Buscar

Tarefa_epidemiologia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE ARTES CIÊNCIA E HUMANIDADES
ANÁLISE DA PESQUISA EPIDEMIOLÓGICA: PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ESCOLARES DE DIFERENTES CLASSES SOCIOECONÔMICAS EM REVIFE, PE 
GEISLAINE LUCENA FARIAS NºUSP: 8924
HENRIQUE FERREIRA DA SILVA NºUSP: 8924871
JÚLIA BEATRIZ EVARISTO NºUSP: 8924801
SÃO PAULO
02/2014
 
 O referido estudo tem como objetivo fazer a comparação entre sobrepeso e obesidade em estudantes distintos pelo nível socioeconômico. Tendo em vista a escassez de dados obtidos em pesquisas epidemiológicas locais, e o aumento progressivo da prevalência da obesidade infantil como justificativa para tal. 
 Sustenta-se a hipótese de que o aumento das taxas de sobrepeso e obesidade infantil estão mais embasados no status socioeconômico do que nas interferências geográficas e étnicas, estimando uma maior prevalência nas áreas urbanas e em família com alto padrão social e financeiro.
 Detalhando a pesquisa epidemiológica apresentada, podemos definir o seu objeto de estudo, sendo este 515 crianças de ambos os sexos na faixa etária escolar (6 a 10 anos), sendo 332 provenientes de uma escola da rede privada de Recife, PE (Colégio Marista São Luiz) e 183 de uma comunidade de baixa renda (Comunidade Campo do Banco). Sendo realizada em 1999 na cidade de Recife, capital de Pernambuco, no Nordeste do país, recebida para publicação no dia 15 de março de 2001, e aceita para publicação no dia 10 de junho do mesmo ano.

Mais conteúdos dessa disciplina