Buscar

Apol 1 Vertentes Historiográficas do Século XX


Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o extrato de texto:
“A rápida ebulição de diversas alterações na organização social e política [...] e o questionamento da escola metódica e positivista [...] possibilitaram a elaboração de uma proposta de investigação histórica orientada pelo marxismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto Sobocinski. Introdução a historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas. Curitiba: InterSsaberes, 2016. p. 98.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas, assinale a alternativa que apresenta alguns dos conceitos desenvolvidos por Marx e utilizados por vários historiadores:
Nota: 10.0
	
	A
	Narrativa; metalinguagem; discursividade.
	
	B
	Gênero; relações de gênero; transgêneros.
	
	C
	Classe; luta de classes; modo de produção.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Esta alternativa é correta. De acordo com o livro-base “A partir de então, categorias analíticas elaboradas pelo estudioso alemão, como os conceitos de classe, luta de classes, modo de produção, mais-valia, passaram a incorporar o vocabulário de diversos historiadores e a instigar sua reflexão histórica” (livro-base, p. 98).
	
	D
	Pós-modernismo; metanarrativas; pós-modernidade.
	
	E
	Totalitarismo; nazi-fascismo; autoritarismo.
Questão 2/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o trecho de texto:
“Ainda que os Annales tenham apresentado diferentes configurações ao longo de sua trajetória, alguns fundamentos se mantiveram relativamente estáveis”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto S. Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 49.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas sobre os fundamentos que se mantiveram estáveis, mesmo após a Escola dos Annales, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A ênfase no estudo dos eventos como as grandes guerras.
	
	B
	O predomínio de estudos voltados para a história de heróis nacionais.
	
	C
	A negação da história tradicional positivista.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com livro-base: "Ainda que os Annales tenham apresentado diferentes configurações. Com rupturas e reorganizações, ao longo da sua trajetória, alguns fundamentos se mantiveram relativamente estáveis, ao menos entre as décadas de 1930 e 1960. A característica mais evidente talvez seja da história tradicional positivista que imperava na desde o final do século XIX" (livro-base, p. 49).
	
	D
	A ênfase de estudos direcionados à história política.
	
	E
	O abandono da perspectiva denominada história-problema.
Questão 3/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o trecho de texto:
“[Uma concepção interessante proposta pelos Annales se refere à] tomada de consciência de uma temporalidade histórica múltipla e plural”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto S. Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas: da abordagem tradicional às perspectivas pós modernas.  Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 55.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas, sobre as concepções dos Annales sobre a temporalidade histórica, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As temporalidades são lineares têm começo, meio e fim sem apresentarem variações.
	
	B
	As temporalidades são controladas pelo calendário romano.
	
	C
	A temporalidade histórica é cíclica, caminha motivada para voltar sempre ao ponto de onde partiu.
	
	D
	As temporalidades históricas são estáticas e não variam ao longo da linha do tempo.
	
	E
	A temporalidade histórica é múltipla, formada por níveis simultâneos com diferenças de duração e ritmo (curta, média e longa duração). 
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "A fim de organizar as principais características da Escola dos Annales [...] sintetizamos as ideias centrais nos tópicos a seguir: [...]Tomada de consciência de uma temporalidade histórica múltipla, plural, formada por níveis simultâneos com diferenças de duração e ritmo — curta, média e longa duração, variando de o aspecto analisado) (livro-base, p. 55).
Questão 4/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o trecho de texto:
“Embora Marx não negasse a dimensão histórica de seu pensamento [...], a incorporação de seus estudos pelos historiadores não ocorreu de forma imediata”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto Sobocinski. Introdução a historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 97.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre as características da produção intelectual de Marx, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Marx e Engels desconsideravam a dimensão temporal em suas análises, pois se afastam de uma perspectiva histórica.
	
	B
	Apesar de considerar a dimensão política, a análise marxista tem maior foco nos elementos estruturais de viés econômico e social.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta alternativa é correta. De acordo com o livro-base: “Apesar de seu pensamento compreender uma inegável dimensão política, especialmente ao identificar nos antagonismos de classe o próprio motor da história, o instrumental de análise marxista voltava-se muito mais para elementos estruturais de ordem econômica e social. Desse modo, a história metódica tradicional predominante na passagem do século XIX para o XX, focada na investigação política factual e linear voltada à descrição dos grandes indivíduos e acontecimentos, passou longe da perspectiva marxista” (livro-base, p. 97-98)
	
	C
	Na análise marxista, o viés político era o único válido para estudar as sociedades humanas, e os aspectos econômicos não tinham lugar.
	
