusão geralmente usado com correntes e tensões mais altas do que no curto-circuito e são mais indicados para soldagem de materiais mais espessos.
Globular:
Nesse método as gotas de metal fundido são grandes e movem-se em direção à poça de fusão sob a influência da gravidade, utilizado com correntes e tensões ainda mais altas, também é adequado para soldagem de materiais espessos.
3) Qual é o método de Transferência Metálica mais utilizado na indústria? Justifique:
Para responder essa pergunta devemos primeiro observar que tudo depende de vários fatores como, produtividade esperada, espessura de chapas, posições de soldagem entre outros, porém de forma geral e pela facilidade de obtenção e manutenção dos equipamentos o método mais utilizado é o globular é comum devido à sua versatilidade e aplicação em diferentes espessuras e posições, porém a escolha depende das necessidades específicas de cada aplicação.
4) Qual é a principal influência dos gases de proteção na Transferência Metálica? Explique.
Os gases de proteção afetam diretamente a transferência metálica a depender do tipo de gás utilizado no processo podemos obter um nível diferente tanto de penetração como de largura da poça de fusão, dessa forma como tudo na soldagem depende do processo utilizado e quais são suas necessidades porém de forma mais geral temos que:
· Argônio: Possui boa estabilidade e baixa penetração.
· Dióxido de Carbono (CO₂): Possui boa estabilidade porém interage com a poça de fusão sendo importante para soldagem de diversos tipos de aços carbonos.
· Misturas (Ar + CO₂): Podem influenciar a transferência de acordo com a proporção.
A escolha do gás deve ser feita considerando a aplicação e o material a ser soldado.

Continue navegando