Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

TRABALHO SENAI: CURSO ELETROMECÂNICA
ALUNA: MICHELE BORGES DA SILVA 
DDS
 Uso de Adornos no Trabalho
Geralmente, as pessoas costumam utilizar anéis, pulseiras, correntes, relógios, entre outros acessórios. Porém, a utilização desses adereços no ambiente de trabalho pode ocasionar graves acidentes de trabalho.
Dessa forma, verifica-se a importância de realizar o Diálogo Diário de Segurança (DDS) sobre o uso de adornos no trabalho, a fim de conscientizar os trabalhadores sobre a sua utilização e demais procedimentos de segurança do trabalho, contribuindo para prevenção de acidentes de trabalho.
O que são adornos?
 O visual, apresentação e estilo fazem parte da personalidade de todas as pessoas e isso, sem dúvidas, envolve os gostos pessoais, roupas e acessórios que compõem a identidade. Capazes de deixar a pessoa mais à vontade para participar de um grupo e integrar-se a uma situação ou local.
 Em alguns momentos, os acessórios ou adornos utilizados podem ser prejudiciais, apresentando risco de acidente e até de contaminação por meio de agentes químicos e biológicos no exercício da função ou atividade profissional, o que requer algumas medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
 Mas antes de prosseguirmos, você sabe o que são adornos? Podemos considerar que são acessórios e ornamentos usados para enfeitar e embelezar, onde os principais são:
Correntes;
Pingentes;
Colares;
Relógios;
Brincos;
Pulseiras;
Anéis; e
Piercings.
Enquadrados na categoria, independente do material, espessura ou significado de utilização, as alianças de casamento e compromisso também são considerados adornos, devendo ser retirados durante a realização da tarefa para evitar acidentes e lesões graves.
O mesmo vale para os cabelos longos, soltos e peças de roupa que podem interferir no trabalho, como mangas largas e longas, gravatas, cintos, cordões de chaves ou crachá e outros similares que devem ser presos corretamente.
Por que os adornos apresentam risco no trabalho?
 Os adornos podem abrigar substâncias tóxicas ou microrganismos (bactérias, vírus, fungos e alguns parasitas) prejudiciais à saúde.
Inclusive, nos serviços de alimentação é proibido o uso de adornos, com o objetivo de evitar a contaminação dos alimentos.
 Portanto é preciso considerar determinados fatores, como por exemplo, se existe alguma máquina ou equipamento com partes móveis, pois isso favorece que algum dos adornos se prenda a essas partes, causando ferimentos, mutilações ou até a morte do trabalhador.
Como evitar acidentes com o uso de adornos?
 Para evitar acidentes relacionados ao uso de adornos, algumas medidas simples devem ser tomadas. Portanto, confira abaixo algumas dicas do que fazer para garantir a segurança durante a exercício da função:
Antes de iniciar a atividade laboral, retire aliança, anéis, relógios, brincos, correntes e outros que possam causar contaminação, enroscar ou prender na máquina ou equipamento de trabalho;
Retire os adornos, mesmo que por baixo do EPI, como luvas, por exemplo;
· Prenda os cabelos caso sejam longos e busque uma forma confortável de trabalhar;
· Caso use crachá, evite os cordões e se possível use somente o prendedor direto na roupa ou coloque no bolso da camisa (caso tenha);
· Utilize blusas com mangas em tamanho adequado, sem sobras de panos;
· Se usar cinto, prenda-o corretamente na fivela e passadores de calça;
· Amarre os cadarços de sapatos de forma adequada, evitando sobras de fios;
· Evite sapatos abertos e que exponham os pés durante o exercício da função;
· Caso haja exposição a agentes biológicos e químicos, lave as mãos corretamente antes de colocar os adornos após o horário de trabalho;
· Sempre que for lavar as mãos, retire anéis, pulseiras, relógios e outros que impeçam a higienização, bem como, contribuam para o acúmulo de microorganismos, quando não secados corretamente; e
 Conheça os principais riscos existentes no seu ambiente de trabalho, afinal, isso ajudará na manutenção da sua saúde e bem-estar no trabalho.
 F-SMS-009 Lista de durabilidade de EPI e uniforme
 Não use roupa muito folgada, gravata, cinto solto e mangas compridas, pois estas constituem perigo quando usadas em trabalhos que tenham peças em movimento, onde possam se enroscar.
 Não use relógios de pulso, braceletes, correntes, anéis, Objetos de Adornos, etc, em trabalhos com certos equipamentos e no manuseio de material.
 Analise o risco.
 Os calçados devem ser adequados á atividade.
 Não use tênis, sandálias, etc, nas operações de montagens industriais ou em fábricas. Use somente calçados de segurança.
 Nada de pulseiras, anéis, alianças, relógios de pulso, pulseiras, brincos, piercings expostos, correntes, colares, presilhas, broches, objetos de adorno, gravatas ou mesmo crachás pendurados com cordão. É o que determina a Norma Regulamentadora nº 32 (NR-32), sobre Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, em especial com relação aos riscos biológicos.
Lembrem-se, pequenos detalhes podem provocar graves acidentes!

Mais conteúdos dessa disciplina