Buscar

Gestão de Projetos: Luz em Sete Tons

Prévia do material em texto

DD070-Introduçãoà gestão de Projetos
AtividadePrática
Programa de estudos: 
Nome completo: Jailson Luiz da Silva
Data: 24/05/2023
Orientações a serem consideradas para o desenvolvimento da atividade
Tipo de fonte: Arial.
Tamanho: 11 pontos.
Espaçamento entre linhas: 1,15
Alinhamento: Justificado.
A atividade prática deve ser realizadaneste documento Wordseguindo as normas de apresentação e edição no que diz respeito às citações e referências bibliográficas (verhttps://www.normativa-academica.info/es/normativa-estilo-apa/).
La A entrega deve ser feita pelo ícone de atividade, baseando-se no estudo dos materiais da disciplina e em outras fontes que você considerar oportuno consultar.
Por outro lado, lembre-se de que existem critérios de avaliação que são considerados extremamente importantes que os estudantes sigam. Para mais informações, consulte a rubrica da atividade, incluída no documento “Avaliação da disciplina” disponível neste Campus Virtual.
Atividade
Quem está cursando esta disciplina provavelmente já participou de modo mais ou menos formal de um projeto ou pelo menos teve contato próximo com algum.
Neste Caso Prático, convidamos vocês a compartilharem a análise das atividades desenvolvidas em um projeto em que participaram ou que conhecem de perto. Também pediremos que façam uma diferenciação com base na fase correspondente a cada atividade.
INSTRUÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PRÁTICA
A partir de um projeto em que você participou, conhece ou com o qual teve contato, desenvolva os elementos específicos de seu planeamento e gestão.
A descrição das atividades/ações/tarefas deve ser a mais completa possível. Você deve demonstrar uma compreensão clara das fases do projeto relacionadas aos tipos de atividades e tarefas que devem acontecer em cada instância.
Extensão de 3 a 4 páginas.
Título do projeto: LUZ EM SETE TONS 
Objetivo geral do projeto: Desenvolvimento de atividades e a produção de material didático com a temática Luz para a Educação Infantil, a ser divulgado inicialmente na cidade de Natal-RN. 
Resultados esperados do projeto:
· promover o fortalecimento teórico dos estudos que embasam ações de educação científica voltadas para a Educação Infantil; 
· gerenciar produtos educacionais para introdução ao conhecimento científico que possam ser utilizados por professores da Educação Infantil e Fundamental; 
· constituir um embrião de um grupo de pesquisas sobre a inserção das Ciências na Educação Infantil; 
· possibilitar a problematização e experimentação das novas mídias e linguagens; 
· invistir na investigação das potencialidades e dos artefatos educacionais produzidos e utilizados (podcasts, aplicativos para smartphones, videoaulas, portais web, fascículos, livros, peças de teatro, roteiros de vídeos, redes sociais para educação,etc);
Ações que devem corresponder a cada processo, com base na seguinte matriz:
	Grupo de processos
	Atividades/Tarefas/Ações
	Início
	
