Buscar

Desenvolvimento da Matemática por Piaget

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Tailaine Mello de Ramos
	R.A.
	 18055235
	Curso:
	 Licenciatura em matemática 
	Disciplina:
	 Psicologia da educação 
Piaget e a matemática
Piaget distinguiu quatro períodos no desenvolvimento evolutivo, dando o nome de estágio. Cada estágio representa uma construção que teve no anterior e da ele continuidade. Segundo Piaget a matemática é resultado do processo mental da criança em relação ao cotidiano, criando atividades por meio de objetos.
O 1° estágio e o Sensório-Motor (18 a 24 meses), o bebê não distingue cores e nem formas. Nesse estágio ocorre a aprendizagem quando a criança capta o ambiente pelos sentidos, quando toca objeto, movimenta e outras atividades com as mãos. Para ele não existe diferenciação entre ele e o meio. Com 6 meses ele identifica objetos e percebe várias formas, faz distinção das pessoas. A partir dos 18 meses faz se a transição de uma inteligência sensório-motora para uma representativa e simbólica.
O 2° é o Pré-Operatório (2 a 6 anos), o pensamento torna-se mais adaptado ao real, preparando para entrar o pensamento lógico. Nesse estágio a criança passa a representar objetos por símbolos-função simbólica, o cientista defende uma aprendizagem baseada na interpretação e compreensão dos conteúdos, diferente das escolas que faz o aluno memorizar por meio de repetição. A criança nesse estágio resolve problemas ligados a coisas que ela conhece por exemplo: objeto, cores, símbolos etc. A principal característica desse estágio é o egocentrismo: não compreende o ponto de vista de outra porque centra mais em seu ponto de vista, Animismo: atribui emoções e pensamentos a inanimadas, Realismo: não há distinção entre seu pensamento e a realidade, existe apenas seu ponto de vista, Finalismo: a fase dos “porquês”, a criança está sempre questionando os adultos e Artificialismo: explicação de fenômenos naturais como se fosse produzido pelos humanos, e é dividido em dois estágios: o pensamento simbólico (2 a 4 anos), a criança passa a ser capaz de imitar sem presença de objetos, possui imagens mentais correspondentes a cada coisa, e pensamento indutivo (4 a 7 anos), a criança se organiza através da inteligência que ajuda a ampliar seu campo de pensamento.
O 3° estágio é Operações Concretas (7 a 12 anos), nesse estágio a criança tem pensamento lógico sendo capaz de fazer operações mentais. A criança organiza o pensamento em estruturas de conjuntos e seu raciocínio lógico se torna Irreversível. É por isso que eles entendem que 2+2 é 4 e que 4-2 é 2. Eles entendem que se podemos somar também podemos subtrair, é bom ensinar a matemática com objetos que as crianças possam manipular como o cubo mágico pois ele vai poder apalpa-lo e senti-lo.
O 4° estágio é operações formais (12 anos em diante), o indivíduo já estuda e elabora cálculos com mais diferentes objetos. Nesse estágio o jovem tem uma inteligência formal pelo exercício de raciocínios hipotético-dedutivos ou seja conseguindo levantar hipóteses e deduções sobre determinados assuntos, o adolescente tem uma maior capacidade de resolver problemas que lhe são dados, como os problemas mais elaborados de matemática.
image1.jpeg
image2.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina