Buscar

Atos Administrativos e Disciplina

Prévia do material em texto

ATO ADMINISTRATIVO:
Manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que tem por objeto constituir, declarar, confirmar, alterar ou desconstituir uma relação jurídica, entre ela e os administrados ou entre seus órgãos e entidades.
Poder Hierárquico: poder conferido ao administrador para distribuir e escalonar as funções dos seus órgãos, ordenar e rever os atos praticados por seus agentes, estabelecendo uma relação de hierarquia e subordinação.
Poder Disciplinar: poder conferido ao administrador para controlar o desempenho das funções administrativas e o comportamento interno dos seus agentes, punindo-os pelas faltas apuradas.
COMUNICAÇÃO DISCIPLINAR
Lei 14.310/02 – MAPPAD – ICPM Nr 01/05
Deve ser escrita, dirigida à autoridade competente, acerca de fato contrário à disciplina militar;
Instrumento adequado para que o militar estadual leve ao conhecimento da autoridade competente fato contrário às normas legais, praticado por subordinado ou militar mais moderno.
Características: clara, concisa e precisa, não devendo constar artigos e incisos do CEDM infringidos;
Conteúdo: citar pessoas envolvidas, local, data, hora, circunstâncias do fato, vedado comentários pessoais;
É imprescindível verificar se foram observados todos os requisitos legais. A ausência desses dados na CD não caracterizará nulidade do ato, mas mera irregularidade, se a administração providenciar para que o comunicante adapte o texto antes da confecção do libelo acusatório.
Prazo para apresentação: 05 dias úteis da observação ou do conhecimento do fato;
ENCAMINHAMENTO
A comunicação disciplinar deverá ser encaminhada ao chefe direto do acusado, sendo este, no mínimo nível de Pelotão, com a brevidade possível;
Envolvimento (ambos envolvidos) de PM de UEOp distintas:
Mesmo comando – encaminhar à UDI;
Comandos distintos - encaminhar à CPM.
NOTIFICAÇÃO
Cabe à administração, através da SRH, Secretaria etc, providenciar elaboração da notificação formal contendo incisos e/ou artigos do CEDM infringidos pelo militar, devendo-se amoldar a conduta praticada aos incisos transgressionais previstos na Lei.
A notificação ao acusado seguirá o molde previsto na IRH nº 310/04-DRH, devendo conter uma sintese do fato e os artigos/incisos, em tese, infringidos do CEDM, sob pena de nulidade.
DEFESA
As RED podem ser elaboradas pelo próprio PM ou por defensor devidamente constituído (advogado ou militar mais antigo).
Prazo de defesa – 05 dias úteis.
O PM que não apresentar suas RED dentro do prazo legal será considerado revel (termo de revelia), devendo-se constituir defensor “ad hoc” – DIREITO DE DEFESA É INDISPONÍVEL.
DISPOSIÇÕES GERAIS
Remessa à autoridade competente para decisão, com análise e parecer do Chefe da SRH, se necessário.
Não pode existir prévio parecer na documentação encaminhada ao CEDMU.
A notificação do militar deve ocorrer após a publicação do enquadramento disciplinar e é critério imprescindível para se estabelecer o início do prazo recursal.
Só será efetivada (ATIVADA) a sanção depois de decorrido o prazo recursal ou solucionado o recurso pendente.
É irregular o superior que presenciar a prática de transgressão disciplinar, recomendar que outro militar a confeccione.
A CD deve ser a expressão da verdade, presumindo-se verdadeiras as afirmações do comunicante, cabendo o comunicado provar o contrário.
O militar, em suas RED, poderá usar em sua plenitude o direito irrestrito da ampla defesa e do contraditório, desde que não atente contra os princípios da hierarquia e disciplina, pois poderá ser responsabilizado pelos excessos que cometer.

Mais conteúdos dessa disciplina