Buscar

Macroeconomia I - AVALIAÇÃO FINAL


Prévia do material em texto

Peso da Avaliação3,00
Qtd. de Questões12
Acertos/Erros6/6
Nota6,00
1
A troca de bens e serviços remete à relação comercial de cada país com o resto do mundo. Numa gama diversa de mercadorias temos um conjunto chamado commodities. Considerando esse conjunto de mercadorias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Bens de capital refere-se a produtos que passaram por algum processo de industrialização, como os produtos prontos. ( ) As commodities se caracterizam por não ter passado por nenhum processo industrial, geralmente compondo matérias primas como gêneros agrícolas. ( ) Bens duráveis são bens que tendem a durar longos períodos até se deteriorarem, podendo assim ser utilizados ao longo do tempo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V.
B
V - V - F.
C
V - F - F.
D
F - V - V.
2
Para Milton Friedman e outros economistas, a política monetária é essencial para o desenvolvimento de uma economia, não pelo estímulo à demanda, mas pelo foco na garantia da estabilidade da moeda. A corrosão do poder de compra da moeda nacional desestabiliza a capacidade de consumo e planejamento das famílias, bem como o horizonte de planejamento das pequenas e médias empresas. Sobre a política monetária, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Venda de títulos públicos no mercado aberto.
II- Redução da taxa de compulsório.
III- Aumento da taxa de redesconto.
(    ) Está executando uma política monetária expansionista, pois implica em mais recursos em posse dos bancos comerciais para emprestarem (injetarem) na economia.
(    ) Trata-se de uma política monetária contracionista, significa que está mais caro para os bancos comerciais pegarem empréstimos junto ao Banco Central caso venham a precisar do auxílio do mesmo.
(    ) Implica um aumento das taxas de juros e uma redução da liquidez na economia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - I - II.
B
III - II - I.
C
II - III - I.
D
II - I - III.
3A macroeconomia ganhou relevância a partir dos estudos de Keynes, durante a Grande Depressão. Importantes contribuição deste importante economista estão evidenciadas na teoria da determinação da renda, que é analisada tanto do ponto de vista da economia real quanto da monetária. Sobre os pressupostos keynesianos relacionados com a oferta monetária, taxa de juros e a atividade econômica (nível de renda), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Segundo os pressupostos do modelo keynesiano básico, uma queda na taxa de juros praticada no mercado tende a elevar o nível de renda da economia, já que estimula o investimento produtivo. ( ) Segundo os pressupostos do modelo keynesiano básico, uma elevação da taxa de juros praticada no mercado tende a diminuir o nível de renda da economia, já que desestimula o investimento produtivo. ( ) Segundo os pressupostos do modelo keynesiano básico, uma diminuição na oferta de moeda na economia tem como consequência básica a redução na taxa de juros praticada pelo mercado. ( ) Segundo os pressupostos do modelo keynesiano básico, a variação na oferta de moeda não tem nenhuma relação com a variação na taxa de juros praticada pelo mercado. Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
A
V - V - F - F.
B
V - V - F - V.
C
F - V - F - V.
D
V - F - V - V.
4O mercado financeiro vem ganhando cada vez maior relevância nas economias mundiais globalizadas, uma vez que com o avanço das tecnologias da informação, as transferências monetárias tornaram-se mais rápidas e digitais. Neste contexto, percebe-se a importância de compreender o funcionamento e as instituições que compreendem o lado monetário da economia. Sobre o mercado financeiro, avalie as asserções a seguir: I- A operacionalização do sistema financeiro é realizada por meio de um conjunto de instituições financeiras, como é o caso dos bancos comerciais. PORQUE II- O mercado financeiro tem como função a transferência de recursos dos agentes econômicos superavitários para os deficitários. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
5
As autoridades governamentais têm diversas formas de atuar na economia, sendo estas conhecidas como política fiscal, monetária, creditícia e comercial. Essas políticas podem ter diferentes objetivos, desde a estabilidade da moeda, a facilitação do crédito, a redução de restrições do comércio para com o resto do mundo, entre outras. 
Sobre as diferentes políticas macroeconômicas, assinale a alternativa CORRETA:
A
A inflação é sempre um fenômeno fiscal.
B
A política fiscal implica em um aumento ou restrição da liquidez na economia.
C
Uma política comercial remete à permissão que o governo dá as empresas produtoras de produtos intermediários ao processo produtivo de suprir a indústria nacional.
D
A política monetária pode ser executada pela compra ou venda de títulos públicos no mercado aberto, pela redução ou aumento da taxa de redesconto e pela redução ou aumento da taxa de compulsório.
6A macroeconomia se preocupa em estudar os principais agregados econômicos. A partir deles é possível conhecer melhor a realidade e, é claro, ter maior clareza na tomada de decisão. Sobre os agregados econômicos, analise as sentenças a seguir: I- O Produto Nacional Líquido permite conhecer o valor da produção nacional descontada do efeito da inflação. II- Como o Produto a Custo de Fatores reflete o custo de produção das empresas, em sua mensuração são excluídos os impostos indiretos e incluídos os subsídios. III- No cálculo do Produto a Preços de Mercado (PIBpm) estão incluídos o valor dos impostos indiretos e excluídos o valor dos subsídios. IV- Através do método do valor adicionado é possível encontrar o valor da Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLEE). Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e IV estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
