Buscar

Apresentação 59 (1) (1)

Prévia do material em texto

Biotecnologia
Etec de Mauá
Técnico em Farmácia
Primeiro módulo
Professor Hélio de Campos
Biotecnologia: um pouco da história
Os estudos na área iniciaram em 6.000 a.C., a partir da fermentação para produção de bebidas a base de álcool. Após desenvolvida a técnica, passou-se a aplicar na produção de pães, iogurtes, vinagres, entre outros produtos. Já no século XVII, pesquisadores descobriram a existência de seres microscópicos, ou microrganismos responsáveis pela fermentação
Apesar de antiga, a biotecnologia surgiu em 1919 a partir da fabricação de explosivos e munições para guerras, além da descoberta da penicilina. A evolução da biotecnologia levou ao surgimento da engenharia genética, por exemplo, a partir de processos de clonagem e do sequenciamento de DNA. A partir dos estudos dessa área também são tratadas as células tronco e marcadores moleculares.
Qual é a função da biotecnologia? E as aplicações?
A biotecnologia possui um amplo espectro de aplicações. Nesta área, pode-se trabalhar com a manipulação de material biológico, visando melhorar a qualidade de alimentos, produzir medicamentos ou tornar mais eficaz o tratamento de doenças. O profissional busca aplicar os conhecimentos biológicos e químicos em novas tecnologias em diversas áreas, como saúde, alimentos, agricultura, química e ambiental.
Você encontra abaixo algumas atividades que o profissional de Biotenologia pode realizar:
Controle de crescimento microbiano em industrias farmacêuticas ou alimentícias;
Pesquisas sobre os efeitos de medicamentos e substâncias químicas em células humanas;
Pesquisas e estudos relacionados ao melhoramento genético;
Desenvolvimento de maneiras para combater microrganismos e bactérias que podem ser prejudiciais ao ser humano;
Pesquisas para encontrar novos tipos e variedade de plantas, mais resistentes;
Avaliação e prevenção de contaminação de solo e água;
Aprimoramento técnico no combate de pragas e doenças em lavouras e rebanhos;
Estudos e pesquisas para a utilização de microrganismos na produção de bens e produtos úteis para a população;
Desenvolvimento de processos biotecnológicos para o aprimoramento da agricultura;
Estudos relacionados ao uso de microrganismos na produção de vacinas, insulina e medicamentos.
Transplante de órgãos em animais;
Terapia gênica para tratamento de doenças graves como câncer e cardiovasculares;
Pesquisas em células-tronco;
Desenvolvimento de plástico biodegradável a partir de microalgas.
Em relação a aplicações da biotecnologia, há ainda um tipo de classificação por cores, conforme abaixo:
Biotecnologia vermelha: relacionada ao campo da medicina humana e animal. A cor é referência ao sangue;
Biotecnologia branca: ligada a processos industriais, para melhorar a sustentabilidade e eficiência;
Biotecnologia cinza: aplicada a áreas ambientais, na preservação do solo e ecossistemas;
Biotecnologia azul: estuda o fundo do mar;
Biotecnologia marrom: aplicada a soluções com base em formas de vida em locais pouco habitados;
Biotecnologia amarela: tem relação com a parte da alimentação;
Biotecnologia preta: aplicada ao desenvolvimento de armas biológicas.
A importância da biotecnologia para a sociedade
Como você pode ver, há inúmeras aplicações e funções dentro da área da biotecnologia. Em parceria com áreas como Microbiologia, Genética, Engenharia e Informática, a biotecnologia é importante em contribuições significativas para a sociedade, tais como:
Prevenção de doenças e diagnóstico precoce;
Redução de custos e otimização da produção industrial;
Aumento do rendimento agrícola.
Outro campo bastante relacionado é a biotecnologia e biossegurança. Em outras palavras, trata-se da redução de riscos devido a manipulação de organismos vivos em experimentos médicos e laboratoriais. Atualmente, há diretrizes e normativas para regular a manipulação de genes, a partir de protocolos internacionais. O objetivo é garantir a proteção do meio ambiente e a saúde dos seres humanos.
Onde um biotecnólogo pode trabalhar?
A biotecnologia é uma profissão relativamente nova no Brasil. Foi no ano de 2004 em que os primeiros profissionais da área entraram no mercado de trabalho nacional. Confira algumas das áreas de atuação desse profissional:
Agronegócios: Trabalhar com o aprimoramento de técnicas para o combate de pragas e doenças em rebanhos ou lavouras;
Saúde: Pesquisar o uso de microrganismos para a criação ou aprimoramento de vacinas e medicamentos. Trabalhar com a identificação de micróbios que causam doenças em laboratórios de análises clínicas ou em institutos de pesquisa. O profissional também pode atuar na prevenção, controle e combate de infecções hospitalares;
Meio Ambiente: O profissional da área pode trabalhar com estudo e pesquisa de processos biotecnológicos para a recuperação de água e solo, e também no aprimoramento da agricultura. Pesquisas relacionadas a poluição e contaminação de água, ar ou solo por microrganismos e a busca por novos biocombustíveis também pode fazer parte do seu dia a dia;
Indústria: O biotecnólogo pode atuar no acompanhamento da produção de alimentos e bebidas, que contenham microrganismos em sua composição, como por exemplo cervejas e queijos. Além disso, pode estudar novas matérias-primas para aprimorar a produção de biocombustíveis, trabalhar com genética. O objetivo é tornar o plantio mais eficiente, criar novas fórmulas para buscar a fermentação e obtenção de combustíveis orgânicos.
Possibilidades de carreira para o biotecnólogo
