Buscar

DESAFIO O padrão de proteção social brasileiro e suas particularidades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO O padrão de proteção social brasileiro e suas particularidades
Você é um profissional contratado de um grande hospital e atende pacientes em várias especialidades, com variadas demandas. No entanto, sua atuação não fica restrita aos limites do hospital, uma vez que, para assegurar os direitos dos usuários, você precisa realizar um trabalho em rede.
Certo dia, a equipe médica lhe encaminha uma idosa de 83 anos, que precisa de acompanhamento médico para investigação de uma síndrome demencial. Em consulta, ela informou que residia com o marido, também idoso, e que tinha três filhos, que moravam em outros municípios. A idosa comentou que, eventualmente,esquecia-se de tomar os medicamentos e, pelo exame clínico, a equipe médica atestou um grau já avançado de demência.
Qual direcionamento você daria para o caso?
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO: 
A saúde da senhora idosa depende de tomar regularmente seus medicamentos, e portanto se faz necessário contatar a Unidade Básica de Saúde - UBS do território a qual reside ou a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) para auxiliar a paciente nesse uso contínuo, tanto com visitas domiciliares ou contatos telefônicos. Como ainda adotar outras estratégias, como contato contínuo com os filhos para lembrarem-na dos medicamentos, visto que seu marido poderia esquecê-los por também ser idoso.
Como a equipe médica identificou um grau avançado de demência na idosa, após reunião com a equipe sobre as particularidades do caso, se faz necessário o contato com os filhos e com o marido para planejarem as atividades diárias e de apoio aos dois idosos. Seria importante articular com a Rede de Saúde do município essa questão, de modo a averiguar com a família se os dois poderiam ainda morar sozinhos ou requisitariam mais cuidados no dia a dia, como o auxílio mais próximo dos filhos, visitas contínuas da equipe de saúde ou acompanhamento diário de profissionais de saúde, de acordo com as necessidades e possibilidades da família, de modo a promover os direitos dos idosos descritos no Estatuto do Idoso.

Mais conteúdos dessa disciplina