Somente a sentença III está correta.
7A curva LM (Liquidity Money) representa o conjunto das relações entre taxa de juros (r) e renda (Y) que equilibram o mercado monetário. Alguns fatores influenciam na inclinação desta curva, bem como, no seu deslocamento. Sobre o deslocamento da curva LM, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Uma política monetária restritiva desloca a curva LM para a esquerda e para cima. ( ) Caso os agentes econômicos elevarem sua demanda por moeda, a curva LM irá se deslocar para a esquerda e para cima. ( ) Se o governo elevar em 2 vezes a quantidade de moeda disponível para os agentes econômicos, a curva LM irá se deslocar para a direita e para baixo. ( ) Se os agentes econômicos reduzirem sua demanda por moeda, a curva LM irá se deslocar para a direita e para baixo. Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - V - V - V.
C
V - F - F - F.
D
V - V - F - V.
8
O curso de economia é um curso multidisciplinar que abrange conhecimentos em áreas sociais e exatas. Considerando os diferentes ramos de estudo dentro das ciências econômicas, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Microeconomia. II- História do Pensamento Econômico. III- Macroeconomia. ( ) Busca o entendimento do comportamento das unidades econômicas no nível individual. ( ) Estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de variáveis no agregado. ( ) Trata da evolução do pensamento econômico e dos principais pesquisadores que foram influentes nas diferentes vertentes do pensamento econômico. 
Assinale a a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - III - I.
B
I - II - III.
C
I - III - II.
D
III - I - II.
9Compreende a política monetária uma conjunto de instrumentose medidas que o governo adota para intervir nos meios de pagamento, isto é, na quantidade de moeda disponível na economia. Sobre os instrumentos de política monetária, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os tributos e o controle de preços.
B
O controle tributário e o controle do crédito.
C
As operações de mercado aberto e a fixação da taxa de reserva.
D
O controle dos gastos públicos e a taxa de redesconto.
10Importantes contribuições de Keynes para a teoria macroeconômica estão evidenciadas na sua teoria da determinação da renda, analisada tanto do ponto de vista da economia real quanto da monetária. Sobre os pressupostos keynesianos relacionados com a oferta monetária, taxa de juros e a atividade econômica (nível de renda), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) De acordo com o modelo keynesiano básico, não existe nenhuma relação entre taxa de juros e o nível de renda da economia. ( ) Segundo os pressupostos do modelo keynesiano básico, uma elevação na oferta de moeda na economia tem como consequência básica a elevação da taxa de juros praticada no mercado. ( ) De acordo com o modelo keynesiano básico, uma redução da taxa de juros praticada no mercado tem como consequência a elevação do nível de investimento produtivo. ( ) Segundo os pressupostos do modelo keynesiano básico, a variação do nível de renda não tem nenhuma relação com a variação do nível de investimento produtivo. Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - F - F - V.
C
F - F - V - F.
D
V - V - F - V.
11(ENADE, 2018) Uma forma útil e muito conhecida de deduzir o padrão da demanda agregada e de verificar os efeitos de políticas macroeconômicas é o modelo IS-LM, uma representação gráfica desenvolvida em 1937 pelo economista britânico, laureado prêmio Nobel, John Hicks. Considere o modelo IS-LM, em uma economia fechada, com governo e em situação de equilíbrio entre o mercado de bens e serviços e o mercado monetário. A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir: I- A contração monetária aumenta a taxa de juros, ocasionando uma redução nos investimentos privados. II- A expansão monetária reduz a taxa de juros e sua eficácia está diretamente relacionada à propensão marginal a poupar. III- A expansão dos gastos governamentais aumenta a taxa de juros, ocasionando uma redução nos investimentos privados. É correto o que se afirma em: FONTE: SACHS; J. D.; LARRAIN, F. Macroeconomia em uma Economia Global. Ed. revisada e atualizada. São Paulo: Makron Books, 1997 (adaptado).
A
I, apenas.
B
II e III, apenas.
C
II, apenas.
D
I e III, apenas.
12(ENADE, 2015) Empresas em fase de crescimento necessitam de recursos financeiros para alavancar seus projetos de expansão e, para isso, podem contar com o mercado financeiro e de capitais ao utilizar uma composição de capital próprio e/ou recursos de terceiros. Com referência à condução da política monetária e considerando que o mercado de capitais é a principal fonte de capital próprio para as empresas e que os bancos comerciais e múltiplos são as principais instituições intermediárias entre os agentes superavitários e deficitários, avalie as afirmações a seguir: I- Uma política monetária contracionista reduzirá o custo do capital próprio ao aumentar a taxa livre de risco. II- O custo de dinheiro no mercado interbancário sofrerá uma redução da diminuição da taxa de juros básica da economia, o que estimulará um maior nível de endividamento das empresas. III- A política monetária adotada pelo governo influencia os preços dos títulos de renda fixa quando afeta o comportamento das taxas de juros de mercado. IV- Quando a Taxa Interna de Retorno (TIR) sofre uma redução significativa, torna-se fundamental o Banco Central adotar uma política monetária expansionista para evitar uma queda do investimento privado. É correto apenas o que se afirma em:
A
I, III e IV.
B
I e III.
C
I e II.
D
II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina