Buscar

Prévia do material em texto

Ellen White e as irmãs adventista contemporâneas dela se portavam em conformidade com o princípio de modéstia cristã que se pode extrair de 1 coríntios 11:6? A resposta é sim! Contudo não por utilizar um véu de tecido. O véu de pano não é o objeto exclusivamente único e obrigatório para tal, porém necessariamente não seria um objeto errado, no entanto o véu de tecido pode proporcionar choque entre culturas, crenças e costumes ao longo das épocas, o que trará descrédito a obra tanto agora como naquele tempo. 
A lição de modéstia cristã que podemos retirar de 1 coríntios 11:6 pode ser vivida e praticada diariamente pelas mulheres com o simples ato de prender os cabelos em público com o objetivo de deixa-las discretas (Mas nunca sendo isso feito como um ritual de formas exteriores farisaicas sem sentido). Já que qualquer tipo de cabelo feminino (crespo, cacheado, ondulado e liso) estando compridos e soltos faz com que a mulher naturalmente se torne sexualmente atraente, mesmo que essa mulher não tenha essa intenção.
Podemos notar que em nenhuma foto se vê Ellen White com cabelos soltos.
Bem provável que Ellen White não tenha adotado essa prática através do texto Bíblico citado já que ela nunca se referiu a ele em seus escritos. Porém a conduta de modéstia cristã é evidente. 
Esse ensino e lição espiritual pode ser provado da seguinte maneira:
A BÍBLIA King James ou no original Grego no verso de 1 coríntios 11:6 não usa a palavra véu com o significado literal para véu de pano (tecido) como usada no verso de 2 coríntios 3:13, pelo contrário usa simplesmente a palavra “cobrir” do grego g2619 Strong's Concordance que significa "cover" em inglês. 
No dicionário Webster 1828 entre os vários significados de cover está também: 
 COVER, noun
1. Any thing which is laid, set or spread over another thing; as the cover of a vessel; the cover of a bed.
1. Qualquer coisa que é disposta, por ou espalhada sobre outra coisa; como a cobertura de uma embarcação; a cobertura de uma cama.
2. Any thing which vails or conceals; a screen; disguise; superficial appearance. Affected gravity may serve as a cover for a deceitful heart.
2. Qualquer coisa que vela ou esconde; uma tela; disfarce; aparência superficial. Situação grave afetada pode servir como uma cobertura para um coração enganoso.
3. Shelter; defense; protection. The troops fought under cover of the batteries.
3. Abrigo; defesa; proteção. As tropas disputa debaixo da cobertura das baterias.
4. Concealment and protection. The army advanced under cover of the night.
4. esconderijo e proteção. O exército avançou debaixo da cobertura da noite.
5. Shelter; retreat; in hunting.
5. Abrigo; retiro; em caça.
15. To disguise; to conceal hypocritically.
15. Disfarçar; Esconder hipocritamente.
16. To include, embrace or comprehend. This land was covered by a mortgage.
16. Incluir, abranger ou compreender. Esta terra foi coberta por uma hipoteca
Cover tem o significado de cobrir, esconder, disfarçar, velado, abrigado, retido, protegido, etc. e não necessariamente com outro objeto literalmente físico. Por exemplo uma hipoteca não cobre um terreno literalmente como um véu de pano literalmente faz se disposto em cima de um pedaço de terra. Desta forma entendemos que pelo fato de que a palavra grega em 1 coríntios 11:6 não é há mesma literal palavra que significa um véu de pano, então também o cumprimento desta ordem não se obedece utilizando unicamente um véu de pano, Já que o simples ato de prender os cabelos faz com que já estejam: Cobertos, escondidos, disfarçados, velados, abrigados, retidos, protegidos.
Concluindo: O princípio de modéstia cristã que pode ser extraído de 1corintios 11:6, para ser aplicado na vida prática diária, não precisa necessariamente de um véu de pano (um tecido), mas pelo prender os cabelos em público com o objetivo e de forma que deixe a mulher mais discreta, sem à tornar sexualmente atraente através dos cabelos longos e soltos. Esse é um princípio de modéstia cristã que se extrai através de uma aplicação Bíblica em forma de lição espiritual para nossos dias, porém não é um mandamento explícito que implica em prova de comunhão isso porque o Espírito de Profecia nunca apresentou esse texto de tal forma, assim é evidente que trata de uma escolha pessoal baseada em modéstia cristã e bom senso extraída do estudo inteligente das escrituras. 
image1.jpeg
image2.jpeg