Buscar

Correlação entre APC e Forças de Corte

Prévia do material em texto

Estudo de Caso Usinagem de Materiais
Um engenheiro mecânico, analisando as forças de usinagem de um processo de torneamento, notou que, aumentando a velocidade de corte, a força de usinagem diminuía, contudo, em um certo ponto, a força apresentava um pico e depois voltava a diminuir. Intrigado, o engenheiro foi pesquisar e percebeu que esse pico estava associado à formação de APC.
Com base nesse caso, discuta sobre a correlação entre a APC e as forças de corte.
Discussão
	A aresta postiça de corte (APC) é uma porção de material que fica aderida na superfície de saída da ferramenta próxima a ponta da ferramenta. A APC ocorre durante a usinagem de materiais dúcteis em uma faixa de velocidades relativamente baixas. 
	A presença da APC produz uma afiação mais aguda na ponta da ferramenta, facilitando o cisalhamento do cavaco e reduzindo assim a força de usinagem. Dessa forma, as baixas forças de usinagem na presença da APC ocorrem devido à diminuição da área de contato, que neste caso acontece entre o cavaco e a APC. Esta aresta postiça desaparece com o aumento da temperatura, devido a uma velocidade de corte maior. No momento que a APC é diminuída, consequentemente as forças de corte aumentam até um ponto máximo, no qual a força começa cair novamente pelo efeito do aumento da temperatura, que atua como facilitador do corte.
Graduando André Luis Wolf
Polo São Mateus do Sul

Mais conteúdos dessa disciplina