Buscar

Desenvolvimento Sustentável


Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DIREITOS INDIVIDUAIS
Eliton Faustino Lima
47010308
Ciências Econômicas
Setor Público
 Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos: Também conhecida como Correios, tem origem com a criação do cargo de Correio-mor das cartas do mar em 1663. Em 1980, a empresa criou em Brasília o Museu Postal e Telegráfico da ECT. Atualmente denomina-se Museu Nacional dos Correios e de acordo com a página oficial tem mais de um milhão de peças da história postal, telegráfica e filatélica brasileira. Os Correios são a única empresa pública federal presente em todos os municípios brasileiros, eles oferecem diversos produtos e serviços de apoio ao governo como operador logístico, como a inscrição e regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), os serviços bancários de saque e transferências nas regiões que não dispõem de agência bancária, o apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a distribuição de vacinas e remédios para as regiões de difícil acesso no país.
 Câmara municipal de Jacareí: Órgão da administração pública, estabeleceu em sua agenda objetivos de desenvolvimento sustentável no âmbito econômico e ambiental. Esse projeto tem como objetivos a erradicação da pobreza, promover uma agricultura sustentável, desenvolver um saneamento de qualidade entre outros. Outros programas sustentáveis auxiliam as políticas e diretrizes para concretização do projeto.
 Caixa Econômica Federal: Integra o Sistema financeiro nacional, auxiliando na política de crédito do Governo federal do Brasil, submetendo-se às suas decisões e à disciplina normativa ao Ministro da Economia, e à fiscalização do Banco Central do Brasil. Conta em caráter excepcional com serviços bancários autorizados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Suas contas e operações estão sujeitas a exame e a julgamento do Tribunal de Contas da União (TCU).
Setor Privado
 Vivo: É uma concessionária de telefonia fixa, telefonia móvel, internet banda larga e TV por assinatura do Brasil. Foi formada inicialmente pela fusão de companhias de celular existentes no Brasil, fundada como uma parceria entre Portugal Telecom e a espanhola Telefónica, sendo comandada por esta última após ter comprado a posição da primeira em julho de 2010. Atualmente no Brasil, a empresa conta com 1700 lojas físicas. Em 2013, a Vivo iniciou a implementação da rede 4G. Segundo estimativa da Anatel, a Vivo é responsável por mais de 30% do mercado de celulares no país. Somada a área de cobertura da operadora, 95% do território brasileiro é atendido pela Vivo. Em janeiro de 2012, a operadora chegou a 3.702 cidades do país, incluindo capitais.
 Natura: Empresa do setor privado muito famosa quando o assunto é sustentabilidade, ela produz seus cosméticos através de riquezas naturais da floresta de forma ambientalmente correta e com ótimo qualidade para os consumidores. Contribui fortemente para uma agricultura sustentável, já que, faz parcerias com produtores rurais para exploração consciente de algumas riquezas naturais, como por exemplo, castanha do Pará e erva doce.
 Ipiranga: é uma empresa brasileira, pertencente ao Grupo Ultra, e uma das maiores empresas brasileiras de distribuição de combustíveis e varejo. Há mais de 80 anos no segmento de distribuição de combustíveis, a Ipiranga é uma plataforma de negócios de mobilidade e conveniência, reconhecida como uma das maiores do setor no Brasil. A Ipiranga tem sede no Rio de Janeiro e possui escritórios e bases de distribuição por todo o país, com cerca de 3 mil funcionários diretos e de 70 mil indiretos. A empresa possui 1.200 Postos Ecoeficientes, sendo a única distribuidora do País a oferecer um modelo de negócio sustentável que prioriza o uso eficiente dos recursos, com redução do consumo de energia e resíduos.
Terceiro Setor
 Membros do GBC: O objetivo dessa ONG é utilizar sua forca no mercado para as boas práticas de um processo que contribua para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos socioambientais e uso de recursos naturais. Segundo o GBC, as construções verdes reduzem o consumo de energia, o uso de água e a emissão de gás carbônico. Dessa maneira, a indústria da construção civil e a cultura da sociedade podem garantir a melhoria de qualidade de vida e bem-estar das futuras gerações.
 Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA): fundada em 1998, a TUCCA oferece tratamento multidisciplinar de excelência a crianças e adolescentes carentes com câncer. Em 16 anos de atividades, a TUCCA em parceria com o Hospital Santa Marcelina já assistiu mais de 2300 crianças e adolescentes carentes com câncer, atingindo taxas de cura próxima a 80%, índice até 60% acima da média brasileira, igualado somente aos Estados Unidos e Europa. Esse dado é especialmente relevante quando nos deparamos com o fato do câncer, nos países em desenvolvimento, matar mais crianças que a AIDS, malária e tuberculose juntos, sendo a segunda causa de morte infantil no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
 Instituto Dharma: É uma entidade do Terceiro setor que busca levar saúde e bem-estar para comunidades isoladas no Brasil e no mundo por meio de expedições médicas e projetos ambientais, seus objetivos sustentáveis contribuintes são muitos, entre eles, saúde, meio-ambiente e educação. Um exemplo exaltado é a construção de uma escola nem Nepal. Inclusive, projeto inicial que fundou criação do estatuto, ainda em 2017 houve uma expedição medica para Índia. A base, de modo geral, do Instituto Dharma, e concentrada em CINCO áreas: Saúde, Meio-Ambiente, Educação, Prosperidade e Culturas.
Referencia:
 1-Exemplos de empresas sustentáveis. Portal Solar, 2020. Disponível em
https://www.portalsolar.com.br/exemplos-de-empresas-sustentaveis-para-seu-
negocio/ acesso em 29 março de 2022.
 2-Câmara Municipal aprova a criação da Agenda 2030 para o desenvolvimento 
sustentável. Câmara municipal de Jacareí, 2021. Disponível em 
https://www.jacarei.sp.leg.br/geral/camara-municipal-aprova-criacao-da-
agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel/ acesso em 30 março de 2022.
 3-Sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Caixa econômica. Disponível
em https://www.caixa.gov.br/sustentabilidade/Paginas/ acesso em 30 março de
2022.
 4-Construindo um futuro sustentável. GBC Brasil, 2018. Disponível em 
https://www.gbcbrasil.org.br/membros/ acesso em 31 março de 2022
 5-Instituto Dharma – Nós acreditamos. Instituto Dharma, 2018. Disponível em 
https://institutodharma.org/projetos/ acesso em 31 março de 2022.

Mais conteúdos dessa disciplina