Buscar

Técnicas Radiológicas: MMSS e Abdome

Prévia do material em texto

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS: 
PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO
O tecnólogo deve rever e comparar a radiografia com um padrão para determinar o quão próximo da imagem ideal foi conseguido
Cada chassi ou porta-filme deve ter um marcador em seu exterior, indicando a área onde a identificação do paciente será radiografada.
Cada serviço vai padronizar a identificação radiográfica dentro de seus critérios, sendo necessário conhecer a padronização de cada serviço.
EXAMES RADIOLÓGICOS 
DOS MEMBROS SUPERIORES (MMSS) E ABDOMEN
Os tendões flexores, que dobram ou fletem os dedos, têm origem no epicôndilo medial do úmero e região proximal da ulna. Na região distal do antebraço, os músculos dão lugar aos tendões, que são considerados “cordas” que ligam os músculos aos ossos, fazendo com que as articulações dobrem. 
As lesões dos flexores dos dedos apesar de não serem exatamente comuns, são bastantes debilitantes para os pacientes e para a sociedade.
Também conhecida como síndrome do impacto do ombro, ocorre quando há uma lesão nas estruturas que ajudam a estabilizar essa região. 
Os principais sintomas são:
Dor no ombro.
Dificuldade ou fraqueza para levantar o braço.
Inchaço.
Dificuldade de colocar o braço atrás do corpo, para se vestir ou pentear os cabelos. 
Exames de raio-X e ultrassonografia são úteis na confirmação do diagnóstico. Alguns casos podem requerer uma avaliação por ressonância magnética. 
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png

Mais conteúdos dessa disciplina