Buscar

Arte na Antiguidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Arte, Cultura e Estética - Atividade A1
A arte no período da Antiguidade concretiza a síntese do homem e sua relação com o meio e os mitos dos quais foram construindo civilizações e impérios.
Na arte egípcia há diversas manifestações artísticas como escultura, arquitetura, pintura, mobiliário, arte funerária (havia certa dedicação ao retratar este tema, já que os egípcios tinham como crença a imortalidade da alma), e etc. 
Seus principais temas tratavam de temas como morte, retrato das ações dos deuses e das vidas dos faraós. A Arte servia como ponto principal para o registro da história, assim como a preservação de suas múmias e artefatos sacros.
Há a ausência de tridimensionalidade, ausência de sombras e a característica marcante de pinturas tratava-se da Lei da Frontalidade (no qual, o tronco e os olhos são retratados de frente, enquanto que cabeça, pernas e pés são exibidos de perfil, criando uma combinação visual lateral frontal);
Já na arte grega, há substancialmente a representação do belo, do homem de forma antropocêntrica.
A arte grega busca o equilíbrio na forma, perfeição, proporção e realismo.
Os temas estavam fixados em cenas da vida cotidiana e da mitologia em torno dos deuses e também da idolatria das diversas divindades do Olimpo.
Sua Arquitetura estava focada na vida pública e em templos religiosos (templos que eram erguidos para cultuar deuses e obter favores dos mesmos);
- Aspectos convergentes: Podemos apontar o culto pelas divindades, retrato da vida cotidiana e monumentos erguidos para culto (embora possamos considerar que as pirâmides tenham mais a função de túmulo do quê de templo, mesmo os faraós sendo elevados à posição de "Deus na Terra");
- Aspectos divergentes: Enquanto que na cultura egípcia havia uma dedicação quase integral ao pós-morte, à preservação do corpo e imortalidade da alma, na cultura grega havia um culto do homem, do corpo e da estética.
A importância do físico e beleza era o maior destaque em representações gregas, que tinham expressões, cenas e dramatizações.
Na cultura egípcia, as representações traziam seriedade e pouca ou nenhuma expressividade das feições e posições de estátuas, por exemplo.
Referência Bibliográfica
https://www.culturagenial.com/arte-grega-da-antiguidade/
https://www.suapesquisa.com/egito/arte_egipcia.htm#:~:text=Ela%20servia%2C%20principalmente%2C%20para%20divulgar%20as%20crenças%20e%20preceitos%20religiosos.&text=Grande%20parte%20das%20pinturas%20eram,outros%20temas%20da%20vida%20religiosa
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/arte-egipcia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_da_Antiguidade

Mais conteúdos dessa disciplina