Buscar

Modelos de Banco de Dados

Prévia do material em texto

BANCO DE DADOS
 Prof. Msc. Celio Ricardo Castelano
 Marcos Augusto dos Santos – RA: G4619A1
Matheus Luiz Silva Rossi – RA: G51GBS8
Sergio
Bauru - 2023
Modelo Hierárquico
Dados hierárquicos são uma estrutura de dados na qual os itens são vinculados em uma estrutura de árvore por meio de relacionamentos pai-filho. Pense nos dados como uma árvore genealógica, com avós, pais, filhos e netos formando uma hierarquia de dados conectados. Normalmente, isso é usado para exibir organogramas, projetos com tarefas ou taxonomia de termos de linguagem.
Em dados hierárquicos, cada nó filho tem exatamente um nó pai, mas cada nó pai pode ter vários nós filhos. O primeiro nó no topo da hierarquia é chamado de nó raiz. Quando as informações precisam ser recuperadas, toda a árvore é examinada a partir do nó raiz. Isso torna o sistema inflexível e lento, pois toda a árvore precisa ser verificada toda vez que um usuário faz uma consulta. Os bancos de dados modernos evoluíram para incluir o uso de várias hierarquias para os mesmos dados para uma pesquisa mais rápida e fácil.
Modelo em Rede
O modelo de rede surgiu como uma extensão do modelo hierárquico, eliminando a noção de hierarquia e permitindo que múltiplas associações estivessem envolvidas no mesmo registro. No modelo de rede, os registros são organizados em gráficos onde ocorre um tipo de associação (conjunto) que define uma relação 1:N entre dois tipos de registros: proprietário e membro. Assim, dados dois relacionamentos 1:N entre os registros A e D e os registros C e D, um relacionamento M:N entre A e D pode ser construído. O gerente do Database Task Group (DBTG) do CODASYL (Committee on Data Systems and Languages) estabeleceu um padrão para esse modelo de banco de dados, usando sua própria linguagem para definir e manipular dados. Os dados têm uma forma limitada de independência física. A única garantia é que o sistema recuperará os dados para a aplicação como se estivessem armazenados da forma indicada no esquema. 
Modelo Relacional
O modelo relacional, introduzido por Edgar Frank Codd (1970), tornou-se o padrão para aplicações de negócios devido à sua simplicidade e desempenho. É um modelo formal, muito representativo e simples, sendo o primeiro modelo de dados teoricamente descrito.
Um dos SGBDs antecessores que implementou esse modelo foi o System R (IBM) - você aprendeu sua história em nossa primeira aula - com base em seus conceitos surgiram: DB2 (IBM), SQL-DS (IBM), Oracle, Informix, Ingres, Sybase , etc
O modelo relacional representa dados em um banco de dados como relações e coleções de relações. Cada relacionamento consiste em um nome e um conjunto de propriedades com seus respectivos nomes. Informalmente, os relacionamentos do modelo relacional também são chamados de tabelas pela maioria dos desenvolvedores. Como nossa ferramenta MySQL Workbench usa o nome "tabela" em vez de "relacional", vamos chamá-la de tabela relacional a partir de agora.
image1.png
image2.png
image3.jpeg
image4.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina