Buscar

A Vida e Suas Formas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é a vida
A vida é um fenômeno existente (tanto quanto sabemos) apenas na Terra. A “vida” é o título dado para separar as coisas que são capazes de funcionar por si mesmas de objetos materiais como rochas e água.
Todos os seres vivos da Terra são coletivamente conhecidos como organismos. Há uma série de funções que são essenciais para que algo seja considerado um organismo. Estes incluem movimento, respiração, sensibilidade, crescimento, reprodução, liberação de resíduos e o consumo de alimentos.
A vida evoluiu para uma incrível variedade de formas. Os seres humanos pertencem ao grupo mais avançado de organismos, os animais. Outros organismos de nível superior incluem plantas e fungos.
Formas de vida mais primitivas incluem grupos microscópicos, como bactérias e arqueas. Os vírus são um grupo incomum porque não conseguem reproduzir sem o uso de uma célula hospedeira. Como tal, os vírus são classificados por alguns biólogos para viver e por outros para não serem.
Células: a unidade fundamental dos seres vivos
Todos os seres vivos são construídos a partir de estruturas microscópicas chamadas células. Uma célula tem o potencial de sustentar a vida e é a estrutura mais simples capaz de fazê-lo.
Embora a vida tenha evoluído para organismos multicelulares há muito tempo, a maioria da vida na Terra permanece como organismos unicelulares.
Bactérias, arqueas, protistas e muitos fungos têm apenas uma célula e são capazes de sobreviver e se reproduzir em uma grande variedade de maneiras que deixa as plantas e os animais envergonhados.
As células geralmente são divididas em duas categorias principais: células procarióticas e eucarióticas. As células procarióticas são encontradas apenas em organismos microscópicos, como bactérias e arqueias. As células eucarióticas são encontradas em organismos mais avançados, como animais, plantas e fungos.
A principal diferença entre os dois tipos de células é que as células eucarióticas têm um núcleo que contém o DNA da célula e possui estruturas especializadas chamadas organelas.
As organelas desempenham funções específicas, como a fotossíntese e a produção de proteínas. Nas células procarióticas, o DNA não está encapsulado dentro de um núcleo e as organelas estão faltando.
As células de um organismo para o próximo sempre variam, mas muitas vezes têm muitas semelhanças. Quase todas as células contêm DNA e são cercadas por uma membrana; e desempenham funções semelhantes, como a respiração e a produção de proteínas.

Mais conteúdos dessa disciplina