	Planejamento
	
	Execução
	
	Monitoramento e controle
	
	Encerramento
	
Início
Desenvolvimento de atividades e produção de material didático com a temática ‘Luz para a Educação Infantil’.Elaboração, desenvolvimento, produção e/ou aquisição de materiais, equipamentos, vídeos, material impresso, softwares, jogos, experimentos, etc.
Instituição de execução do projeto: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN 
Instituição Parceira na execução do projeto: Núcleo de Educação da Infância – NEI - CAp/UFRN 
Home Page da Instituição de Execução do Projeto: www.ifrn.edu.br / http://www.nei.ufrn.br/ 
Nome do Coordenador do Projeto: Jacques Cousteau da Silva Borges http://lattes.cnpq.br/1988820873125145 
Área temática: Tecnologias Educacionais LINHA DE APOIO LINHA 2
Link termo de aceite CNPq: goo.gl/j648yp
Conforme a página oficial (www.light2015.org), no dia 20 de dezembro de 2013, a 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (InternationalYearof Light and Light-based Technologies – IYL 2015). 
O Ano Internacional da Luz é, portanto, uma iniciativa que visa destacar a importância da luz, bem como das tecnologias ópticas na vida da sociedade, assim como apontar caminhos para o desenvolvimento da tecnologia neste campo. Essa é uma oportunidade única para se inspirar, para se educar e para se unir em escala mundial.
Dessa forma, todos foram chamados a dar atenção especial ao tema neste ano de 2015. Diversas Universidades e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia abraçaram a causam e realizaram diversas atividades, seja no desenvolvimento de 3 material instrucional tradicional, mídias digitais ou palestras de educação científica. 
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, por meio de sua licenciatura em física, em conjunto com o mestrado profissional em ensino de Física, ao longo de ano de 2015, realizaram atividades pontuais correlacionadas ao ano Internacional da Luz. Embora essas atividades tenham como foco a formação de professores para o público de ensino médio, concentrado na faixa etária de 14 a 18 anos. Em 2016 e 2017, pretende-se abordar esses temas sob a perspectiva da educação infantil, cientes de que apresentar a Física e as ciências da natureza a este público implicará em importantes frutos para o futuro da educação do nosso país. Portanto, como Objetivo Geral deste projeto tem o desenvolvimento de atividades e a produção de material didático com a temática Luz para a Educação Infantil, a ser divulgado inicialmente na cidade de Natal-RN (aproximadamente 800 mil habitantes) para tal, foram elaborados os seguintes Objetivos específicos: 
· Realizar o estudo de referencial teórico para o ensino de ciências na educação infantil.
· Estruturar as atividades experimentais a serem desenvolvidas, em um total de sete atividades.
· Estruturar as atividades artísticas fundamentadas em técnicas de iluminação; 
· Produzir vídeos referentes as atividades desenvolvidas, tanto de divulgação de resultados como de vídeos didáticos.
· Desenvolver, por meio de plataformas digitais, alguns conteúdos por meio de simulações. 
· Aplicar e analisar os produtos educacionais desenvolvidos em parceria com o NEI-CAp/UFRN, escola de Educação Infantil de referência no Estado.
Planejamento
O projeto Luz em sete tons será desenvolvido por docentes e estudantes de graduação e pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, em parceria com os docentes e estudantes de graduação e/ou pós-graduação do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – NEI-CAp/UFRN. 
De forma sistemática, serão desenvolvidas sete atividades, cada uma delas relacionadas a uma cor da representação clássica do espectro visível, popularmente denominadas de “cores do arco-íris”. 
Cada atividade obedecerá a seguinte ordem de desenvolvimento: 
1. Elaboração inicial da atividade proposta pelo IFRN e NEI-CAp/UFRN 
2. Apresentação da proposta aos docentes das turmas do NEI-CAp/UFRN
3. Adaptação da proposta para o público infantil 
4. Realização da atividade preferencialmente no NEI-CAp/UFRN 
5. Elaboração do vídeo e do material de divulgação
6. Elaboração de material instrucional e/ou interface computacional 
7. Disponibilização do material para as demais escolas de educação infantil 
8. Feedback do material desenvolvido
As setes atividades inicialmente propostas são as seguintes na figura 01:
Figura 01
O projeto será desenvolvido ao longo de 24 meses pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, em parceria com os docentes do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – NEI-CAp/UFRN. 
O Instituto Federal de educação ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte é uma instituição com mais de 100 anos de atuação no ensino, em particular o ensino técnico e profissionalizante, mas quepossui atuação no ensino superior de cursos de licenciatura desde 2002, quando foi criado a licenciatura em física no então CEFET-RN. Com quase 14 anos de atuação, essa licenciatura em física tem se consolidado como um referencial para o ensino de física no Estado, tanto que em 2013, foi aberta a primeira turma de mestrado nacional profissional em ensino de Física, em parceria com a Sociedade Brasileira de Física, que gerencia o mestrado em diversos polos de atuação.
O setor de Física do IFRN conta com 07 Laboratórios: 
1. Laboratório de Mecânica 
2. Laboratório de Ondas e Óptica 
3. Laboratório de Fluidos e Termodinâmica 
4. Laboratório de Eletromagnetismo 
5. Laboratório de Física Moderna
6. Laboratório de Informática aplicada ao ensino de Física 
7. Laboratório de Energia solar e alternativo
Detalhamento da equipe executora:
Os docentes do IFRN e NEI-CAp/UFRN, formam uma equipe interdisciplinar, que irá discutir e estruturar as atividades do projeto, com diversos olharas sobre o tema. Conta com colaboradores de apoio técnico na execução das mais diferentes atividades. 
NOME - FUNÇÃO - Área de Formação 
01 Jacques Cousteau da Silva Borges, DSc Coordenador Física 
02 Manoel Leonel de Oliveira Neto, DSc Colaborador Física 
03 Samuel Rodrigues Gomes Júnior, DSc Colaborador Física 
04 Nayde Solange Garcia Fonseca, DSc Colaborador Ed. Artística 
05 Maria de Fátima Araújo, DSc Colaborador Pedagogia 
06 Naire Jane Capistrano Colaborador Pedagogia 
07 Amadeu Albino Júnior, MSc Colaborador Física 
08 Geraldo Felipe de Souza Filho, MSc Colaborador Física 
09 Flávio Urbano da Silva, MSc Colaborador Física 
10 Maria da Glória F. N. Albino, MSc Colaborador Biologia 
11 Edna Maria da Silva, Esp Colaborador Pedagogia 
12 Jailson Luiz da Silva, Bel Apoio Técnico Eletrotécnica 
13 Maxwell Pedro de Lima, Bel Apoio Técnico Química 
14 Waldinete Emereciano S. da Câmara,Esp Apoio Técnico História.
Execução
Na execução temos o grupo de trabalho do Simulab, no IFRN, ainda atua no desenvolvimento de jogos digitais e aplicativos de ensino para plataformas móveis de comunicação. Esses membros atuarão no projeto fornecendo o suporte da ferramenta computacional em ações especificas, principalmente onde determinados conceitos não são alcançáveis através de experimentos para um público infantil, como é o caso da atividade “violeta”: a Luz que não se vê. O IFRN possui todo o suporte para o desenvolvimento dessas atividades em seu laboratório de Informática aplicada ao ensino de Física.
O Laboratório conta ainda com diversos instrumentos óticos de observação celeste, desde lunetas simples até modernos telescópios, inclusive dois modelos com movimentação automática e câmera de vídeo para conectar a um computador ou projetor, permitindo que um grande número de pessoas possa observar simultaneamente. O grupo de professores têm se dedicado ao desenvolvimento de diversas 8 atividades no Estado do Rio Grande do Norte, voltadas ao ensino. Tais atividades foram agrupadas em um único portal, chamado de iFísica.org, mas podemos destacar aqui duas ações de relevância para este projeto: Mago da Física e Simulab.
O Núcleo de Educação da Infância – Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN) é uma instituição com 36 anos de atuação no ensino da infância, em particular o ensino na Educação Infantil, mas a partir de 2007 passa a atuar com os anos iniciais do Ensino Fundamental conforme regulamentado pela Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. O Ensino possibilita que as crianças sejam atendidas em suas especificidades em um ambiente de respeito e cooperação, propiciando a ampliação do conhecimento de si e do mundo – aprendendo sobre diferentes linguagens, tradições culturais, brincadeiras, e as ciências. O NEI-CAp/UFRN atua como campo de estágios supervisionado e observação para alunos dos cursos de graduação da UFRN; recebe bolsistas do curso de Pedagogia 11 e Licenciaturas afins que tenham interesse em vivenciar a prática docente na educação Infantil e Ensino Fundamental. Os professores da instituição orientam trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação, além de desenvolver parcerias, coordenando e ministrando disciplinas nos cursos de aperfeiçoamento e especialização
Monitoramento e controle
Em face do fato de que vivenciamos um tempo em que Ciência e Tecnologia estão cada vez mais presentes nos diferentes espaços-tempos, em que um grande desafio que se coloca para a formação de cidadãos críticos e aptos a atuar numa sociedade fundamentalmente dependente de informação e conhecimento científico, esperamos que este projeto: 
· promova o fortalecimento teórico dos estudos que embasam ações de educação científica voltadas para a Educação Infantil;
· gere produtos educacionais para introdução ao conhecimento científico que possam ser utilizados por professores da Educação Infantil e Fundamental; 
· constitua um embrião de um grupo de pesquisas sobre a inserção das Ciências na Educação Infantil; 
· possibilite a problematização e experimentação das novas mídias e linguagens; 
· invista na investigação das potencialidades e dos artefatos educacionais produzidos e utilizados (podcasts, aplicativos para smartphones, videoaulas, portais web, fascículos, livros, peças de teatro, roteiros de vídeos,redes sociais para educação, etc.);
· promova a avaliação dos impactos da introdução de elementos científicos na formação dos estudantes a longo prazo. 
· produza e dissemine informações de qualidade que possam vir a servir enquanto ferramentas para professores da Educação Infantil e pesquisadores na área.
Segue planilhas de detalhamentos do projeto páginas 21 e 22 do projeto figura 02 e 03 respectivamente:
Figura 02
Figura 03
Encerramento
Os Indicadores de avaliação esperam-se que o projeto produza resultados em duas frentes. Divulgação: 
· Criação do site Luz em sete tons (http:// luzem7tons.ifisica.org); 
· Produção de 7 fascículos nas cores do arco-íris, descrevendo as práticas que o professor deve abordar com as crianças; 
· Produção de vídeos de sensibilização para induzir as práticas em sala de aula (1 vídeo para cada prática proposta);
· Organização de oficinas voltadas ao público escolar (mínimo de 2 por ano) com convidados, destinadas a professores que atuarão como multiplicadores; 
· Produção de peças de teatro das sombras (mínimo de 1 por ano);
· Criação de aplicativos para web destinado a crianças de 3 a 5 anos e 11 meses. Pesquisa: 
· Organização de encontros dos pesquisadores do NEI-CAp/UFRN e IFRN (1 por ano); 
· Participação de eventos científico-culturais com apresentação de trabalhos completos (pelo menos 2 por ano); 
· Publicação de artigos em periódicos (pelo menos 1 por ano); 
· Publicação de livro impresso com os resultados dos experimentos interativos e pesquisa (1 ao final do projeto);
Qual foi o aprendizado mais importante que você obteve com a disciplina e como isso contribui para sua prática profissional? Faça um mapa mental, mapa conceitual, esquema ou diagrama a esse respeito (extensão de 1 página).
O gerenciamento de riscos em projetos é um conjunto de ações que tem o objetivo de aumentar as chances de um projeto ser concluído com sucesso.Combase no PMBOK 6ª edição, onde avaliar os riscos para poder fortalecer as práticas de implantação do projeto.
Nota-se que é um processo cíclico que é necessário identificar e estimar os riscos avaliando os momentos de elaboração do projeto, conforme figura 04.
Os grupos de processos de acordo com o conteúdo da matéria de introdução à gestão de projetos (PMBOK) informa que o risco e suas etapas de planejamento:
1. Planejar a gestão de riscos
2. Identificar os riscos
3. Efetuar a análise qualitativa de riscos
4. Efetuar a análise quantitativa de riscos
5. Planejar a resposta de riscos
6. Controlar os riscos
Figura 04 (autor)
 (
Estimativa de Risco
) (
Identificar e Estimar o Risco
Avaliar o risco
 Regular o risco
S
rIS
)
Bibliografia:
Guia PMBOK® 6a.ed.– EUA: Project Management Institute, 2017.BORGES, Carlos;ROLLIM, Fabiano.
Borges, J. C. S. (2015). LUZ EM SETE TONS- Desenvolvimento de atividades e produção de material didático com a temática Luz para a Educação Infantil- acesso em 24/05/2023- (Link termo de aceite CNPq: goo.gl/j648yp).
12
image1.png
image2.png
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina