Buscar

Rosiane-Deontologia, Legislação e Exercício Profissional de Enfermagem - D 20231 A

Prévia do material em texto

Grupo Ser Educacional
INSTITUIÇÃO: Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
CURSO: ENFERMAGEM
DISCIPLINA:   Deontologia, Legislação e Exercício Profissional de Enfermagem 
ALUNO: 01508681	
Rosiane Pereira da Silva
Elabore E linhas e desenvolva os seguintes tópicos.
 
· Conforme visto, o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem apresenta que papel para a classe de Enfermagem?
· O descumprimento das condutas éticas pode acarretar em infrações e penalidades. Quais são os tipos e sua classificação?
· Na sua opinião, para a classe da Enfermagem, qual é a importância da ética para a profissão?
A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida. O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no plano das relações de trabalho com reflexos no campo científico e político.
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população.
A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. O profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde. O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões. O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética
O profissional da área da saúde deve atuar sempre em conformidade com o código de ética, mantendo uma postura condizente com a importância de sua profissão e a relevância de sua atuação para a sociedade. No entanto, rotina do dia a dia e, também o despreparo e imaturidade de muitos profissionais, faz com que a questão da ética deixe de ser considerada fundamental no exercicio da profissão, nascendo situações que podem ser definidas a partir da imprudência. impericia e negligència no ambiente de trabalho. 
O profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, O Código de Ética dos Profi ssionais de E nfermagem (CEPE) é um documento que reúne os princípios fundam entais para a conduta profissional de Enferm eiros, Técnicos de Enferm agem, Auxiliares de Enfermagem, Obstetrizes e Part eiras e Atendentes de Enferm agem. Aprovada e editada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a resolução com a versão m ais recente do CEPE foi publicada no Diário Ofici al da União no dia 6 de novem bro de 2 017, entrando em vigor 120 dias após sua publicação. A nova revisão reúne os dir eitos, os deveres, as proibições, as infrações, as proibições e as inf rações e penalidades a serem observados e cumpridos durante o e xercício da prof issão. 
Para além do desenvolvimento de habilidades e competências à prática clínica, a formação em enfermagem demanda o desenvolvimento de competências pautadas nos aspectos ético-legais da profissão. Assim, a formação ética do profissional deve se apoiar na construção de seu conhecimento científico, técnico, ético e legal com a finalidade de garantir a melhor assistência ao paciente, livre de danos, intercorrências e infrações éticas. Entretanto, a lacuna existente entre teoria e prática ressalta as dificuldades — enfrentadas pelos profissionais diariamente — que interferem na qualidade do serviço prestado e aumentam a probabilidade de ocorrer erros na assistência.
O parágrafo 4º do artigo 118 da Res. 311/07 “A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da enfermagem por um período não superior a 29 (vinte e nove) dias e será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores. ”
A ética na enfermagem está estritamente relacionada à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da área. Isso porque são pessoas que atuam nos cuidados a enfermos, crianças e idosos, ou seja, precisam trabalhar com respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos.
O código de ética de enfermagem é de grande importância para prestação de um serviço de qualidade.regendo tudo o que diz respeito a prestação de serviço de forma humana e com respeito a vida de acordo com os valores morais e princípios da profissão,além de apresentar aos profissionais e instutições um norte sobre direitos e deveres ela também ajuda a pontuar as normas de relação entre profissionais e colega,profissionais e instituição,profissionais e pacientes,junto aos interesses de toda a comunidade.
Respeite todas as confidencias que seus pacientes lhe fizerem durante o serviço. Jamais comente em público durante as horas de folga, qualquer incidente ocorrido no hospital nem de informações sobre seu doente. Qualquer pergunta que lhe for feita sobre os cuidados que ele recebe, bem como de suas condições atuais e prognosticas, por seus familiares, deverá ser relatada ao supervisor.
Evite maledicências – jamais critique seu supervisor ou seus colegas de trabalho na presença de outros funcionários ou dos enfermos.
Respeite sempre a intimidade de seus pacientes. Bata de leve á porta antes de entrar no quarto. Cubra-o antes de executar qualquer posição. Cuide para que haja sempre lençóis disponíveis para exames e posições terapêuticas.
Referências Bibliográficas
Site de pesquisa acessado no dia 07/06/2023
Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (souenfermagem.com.br)
Ética em Enfermagem: Categorização de Processos Legais - Biblioteca Virtual de Enfermagem - Cofen
resolucao_311_anexo.pdf (cofen.gov.br)
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina