Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

O Modelo Biomédico predominou na medicina até meados da década de 70, quando começou a ser questionado por outros modelos. Primeiramente, o modelo Psicossomático, e depois, o Modelo Comportamental. Assim como o Modelo Biomédico, estes dois modelos também apresentam nuances que os definem.
Diante disso, considere as afirmacoes abaixo: I. A Medicina Psicossomática afirmava que doenças físicas, para as quais não haviam explicações físicas, eram causadas por processos mentais deficientes; II. Sigmund Freud foi um dos mais ilustres representantes da medicina psicossomática e suas teorias contribuíram para a quebra de paradigmas construídos pelo Modelo Biomédico; III. A Medicina Comportamental, baseada no Behaviorismo, estudava os comportamentos e sua relação entre o ser saudável e o doente; IV. Por ser interdisciplinar, a Medicina Comportamental considera a integração entre as ciências comportamentais, dentre elas a psicologia, e as profissões da saúde; Após analisar as afirmações acima, assinale a alternativa que contém a resposta correta:
a) Somente as alternativas I, II e III estão corretas;
b) Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;
c) Somente as alternativas I, II e IV estão corretas;
d) Somente as alternativas I, III e IV estão corretas;
e) Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas;

Ao estudarmos a evolução dos conceitos de saúde e de doença, constatamos que o modelo biomédico, que surgiu na primeira metade do século XX, sustentava que:
a) A doença deve ser tratada com rituais de feitiçaria, exorcismo ou pelo método de trepanação craniana. b) A doença é sempre resultado de um patógeno (vírus, bactéria) que invade o corpo. c) A doença é explicada pela teoria humoral de Hipócrates. d) A doença ocorre por punição de Deus, em função de algum mal realizado. e) Os organismos vivos podem ser formados a partir de matéria não viva (teoria da geração espontânea).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de doença ou enfermidade”.
A partir dessa definição, assinale a alternativa correta:
a) Devemos levar em consideração apenas os aspectos físicos nas doenças ou enfermidades
b) Devemos levar em consideração apenas os aspectos emocionais nas doenças ou enfermidades
c) Devemos levar em consideração apenas os aspectos econômicos nas doenças ou enfermidades
d) Devemos levar em consideração a interação entre fatores físicos, emocionais e sociais nas doenças ou enfermidades
e) Devemos levar em consideração os fatores psicológicos, sociais e físicos nas doenças ou enfermidades, de forma isolada

Os psicólogos da saúde trabalham a partir de uma perspectiva segundo a qual a saúde e outros comportamentos são determinados pela interação entre mecanismos biológicos, processos psicológicos e influências sociais.
Essa perspectiva é conhecida como:
a) Biomédica
b) Medicina oriental
c) Teoria anatômica
d) Biopsicossocial
e) Trepanação craniana

A prevenção de doenças se materializa em três tipos: primária, secundária e terciária. Cada um destes tipos é descrito pela relação entre o paciente e a doença.
Diante desta informação, analise as alternativas abaixo: I- Prevenção Primária é caracterizada por ações para prevenir a ocorrência de doenças ou ferimentos. II- Prevenção Secundária é caracterizada por ações adotadas para identificar e tratar a doença ainda no seu início. III- Prevenção Terciária é caracterizada por ações adotadas para conter ou retardar danos, sendo que a doença progrediu além dos estágios iniciais. IV- Podem ser exemplos de prevenção primária: realizar exames regulares para monitorar sintomas, usar medicações e modificar hábitos não saudáveis. V- Podem ser exemplos de prevenção secundária: o uso do cinto de segurança, uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, evitar fumar e de ingerir bebidas alcoólicas em excesso. VI- Podem ser exemplos de prevenção terciária: quimioterapia e radioterapia, medicamentos específicos para o tratamento da doença e procedimentos cirúrgicos. De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS:
a) Somente estão corretas as afirmações III, IV, V e VI e VI
b) Somente estão corretas as afirmações I, II, III e V
c) Somente estão corretas as afirmações I, II, III, IV, V e VI
d) Somente estão corretas as afirmações I, II, III e VI
e) Somente estão corretas as afirmações I, III, IV e V

A psicologia da saúde pode ser compreendida como um domínio da psicologia que busca compreender o adoecimento e as formas pelas quais a pessoa pode manter-se saudável.
Sendo assim, a psicologia da saúde estuda:
a) Influências psicológicas na saúde, adoecimento, disfunções gerais.
b) Disfunções gerais, Influências ambientais, adoecimento.
c) Adoecimento, influências ambientais na doença, mudanças de comportamento.
d) Influências psicológicas na saúde, fatores responsáveis pelo adoecimento, mudanças de comportamento no adoecer.
e) Todas as alternativas estão incorretas.

UMA DAS PRIORIDADES DA PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE É A PREVENÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE MAUS HÁBITOS DE SAÚDE.
DIANTE DESSA AFIRMAÇÃO ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
a) AS VARIÁVEIS DE COMPORTAMENTO NÃO AFETAM À SAÚDE E A DOENÇA. ELAS SÃO DECORRENTES DE FATORES GENÉTICOS.
b) FATORES COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS INTERFEREM MUITO POUCO PARA PREVISÃO DE COMPORTAMENTO DE SAÚDE.
c) A FORMA DE PREVENIR O DESENVOLVIMENTO DE MAUS HÁBITOS À SAÚDE É CONSULTAR UM MÉDICO QUINZENALMENTE.
d) ATIVIDADES COMO PARAR DE FUMAR, CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO, CONTROLAR O ESTRESSE DIZEM RESPEITO À MODIFICAÇÃO COMPORTAMENTAL.
e) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS COM EXCEÇÃO DA LETRA C.

O nosso sistema nervoso central é que regula todas as reações do nosso corpo. São vários os efeitos do estresse em nosso organismo.
Dentre eles, é correto afirmar que:
a) há uma queda na produtividade do indivíduo, que percebe uma dificuldade maior para efetuar tarefas que antes realizava com facilidade.
b) o raciocínio fica mais lento e há maior dificuldade de concentração.
c) a sensação de cansaço é maior do que normalmente sentia e falta energia para a realização de atividades do cotidiano.
d) a pessoa se irrita com maior facilidade e perde a paciência com situações que antes conseguia resolver com certa tranquilidade.
e) Todas as alternativas estão corretas e dizem respeito a alguns dos efeitos do estresse na vida dos indivíduos.

A anorexia nervosa e a bulimia nervosa são transtornos da alimentação que têm causado preocupações para os profissionais da psicologia da saúde.
Acerca de tais transtornos, assinale a alternativa INCORRETA:
a) São determinados pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais.
b) Um ambiente social e familiar em que haja ênfase na magreza pode estimular a frustração com a imagem corporal, contribuindo para o desenvolvimento desses transtornos.
c) O fato de apresentarem baixa autoestima não aumenta a probabilidade de mulheres terem uma imagem corporal negativa e serem vulneráveis aos transtornos de alimentação.
d) Uma variedade de terapias é utilizada para tratar a anorexia e a bulimia; após a análise e definição do caso, as intervenções podem ir da alimentação forçada à terapia familiar ou individual.
e) Fatores culturais, como a mídia, que muitas vezes impõem um padrão de corpo ideal, enfatizando o corpo excessivamente magro, podem explicar por que a anorexia e a bulimia ocorrem mais em mulheres do que em homens.

De acordo com o conteúdo estudado, o estresse se manifesta em nosso corpo e interage com nosso organismo facilitando o aparecimento de doenças.
Assinale a alternativa INCORRETA:
a) O estresse é hoje um sério problema de saúde e está relacionado com as principais causas de morte dos brasileiros.
b) Pensar o estresse como algo impactante na vida dos brasileiros tem causado muitos problemas e polêmicas entre os pesquisadores que discordam do problema como vem sendo colocado na mídia.
c) O estresse é o responsável pelas nossas reações de luta, e fuga e usado em algumas situações como um estímulo ameaçador.
d) Ele faz parte de um mecanismo fisiológico do organismo, com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais.
e) O estresse é um processo pelo qual alguém percebe e responde a eventos que são julgados como desafiadores ou ameaçadores.

Diante de situações de estresse vivenciadas pelo paciente, cabe à equipe de saúde compreender:
a) as diferenças individuais presentes no enfrentamento.
b) as comunicações vindas da família.
c) a expressão do paciente frente ao evento.
d) a fala do paciente diante da resposta da família.
e) a reação física, isso é, a reação do corpo do paciente.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Modelo Biomédico predominou na medicina até meados da década de 70, quando começou a ser questionado por outros modelos. Primeiramente, o modelo Psicossomático, e depois, o Modelo Comportamental. Assim como o Modelo Biomédico, estes dois modelos também apresentam nuances que os definem.
Diante disso, considere as afirmacoes abaixo: I. A Medicina Psicossomática afirmava que doenças físicas, para as quais não haviam explicações físicas, eram causadas por processos mentais deficientes; II. Sigmund Freud foi um dos mais ilustres representantes da medicina psicossomática e suas teorias contribuíram para a quebra de paradigmas construídos pelo Modelo Biomédico; III. A Medicina Comportamental, baseada no Behaviorismo, estudava os comportamentos e sua relação entre o ser saudável e o doente; IV. Por ser interdisciplinar, a Medicina Comportamental considera a integração entre as ciências comportamentais, dentre elas a psicologia, e as profissões da saúde; Após analisar as afirmações acima, assinale a alternativa que contém a resposta correta:
a) Somente as alternativas I, II e III estão corretas;
b) Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;
c) Somente as alternativas I, II e IV estão corretas;
d) Somente as alternativas I, III e IV estão corretas;
e) Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas;

Ao estudarmos a evolução dos conceitos de saúde e de doença, constatamos que o modelo biomédico, que surgiu na primeira metade do século XX, sustentava que:
a) A doença deve ser tratada com rituais de feitiçaria, exorcismo ou pelo método de trepanação craniana. b) A doença é sempre resultado de um patógeno (vírus, bactéria) que invade o corpo. c) A doença é explicada pela teoria humoral de Hipócrates. d) A doença ocorre por punição de Deus, em função de algum mal realizado. e) Os organismos vivos podem ser formados a partir de matéria não viva (teoria da geração espontânea).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de doença ou enfermidade”.
A partir dessa definição, assinale a alternativa correta:
a) Devemos levar em consideração apenas os aspectos físicos nas doenças ou enfermidades
b) Devemos levar em consideração apenas os aspectos emocionais nas doenças ou enfermidades
c) Devemos levar em consideração apenas os aspectos econômicos nas doenças ou enfermidades
d) Devemos levar em consideração a interação entre fatores físicos, emocionais e sociais nas doenças ou enfermidades
e) Devemos levar em consideração os fatores psicológicos, sociais e físicos nas doenças ou enfermidades, de forma isolada

Os psicólogos da saúde trabalham a partir de uma perspectiva segundo a qual a saúde e outros comportamentos são determinados pela interação entre mecanismos biológicos, processos psicológicos e influências sociais.
Essa perspectiva é conhecida como:
a) Biomédica
b) Medicina oriental
c) Teoria anatômica
d) Biopsicossocial
e) Trepanação craniana

A prevenção de doenças se materializa em três tipos: primária, secundária e terciária. Cada um destes tipos é descrito pela relação entre o paciente e a doença.
Diante desta informação, analise as alternativas abaixo: I- Prevenção Primária é caracterizada por ações para prevenir a ocorrência de doenças ou ferimentos. II- Prevenção Secundária é caracterizada por ações adotadas para identificar e tratar a doença ainda no seu início. III- Prevenção Terciária é caracterizada por ações adotadas para conter ou retardar danos, sendo que a doença progrediu além dos estágios iniciais. IV- Podem ser exemplos de prevenção primária: realizar exames regulares para monitorar sintomas, usar medicações e modificar hábitos não saudáveis. V- Podem ser exemplos de prevenção secundária: o uso do cinto de segurança, uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, evitar fumar e de ingerir bebidas alcoólicas em excesso. VI- Podem ser exemplos de prevenção terciária: quimioterapia e radioterapia, medicamentos específicos para o tratamento da doença e procedimentos cirúrgicos. De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS:
a) Somente estão corretas as afirmações III, IV, V e VI e VI
b) Somente estão corretas as afirmações I, II, III e V
c) Somente estão corretas as afirmações I, II, III, IV, V e VI
d) Somente estão corretas as afirmações I, II, III e VI
e) Somente estão corretas as afirmações I, III, IV e V

A psicologia da saúde pode ser compreendida como um domínio da psicologia que busca compreender o adoecimento e as formas pelas quais a pessoa pode manter-se saudável.
Sendo assim, a psicologia da saúde estuda:
a) Influências psicológicas na saúde, adoecimento, disfunções gerais.
b) Disfunções gerais, Influências ambientais, adoecimento.
c) Adoecimento, influências ambientais na doença, mudanças de comportamento.
d) Influências psicológicas na saúde, fatores responsáveis pelo adoecimento, mudanças de comportamento no adoecer.
e) Todas as alternativas estão incorretas.

UMA DAS PRIORIDADES DA PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE É A PREVENÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE MAUS HÁBITOS DE SAÚDE.
DIANTE DESSA AFIRMAÇÃO ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
a) AS VARIÁVEIS DE COMPORTAMENTO NÃO AFETAM À SAÚDE E A DOENÇA. ELAS SÃO DECORRENTES DE FATORES GENÉTICOS.
b) FATORES COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS INTERFEREM MUITO POUCO PARA PREVISÃO DE COMPORTAMENTO DE SAÚDE.
c) A FORMA DE PREVENIR O DESENVOLVIMENTO DE MAUS HÁBITOS À SAÚDE É CONSULTAR UM MÉDICO QUINZENALMENTE.
d) ATIVIDADES COMO PARAR DE FUMAR, CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO, CONTROLAR O ESTRESSE DIZEM RESPEITO À MODIFICAÇÃO COMPORTAMENTAL.
e) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS COM EXCEÇÃO DA LETRA C.

O nosso sistema nervoso central é que regula todas as reações do nosso corpo. São vários os efeitos do estresse em nosso organismo.
Dentre eles, é correto afirmar que:
a) há uma queda na produtividade do indivíduo, que percebe uma dificuldade maior para efetuar tarefas que antes realizava com facilidade.
b) o raciocínio fica mais lento e há maior dificuldade de concentração.
c) a sensação de cansaço é maior do que normalmente sentia e falta energia para a realização de atividades do cotidiano.
d) a pessoa se irrita com maior facilidade e perde a paciência com situações que antes conseguia resolver com certa tranquilidade.
e) Todas as alternativas estão corretas e dizem respeito a alguns dos efeitos do estresse na vida dos indivíduos.

A anorexia nervosa e a bulimia nervosa são transtornos da alimentação que têm causado preocupações para os profissionais da psicologia da saúde.
Acerca de tais transtornos, assinale a alternativa INCORRETA:
a) São determinados pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais.
b) Um ambiente social e familiar em que haja ênfase na magreza pode estimular a frustração com a imagem corporal, contribuindo para o desenvolvimento desses transtornos.
c) O fato de apresentarem baixa autoestima não aumenta a probabilidade de mulheres terem uma imagem corporal negativa e serem vulneráveis aos transtornos de alimentação.
d) Uma variedade de terapias é utilizada para tratar a anorexia e a bulimia; após a análise e definição do caso, as intervenções podem ir da alimentação forçada à terapia familiar ou individual.
e) Fatores culturais, como a mídia, que muitas vezes impõem um padrão de corpo ideal, enfatizando o corpo excessivamente magro, podem explicar por que a anorexia e a bulimia ocorrem mais em mulheres do que em homens.

De acordo com o conteúdo estudado, o estresse se manifesta em nosso corpo e interage com nosso organismo facilitando o aparecimento de doenças.
Assinale a alternativa INCORRETA:
a) O estresse é hoje um sério problema de saúde e está relacionado com as principais causas de morte dos brasileiros.
b) Pensar o estresse como algo impactante na vida dos brasileiros tem causado muitos problemas e polêmicas entre os pesquisadores que discordam do problema como vem sendo colocado na mídia.
c) O estresse é o responsável pelas nossas reações de luta, e fuga e usado em algumas situações como um estímulo ameaçador.
d) Ele faz parte de um mecanismo fisiológico do organismo, com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais.
e) O estresse é um processo pelo qual alguém percebe e responde a eventos que são julgados como desafiadores ou ameaçadores.

Diante de situações de estresse vivenciadas pelo paciente, cabe à equipe de saúde compreender:
a) as diferenças individuais presentes no enfrentamento.
b) as comunicações vindas da família.
c) a expressão do paciente frente ao evento.
d) a fala do paciente diante da resposta da família.
e) a reação física, isso é, a reação do corpo do paciente.

Prévia do material em texto

1 - [410725] O Modelo Biomédico predominou na medicina até meados da década de 70, quando 
começou a ser questionado por outros modelos. Primeiramente, o modelo Psicossomático, e depois, 
o Modelo Comportamental. Assim como o Modelo Biomédico, estes dois modelos também 
apresentam nuances que os definem. 
 
Diante disso, considere as afirmações abaixo: 
 
I. A Medicina Psicossomática afirmava que doenças físicas, para as quais não haviam explicações 
físicas, eram causadas por processos mentais deficientes; 
II. Sigmund Freud foi um dos mais ilustres representantes da medicina psicossomática e suas teorias 
contribuíram para a quebra de paradigmas construídos pelo Modelo Biomédico; 
III. A Medicina Comportamental, baseada no Behaviorismo, estudava os comportamentos e sua 
relação entre o ser saudável e o doente; 
IV. Por ser interdisciplinar, a Medicina Comportamental considera a integração entre as ciências 
comportamentais, dentre elas a psicologia, e as profissões da saúde; 
 
Após analisar as afirmações acima, assinale a alternativa que contém a resposta correta: 
a) Somente as alternativas I, II e III estão corretas; 
b) Somente as alternativas II, III e IV estão corretas; 
c) Somente as alternativas I, II e IV estão corretas; 
d) Somente as alternativas I, III e IV estão corretas; 
e) Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas; 
Resposta da questão 
A alternativa que contém a afirmação correta é a letra E, pois, todas as asserções feitas no enunciado 
da questão estão corretas; 
 
2 - [218154] Ao estudarmos a evolução dos conceitos de saúde e de doença, constatamos que o 
modelo biomédico, que surgiu na primeira metade do século XX, sustentava que: 
a) 
A doença deve ser tratada com rituais de feitiçaria, exorcismo ou pelo método de trepanação 
craniana. 
b) A doença é sempre resultado de um patógeno (vírus, bactéria) que invade o corpo. 
c) A doença é explicada pela teoria humoral de Hipócrates. 
d) A doença ocorre por punição de Deus, em função de algum mal realizado. 
e) 
Os organismos vivos podem ser formados a partir de matéria não viva (teoria da geração 
espontânea). 
Resposta da questão 
B: 
O modelo biomédico – visão dominante no século XX na medicina – define que a doença sempre tem 
uma causa física, e que saúde nada mais é do que ausência de doenças. 
3 - [409210] De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) “A saúde é um estado de 
completo bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de doença ou enfermidade”. A 
partir dessa definição, assinale a alternativa correta: 
a) Devemos levar em consideração apenas os aspectos físicos nas doenças ou enfermidades 
b) 
Devemos levar em consideração apenas os aspectos emocionais nas doenças ou 
enfermidades 
c) 
Devemos levar em consideração apenas os aspectos econômicos nas doenças ou 
enfermidades 
d) 
Devemos levar em consideração a interação entre fatores físicos, emocionais e sociais nas 
doenças ou enfermidades 
e) 
Devemos levar em consideração os fatores psicológicos, sociais e físicos nas doenças ou 
enfermidades, de forma isolada 
Resposta da questão 
Resposta correta alternativa, D pois devemos levar em consideração a interação entre fatores físicos, 
emocionais e sociais nas definições das doenças ou enfermidades 
 
4 - [136896] Os psicólogos da saúde trabalham a partir de uma perspectiva segundo a qual a saúde e 
outros comportamentos são determinados pela interação entre mecanismos biológicos, processos 
psicológicos e influências sociais. Essa perspectiva é conhecida como: 
a) Biomédica 
b) Medicina oriental 
c) Teoria anatômica 
d) Biopsicossocial 
e) Trepanação craniana 
Resposta da questão 
Letra “d”. A perspectiva biopsicossocial reconhece que forças biológicas, psicológicas e socioculturais 
agem em conjunto para determinar a saúde e a vulnerabilidade do indivíduo à doença. 
 
 
 
 
1 - [410715] A prevenção de doenças se materializa em três tipos: primária, secundária e terciária. 
Cada um destes tipos é descrito pela relação entre o paciente e a doença. Diante desta informação, 
analise as alternativas abaixo: 
 
I- Prevenção Primária é caracterizada por ações para prevenir a ocorrência de doenças ou 
ferimentos. 
II- Prevenção Secundária é caracterizada por ações adotadas para identificar e tratar a doença ainda 
no seu início. 
III- Prevenção Terciária é caracterizada por ações adotadas para conter ou retardar danos, sendo que 
a doença progrediu além dos estágios iniciais. 
IV- Podem ser exemplos de prevenção primária: realizar exames regulares para monitorar sintomas, 
usar medicações e modificar hábitos não saudáveis. 
V- Podem ser exemplos de prevenção secundária: o uso do cinto de segurança, uma alimentação 
equilibrada, praticar exercícios físicos, evitar fumar e de ingerir bebidas alcoólicas em excesso. 
VI- Podem ser exemplos de prevenção terciária: quimioterapia e radioterapia, medicamentos 
específicos para o tratamento da doença e procedimentos cirúrgicos. 
 
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS: 
 
a) Somente estão corretas as afirmações III, IV, V e VI e VI 
b) Somente estão corretas as afirmações I, II, III e V 
c) Somente estão corretas as afirmações I, II, III, IV, V e VI 
d) Somente estão corretas as afirmações I, II, III e VI 
e) Somente estão corretas as afirmações I, III, IV e V 
Resposta da questão 
A alternativa que contém a resposta correta é a letra D, pois as três primeiras afirmações, sobre 
definições dos tipos de prevenção, e a última afirmação estão corretas, sendo que: 
I- I- Prevenção Primária é caracterizada por ações para prevenir a ocorrência de doenças ou 
ferimentos. 
II- Prevenção Secundária é caracterizada por ações adotadas para identificar e tratar a doença ainda 
no seu início. 
III- Prevenção Terciária é caracterizada por ações adotadas para conter ou retardar danos, sendo que 
a doença progrediu além dos estágios iniciais. 
VI- Podem ser exemplos de prevenção quimioterapia e radioterapia, medicamentos específicos para 
o tratamento da doença e procedimentos cirúrgicos. 
 
No entanto, os exemplos sobre os tipos de prevenção primária e secundária possuem itens que não 
correspondem aquele tipo de prevenção. Estes itens estão abaixo destacados em negrito: 
IV- Podem ser exemplos de prevenção primária realizar exames regulares para monitorar 
sintomas, usar medicações e modificar hábitos não saudáveis. 
V- Podem ser exemplos de prevenção secundária o uso do cinto de segurança, uma alimentação 
equilibrada, praticar exercícios físicos, evitar fumar e de ingerir bebidas alcoólicas em excesso. 
 
 
2 - [107229] A psicologia da saúde pode ser compreendida como um domínio da psicologia que 
busca compreender o adoecimento e as formas pelas quais a pessoa pode manter-se saudável. 
Sendo assim, a psicologia da saúde estuda: 
a) Influências psicológicas na saúde, adoecimento, disfunções gerais. 
b) Disfunções gerais, Influências ambientais, adoecimento. 
c) Adoecimento, influências ambientais na doença, mudanças de comportamento. 
d) 
Influências psicológicas na saúde, fatores responsáveis pelo adoecimento, mudanças de 
comportamento no adoecer. 
e) Todas as alternativas estão incorretas. 
Resposta da questão 
A resposta correta é a letra "D". É objetivo da Psicologia da saúde prevenir e tratar enfermidades, 
bem como tratar etiologias e disfunções associadas às doenças 
 
3 - [24472] UMA DAS PRIORIDADES DA PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE É A PREVENÇÃO DO 
DESENVOLVIMENTO DE MAUS HÁBITOS DE SAÚDE. DIANTE DESSA AFIRMAÇÃO ASSINALE A 
ALTERNATIVA CORRETA. 
a) 
AS VARIÁVEIS DE COMPORTAMENTO NÃO AFETAM À SAÚDE E A DOENÇA. ELAS SÃO 
DECORRENTES DE FATORES GENÉTICOS. 
b) 
 FATORES COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS INTERFEREM MUITO POUCO PARA PREVISÃO 
DE COMPORTAMENTO DE SAÚDE. 
c) 
 A FORMA DE PREVENIR O DESENVOLVIMENTO DE MAUS HÁBITOSÀ SAÚDE É CONSULTAR UM 
MÉDICO QUINZENALMENTE. 
d) 
ATIVIDADES COMO PARAR DE FUMAR, CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO, CONTROLAR O ESTRESSE 
DIZEM RESPEITO À MODIFICAÇÃO COMPORTAMENTAL. 
e) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS COM EXCEÇÃO DA LETRA C. 
Resposta da questão 
LETRA “D”. A MUDANÇA NOS HÁBITOS COMPORTAMENTAIS QUE AUXILIAM NA PREVENÇAO DO 
DESENVOLVIMENTO DE MAUS HÁBITOS À SAUDE É DE FATO UMA MUDANÇA DE POSTURA FRENTE A 
ALGUNS COMPORTAMENTO QUE MUITAS VEZES JÁ ESTÃO INSTALADOS NAS PESSOAS. CONSULTAR 
UM MÉDICO É IMPORTANTE, MAS NÃO É ELE QUEM VAI DETERMINAR A MUDANÇA. PARAR DE 
FUMAR, CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO, CONTROLAR O ESTRESSE SÃO MUDANÇAS FUNDAMENTAIS PARA 
O DESENVOLVIMENTO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS E PREVENÇAO DE DOENÇAS. 
 
 
4 - [112971] Podemos dividir os efeitos dos comportamentos sobre a saúde em dois tipos: efeitos 
positivos e efeitos negativos. São exemplos de comportamentos positivos e contribuem para uma 
boa qualidade de vida do indivíduo. 
a) 
Por exemplo: não praticar regular de exercícios físicos, o uso de filtro solar, uma dieta 
equilibrada, sexo seguro, o uso de equipamentos de segurança etc. 
b) 
Por exemplo: Praticar de forma regular exercícios físicos, o uso de filtro solar, uma dieta 
equilibrada, sexo desprotegido, o uso de equipamentos de segurança etc. 
c) 
Por exemplo: Praticar de forma regular exercícios físicos, ingerir em excesso bebidas 
alcoólica, uma dieta equilibrada, sexo seguro, o uso de equipamentos de segurança etc. 
d) 
Por exemplo: Praticar de forma regular exercícios físicos, o uso de filtro solar, uma dieta 
equilibrada, sexo seguro, não fazer o uso de equipamentos de segurança etc. 
e) 
Por exemplo: Praticar de forma regular exercícios físicos, o uso de filtro solar, uma dieta 
equilibrada, sexo seguro, o uso de equipamentos de segurança etc. 
Resposta da questão 
A resposta correta é a letra (E). Por exemplo: Praticar de forma regular exercícios físicos, o uso de 
filtro solar, uma dieta equilibrada, sexo seguro, o uso de equipamentos de segurança etc. 
 
1 - [193597] O nosso sistema nervoso central é que regula todas as reações do nosso corpo. São 
vários os efeitos do estresse em nosso organismo. Dentre eles, é correto afirmar que: 
a) 
há uma queda na produtividade do indivíduo, que percebe uma dificuldade maior para efetuar 
tarefas que antes realizava com facilidade. 
b) o raciocínio fica mais lento e há maior dificuldade de concentração. 
c) 
a sensação de cansaço é maior do que normalmente sentia e falta energia para a realização de 
atividades do cotidiano. 
d) 
a pessoa se irrita com maior facilidade e perde a paciência com situações que antes conseguia 
resolver com certa tranquilidade. 
e) 
Todas as alternativas estão corretas e dizem respeito a alguns dos efeitos do estresse na vida 
dos indivíduos. 
Resposta da questão 
Alternativa (E). O estresse causa várias sensações desagradáveis no organismo das pessoas, na medida 
em que aumentam as demandas externas, os efeitos tendem ao agravamento. Todas as alternativas 
dizem respeito a alguns desses efeitos e do quanto prejudicam o cotidiano dos sujeitos acometidos 
pela doença. 
 
2 - [119291] A anorexia nervosa e a bulimia nervosa são transtornos da alimentação que têm 
causado preocupações para os profissionais da psicologia da saúde. Acerca de tais transtornos, 
assinale a alternativa INCORRETA: 
a) São determinados pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais. 
b) 
Um ambiente social e familiar em que haja ênfase na magreza pode estimular a frustração 
com a imagem corporal, contribuindo para o desenvolvimento desses transtornos. 
c) 
O fato de apresentarem baixa autoestima não aumenta a probabilidade de mulheres terem 
uma imagem corporal negativa e serem vulneráveis aos transtornos de alimentação. 
d) 
Uma variedade de terapias é utilizada para tratar a anorexia e a bulimia; após a análise e 
definição do caso, as intervenções podem ir da alimentação forçada à terapia familiar ou 
individual. 
e) 
Fatores culturais, como a mídia, que muitas vezes impõem um padrão de corpo ideal, 
enfatizando o corpo excessivamente magro, podem explicar por que a anorexia e a bulimia 
ocorrem mais em mulheres do que em homens. 
Resposta da questão 
Letra (C). Pesquisas mostram que o rebaixamento da autoestima leva a maiores chances de 
mulheres sentirem insatisfeitas com sua imagem corporal, o que as torna suscetíveis a 
desenvolverem anorexia ou bulimia. 
 
3 - [118521] De acordo com o conteúdo estudado, o estresse se manifesta em nosso corpo e interage 
com nosso organismo facilitando o aparecimento de doenças. Assinale a alternativa INCORRETA: 
a) 
O estresse é hoje um sério problema de saúde e está relacionado com as principais causas de 
morte dos brasileiros. 
b) 
 Pensar o estresse como algo impactante na vida dos brasileiros tem causado muitos 
problemas e polêmicas entre os pesquisadores que discordam do problema como vem sendo 
colocado na mídia. 
c) 
O estresse é o responsável pelas nossas reações de luta, e fuga e usado em algumas situações 
como um estímulo ameaçador. 
d) 
Ele faz parte de um mecanismo fisiológico do organismo, com componentes psicológicos, 
físicos, mentais e hormonais. 
e) 
 O estresse é um processo pelo qual alguém percebe e responde a eventos que são julgados 
como desafiadores ou ameaçadores. 
Resposta da questão 
Alternativa B. O estresse é de fato algo impactante sobre nossa saúde e está relacionado às doenças 
que mais matam no país. Pesquisadores não discordam da gravidade do problema, mas sim, têm 
tentado compreendê-lo e aprofundar os estudos para auxiliar cada vez mais nos recursos de 
enfrentamento da doença. 
 
4 - [194752] Diante de situações de estresse vivenciadas pelo paciente, cabe à equipe de saúde 
compreender: 
a) as diferenças individuais presentes no enfrentamento. 
b) as comunicações vindas da família. 
c) a expressão do paciente frente ao evento. 
d) a fala do paciente diante da resposta da família. 
e) a reação física, isso é, a reação do corpo do paciente. 
Resposta da questão 
Letra A (p. 83).