Bioinformática
A bioinformática é a área que une a biologia e a programação. Desse modo, é um segmento muito requisitado, com um grande campo de atuação. O profissional pode trabalhar no desenvolvimento de softwares para análise de dados gerados por sequenciamentos de material genético, como DNA e RNA, e também na criação de bancos de dados genômicos para hospitais, universidades ou indústrias.
Para quem tem interesse em trabalhar com modelagem computacional, a área de novos fármacos ou enzimas pode ser uma boa pedida. Afinal, hoje em dia eles são inicialmente testados in silico, ou seja, em programas de computador.
Melhoramento da produção agrícola
O profissional da área de biotecnologia pode atuar no melhoramento genético de plantas e no controle de pragas, se o seu desejo é trabalhar com a área agrícola.
Além disso, pode usar habilidades em biologia molecular e genética para auxiliar biólogos e engenheiros agrônomos na criação de plantas resistentes a pragas. Ou ainda, em plantas que não se faz necessário o uso de agrotóxicos. Pode até mesmo auxiliar na criação de plantas enriquecidas com vitaminas e minerais que podem suprir deficiências alimentares de quem as consome
Desenvolvimento de fármacos e de novas terapias
Quem tem interesse em trabalhar com a área de saúde humana pode optar pelo desenvolvimento de novos fármacos ou na criação de novas terapias. Isso porque o profissional da área tem um vasto conhecimento em biologia molecular e genética.
A área de biofármacos, que são medicamentos originados por processos biológicos para o tratamento de câncer e de doenças auto-imunes, estão em alta.
Desenvolvimento de cosméticos
Na indústria de cosméticos, o profissional pode atuar na realização de testes de formulação, estabilidade e toxidade. Além disso, pode trabalhar no isolamento e na identificação de novos compostos e extratos naturais para serem usados na produção de dermocosméticos. São os conhecimentos desta área de atuação que proporcionam a criação de cremes que, por exemplo, aumentam a produção de colágeno na pele, ou que trabalham como anti-rugas.
Consultor científico
O mercado de trabalho é tão amplo que também possibilita que o profissional de biotecnologia trabalhe realizando consultorias para empresas. Muitas empresas precisam de consultorias especializadas para otimizar processos, ou então para interpretar dados genéticos.
Os consultores científicos, também chamados de MSL, possuem um vasto potencialem indústrias farmacêuticas. O papel destes consultores é repassar o conhecimento científico sobre determinados fármacos para que os médicos apliquem os conhecimentos no seu dia a dia.
Consultor científico
O mercado de trabalho é tão amplo que também possibilita que o profissional de biotecnologia trabalhe realizando consultorias para empresas. Muitas empresas precisam de consultorias especializadas para otimizar processos, ou então para interpretar dados genéticos.
Os consultores científicos, também chamados de MSL, possuem um vasto potencial em indústrias farmacêuticas. O papel destes consultores é repassar o conhecimento científico sobre determinados fármacos para que os médicos apliquem os conhecimentos no seu dia a dia.
Área comercial e de marketing em empresas especializadas
Se você é formado na área, mas não deseja passar os seus dias em um laboratório, o mercado de trabalho também oferece oportunidades. Uma opção é trabalhar com marketing ou vendas em empresas especializadas. Você pode trabalhar em empresas que façam a venda de insumos agrícolas, químicos, farmacêuticos e até mesmo empresas que vendam equipamentos para laboratórios ou biorrefinarias.
Mercado de trabalho e salários
Há milhares de empresas que atuam em algum campo da biotecnologia, dentre elas indústrias, centros de pesquisas e laboratórios. Além disso, universidades e empresas públicas também empregam este profissional. A perspectiva de crescimento também é boa, e os salários, bem atrativos.
Vamos falar agora sobre biotecnologia salário. De acordo com levantamento do portal Salarios.com.br, um biotecnólogo ganha em média R$ 2.918,83 no Brasil, para uma jornada de 40 horas semanais. A média foi calculada a partir de um total de 796 salários de profissionais contratados e desligados na área entre maio de 2021 e abril de 2022.
Segundo o mesmo levantamento, o perfil profissional mais comum de biotecnólogo é de trabalhador de 24 anos, com formação superior em biotecnologia, Farmácia ou Química. São Paulo (SP) é a cidade com mais oportunidades para biotecnólogos.
É importante ressaltar que os salários podem variar bastante de acordo com o campo de atuação do profissional, seja em laboratórios, em empresas de pesquisa e desenvolvimento, ou indústrias químicas, farmacêuticas, cosméticas e alimentícias.
Biotecnólogos concursados também podem encontrar um bom salário na rede pública. Além disso, ainda podem contar com um plano estruturado de desenvolvimento de carreira.
Biotecnologia: um campo de muitas oportunidades
Como você pode ver, a biotecnologia é uma área vasta e com várias possibilidades de atuação profissional. Se você pretende investir neste segmento, um caminho para começar é fazer um curso de graduação. Na plataforma do Vai de Bolsa você tem acesso a uma busca por cursos em instituições de ensino renomadas e na sua cidade. Veja abaixo alguns cursos de graduação que podem ser realizados para iniciar na área da Biotecnologia:
Ciências Biológicas
Biomedicina
Química
Farmácia

Mais conteúdos dessa disciplina