	D
	A produção marxista se aproximava imensamente dos trabalhos desenvolvidos pela história metódica tradicional.
	
	E
	Marx e Engels foram os responsáveis pela disseminação do positivismo no campo da história, contando a história dos “grandes homens”.
Questão 5/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia a passagem de texto:
“Trata-se de estudar [...] a história de um milagre. Refazer grande parte do percurso da Idade Média e da Época Moderna para compreender o rito de cura das escrófulas (adenite tuberculosa), efetuado pelos reis de Inglaterra e França".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GASPAR, Tarcísio de Souza. A ilusão e a cura: Reis Taumaturgos, Marc Bloch. Revista Cantareira, n. 8, 2005. http://www.historia.uff.br/cantareira/v3/wp-content/uploads/2013/05/e08a06.pdf. Acesso em: 13 fev. 2020.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre as contribuições da obra de March Bloch Os reis taumaturgos, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	A obra foi reprovada e serviu como um antônimo a tudo que os historiadores dos Annales desejavam fazer.
	
	B
	A Igreja Católica passou a divulgar a obra, uma vez que ela confirmava a existência de um milagre.
	
	C
	A obra se propôs a desconstruir o marxismo por meio de uma perspectiva religiosa.
	
	D
	Marc Bloch, ao estudar as crenças no milagre, recuperou fontes queaté então eram descartadas pelas escolas históricas anteriores.  
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "Além de ser uma das obras mais conhecida do historiados francês [Marc Bloch], Os reis taumaturgos constitui um exemplo prático das pesquisas motivadas pelas propostas de compreensão da história apresentadas pelos Annales. A abordagem original, ao mesmo tempo que trazia novas abordagens sobre temas já conhecidos, como as monarquias do antigo regime. [...] A produção de Os reis taumaturgos também reúne algumas das características que seriam posteriormente associadas aos Annales e, particularmente, à iniciativa de deus dois fundadores. Primeiro a perspectiva de uma história-problema, já que a verificação da questão proposta para a investigação fora definida de antemão como um fio norteador da análise. Segundo, a perspectiva de um estudo de longa duração, de modo a localizar e delimitar um intervalo significativo para verificar a questão espiritualmente" (livro-base, p. 61, 62).
	
	E
	Os reis taumaturgos é o melhor exemplo da história tradicional política e positivista.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 6/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o texto:
A partir dos anos de 1960, considerando as transformações que ocorreram no mundo, é possível observar diversas rupturas com projetos de sociedade existentes”.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Introdução a historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas, assinale a alternativa que apresenta os principais projetos de sociedade que passaram por rupturas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Os projetos liberal e eco-socialismo.
	
	B
	Os projetos liberal e marxista.
Comentário: Esta é a alternativa correta, uma vez que “Os anos 1960 foram, sem dúvida, um momento de ruptura e reconstrução crítica. [...]. Significam, também, um rompimento com uma série de projetos de sociedade que reivindicavam sua primazia como mecanismos de emancipação e desenvolvimento do homem. [...]. É o caso, por exemplo, dos projetos liberal e marxista, embasados, ainda, em linhas do pensamento delineadas ao longo do século XIX” (livro-base, p. 169-170).
	
	C
	Os projetos liberal e neoliberal.
	
	D
	Os projetos marxista e Estado de bem-estar social.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Os projetos marxista e stalinista.
Questão 7/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o texto:
Uma das novidades propostas pela Escola dos Annales foi uma abertura na concepção de história em relação ao que seria passível da atenção ao historiador.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas sobre a característica dessa abertura no uso das fontes históricas, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Trouxe a incorporação acrítica das narrativas oficiais e lineares da história como documentos históricos.
	
	B
	Trouxe a interpretação das fontes históricas favorecendo os interesses de governos autoritários.
	
	C
	Deu privilegio ao texto escrito como fonte histórica, permitindo aos historiadores uma maior liberdade interpretativa.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	Integrou as fontes históricas positivistas como matéria-prima exclusiva para o fazer histórico.
	
	E
	Aumentou a gama de fontes históricas, como evidências orais, visuais, estatísticas e maior variedade de documentos escritos.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "Nesse sentido, a abertura de uma concepção de história, sobretudo quanto ao entendimento daquilo que seria passível da atenção do historiador, ampliou, também, o espectro dos subsídios pertinentes – e válidos – à sua apreciação. Uma gama maior de vestígios passou a ser considerada como evidências orais, visuais e estatísticas, além de abarcar uma variedade maior de documentos escritos" (livro-base, p. 51).
Questão 8/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o trecho de texto:
“A partir de então, categorias analíticas elaboradas pelo estudioso alemão, como os conceitos de classe, luta de classes, modo de produção, mais-valia, passaram a incorporar o vocabulário de diversos historiadores e a instigar sua reflexão histórica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto Sobocinski. Introdução a historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 98.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução a historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas, identifique e relacione corretamente os conceitos marxistas às suas respectivas definições:
1. Luta de classes
2. Modo de produção
3. Mais-valia
( ) Resultado da exploração da força de trabalho e apropriação do valor do trabalho por parte do capitalista.
( ) Embate entre grupos sociais distintos, principalmente, em torno das bases produtivas.
( ) Sistema social e econômico que abarca as forças produtivas e as relações de produção.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 3 – 2
	
	D
	3 – 1 – 2
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A sequência correta é 3 – 1 – 2. [3] Mais-valia é, “para Marx, [...] [a] diferença entre o valor produzido e o montante resultante da venda – o lucro – é resultado da exploração da força de trabalho, que tem seu valor reduzido na forma de salário. Marx define esse processo pelo termo de mais-valia, no qual, o dinheiro acumulado é decorrente da apropriação do valor do trabalho por parte do capitalista" (livro-base, p. 101). [1] Luta de classes é “o confronto entre os diferentes grupos sociais, em torno principalmente das bases materiais e produtivas e suas relações subsequentes” (livro-base, p. 100). [2] Modo de produção é “no sentido de designar um sistema social e econômico assentado sobre formas gerais de produção predominantes nos períodos de desenvolvimento histórico de cada sociedade [...] abarcaria simultaneamente as forças produtivas e as relações de produção” (livro-base, p. 101).
	
	E
	2 – 1 – 3
Questão 9/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia a passagem de texto:
“Naquele período, em que a razão e a lógica emergiam como paradigmas predominantes do conhecimento, assumir o selo da ciência era algo essencial (para a história)".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto S. Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós modernas. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 3.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas sobre as estratégias utilizadas pelos historiadores do século XIX para garantir a credibilidade científica para a história, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Os historiadores do século XIX buscaram se aproximar dos antiquários, considerados os cientistas mais antigos da história.
	
	B
	Os historiadores buscavam demonstrar que era possível extrair do passado um conhecimento verdadeiro com base em vestígios autênticos do passado.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "Em linhas gerais, os historiadores poderiam investir firmemente sobre o passado, extrair dele um conhecimento verdadeiro e, com isso, elaborar uma narração fidedigna dos fatos. Tudo isso com base em vestígios autênticos do passado, os quais comprovariam os eventos narrados pelos pesquisadores" (livro-base, p. 32) 
	
	C
	Os historiadores passaram a considerar fonte histórica tudo aquilo que o ser humano olhava, tocava ou produzia.
	
	D
	Uma estratégia foi o afastamento das ciências naturais e a criação de modelos de interpretação historiográfica importadosda literatura.
	
	E
	Os historiadores lançaram uma legislação que garantia somente aos historiadores o privilégio de falar sobre o passado e sobre as memórias.
Questão 10/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Atente para a informação:
"[...] um dois principais movimentos historiográficos do [...] século [XX], [foi] a chamada Escola dos Annales [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto S. Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós modernas. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 27.
Considerando a informação e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas sobre a Escola dos Annales, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A Escola dos Annales manteve-se fiel à maneira tradicional de contar histórias, presente na Grécia clássica.
	
	B
	A Escola dos Annales contribuiu para limitar as possibilidades e metodologias de estudo da história.
	
	C
	O movimento dos Annales caracterizou-se por reafirmar os pressupostos rígidos e tradicionais da ciência histórica.
	
	D
	A Escola dos Annales foi um movimento importante por expandir e redefinir as possibilidades de estudo da história.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "[...] a chamada Escola dos Annales, foi um movimento responsável pela expansão e redefinição das possibilidades e metodologias no interior da disciplina" (livro-base, p. 27).  
	
	E
	Importante no campo da filosofia, a Escola dos Annales teve pouca repercussão entre os historiadores.

Continue navegando