Buscar

Centro Cirúrgico: Estrutura e Funcionamento


Prévia do material em texto

Centro Cirúrgico (CC)
O Centro Cirúrgico (CC) é o conjunto de áreas e instalações que permitem efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente, e de conforto para a equipe de saúde. No contexto hospitalar pode ser considerado como o setor mais importante pela decisiva ação curativa da cirurgia, exigindo, dessa maneira detalhes minuciosos em sua construção para assegurar a execução de técnicas assépticas.
Os profissionais que atuam no Centro Cirúrgico são: as equipes médicas, de enfermagem, administrativa e de higiene, que possuem como objetivo assistir adequadamente ás necessidades do paciente. É de extrema importância que todos os componentes atuem juntos de forma harmônica e integrada para a segurança do paciente e para a eficiência do ato cirúrgico. É também importante ressaltar que o profissionalismo e as relações humanas sempre devem prevalecer nesse ambiente de trabalho.
Os centros de cirurgia são locais de trabalho especializados que requerem equipamentos altamente funcionais da mais alta qualidade, que os cirurgiões e outros funcionários do centro cirúrgico usam para realizar procedimentos invasivos. Sem esse equipamento do centro cirúrgico instalado, os profissionais da sala de cirurgia podem ter dificuldades para fornecer os cuidados que os pacientes precisam. Entre esses equipamentos estão:
· Eletrocardiógrafo
· Aparelho de Anestesia
· Foco Cirúrgico
· Hamper
· Maca
· Carro de Emergência
· Oxímetro de Pulso
· Mesa Cirúrgica e Auxiliar
· Luz Adequada
O CC é constituído de um conjunto de áreas e instalações que permite efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente, e de conforto e segurança para a equipe que o assiste. No centro cirúrgico são consideradas três zonas distintas: de proteção, limpa e estéril.
Zona de Proteção: é a área do centro cirúrgico que está em contato direto com o restante do hospital, dessa forma, estando mais propensa à contaminação. É nela que se dá toda a entrada e saída de pessoas e materiais do centro cirúrgico. Composta por vestiário área de Transferência e expurgo.
Zona Limpa: é composta pelos setores de apoio e suporte situados no centro cirúrgico. Composta: secretária e conforto médico.
Zona Estéril: é a parte do CC com menor grau de contaminação, nela só se pode transitar utilizando máscara. Composta: corredor de acesso, lavabo e sala de operação

Mais conteúdos dessa disciplina