Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
Componente Curricular: Química Geral I
Professor(a): Jaqueline Scarpinello e Laura Mohr
Aluno(a): Gabriela Zaccaron e Sidiane Tirribille
Questionário:
1.Escreva as definições dos seguintes termos químicos:
a) Miscível – É o nome dado a uma propriedade dos compostos que, quando misturados, resultam numa mistura homogênea.
b) Imiscível - É o no me dado quando compostos misturados resultam numa mistura heterogênea.
c) Extração - É a transferência de um soluto solubilizado de um solvente para outro solvente. Os dois solventes devem ser imiscíveis entre si, formando duas fases líquido-líquido, e o procedimento é feito através de um funil de separação.
d) Soluto - É a substância dissolvida no solvente.
e) Eletronegatividade - É a tendência de um átomo em atrair elétrons compartilhados numa ligação química.
f) Molécula polar - Quando existe diferença de eletronegatividade entre os átomos, apresentando um polo positivo e outro polo negativo. Ocorre em quase todas as moléculas orgânicas que apresentam átomos diferentes do carbono e hidrogênio.
g) Molécula apolar (ou não-polar) - Não existe diferença de eletronegatividade entre os átomos. Ocorre apenas em moléculas com carbono e hidrogênio, como os hidrocarbonetos.
2. Dos compostos abaixo, quais são solúveis em água? Justifique suas respostas.
R: Os compostos solúveis em água são KCL, metanol (CH3OH), Ácido Sulfúrico H2SO4, pois a soma vetorial é diferente de zero (μR ≠ O) e a molécula é polar
3. Coloque em ordem crescente de polaridade os quatro líquidos utilizados nesta experiência na etapa A.
R: Água>etanol>butanol>tolueno
4. 2 mL de água são adicionados a 2 mL de outro líquido incolor, formando um par imiscível (duas fases). O que é possível fazer para descobrir se a água constitui a fase inferior ou a superior?
R: Uma alternativa seria colocar 1mL de um terceiro líquido que já é conhecido que é miscível com a água, mas imiscível com o outro líquido. A fração resultante dará qual é posição da água e a do outro líquido.
5. Qual é a cor da solução de iodo e água e do iodo e querosene?
R: Após a agitação a mistura apresentou bolhas e espuma, depois de a mistura descansar houve a separação de duas fases: uma translúcida mais densa em maior quantidade (iodo + água), e outra rosada menos densa em menor quantidade (iodo + querosene). Observou-se que a querosene retira o iodo da solução aquosa, e passa a formar uma solução com o iodo. 
6. O que você observou depois de agitar a solução de iodo e água com querosene? Explique.
R: Após a agitação, o líquido continuou imiscível, sendo que o querosene separou o iodo da água, deixando a solução na parte superior (querosene + iodo) na cor rosa e a água na parte inferior em um tom levemente amarelado.
7. O iodo é mais solúvel em água ou querosene? Explique em termos das polaridades do iodo, querosene e água.
R: O iodo é mais solúvel em querosene, pelo fato da polaridade desses componentes. A molécula de iodo é formada por dois átomos iguais, portanto é apolar, o querosene, que assim como o petróleo, por ser um componente deste, é uma mistura de hidrocarbonetos, é apolar, já a água (H2O) é polar. Desse modo, levando em conta que semelhante dissolve semelhante o iodo (apolar) é mais solúvel no querosene (apolar) do que na água (polar).
8. Sugira um método de separação para cada mistura do item A.
R: Para as misturas dos béqueres 1 (água + etanol), 4 (etanol + butanol), 5 (etanol + tolueno) e 6 (butanol + tolueno), que são misturas miscíveis um possível método é a destilação que consiste em aquecer a mistura em um balão de fundo redondo acoplado a uma coluna de fracionamento, em que há uma barreira, que possui bolinhas ou cacos de vidro ou de porcelana e um condensador. Assim, somente o líquido que tiver menor ponto de ebulição conseguirá passar pela coluna de fracionamento, enquanto o outro sofrerá condensação e voltará para o balão de destilação.
Já para as misturas dos béqueres 2 (água + butanol) e 3 (água + tolueno), que são imiscíveis um possível método é a decantação através de funis de bromo que possuem uma torneira, onde primeiramente a mistura passa por um período de descanso para que o material mais denso fique na parte inferior do recipiente e o menos denso na parte superior. Após isso o funil que possui uma válvula na sua parte inferior é aberto, possibilitando a passagem do líquido mais denso para ser recolhido em outro recipiente.
9. Explique o que você observou quando foi adicionado a solução de ácido acetilsalicílico e etanol na água. O ácido acetilsalicílico é mais solúvel em etanol ou água? Justifique.
R: Quando foi adicionado a solução de etanol e ácido acetilsalicílico (solução miscível) na água em temperatura ambiente ficou parcialmente miscível, pois o ácido acetilsalicílico é pouco solúvel em água. O ácido acetilsalicílico é mais solúvel em etanol e em água quente, mas pouco solúvel em água fria, isso se explica porque a solubilidade de sólidos em um solvente é diferente e a solubilidade diminui com a diminuição da temperatura.
10. A molécula do OF2 é polar e a molécula do BeF2 é apolar. Explique.
R: A molécula de OF2 é polar enquanto a molécula de BeF2 é apolar por conta da sua geometria molecular. A molécula de OF2 tem como átomo central o oxigênio, que possui pares de elétrons livres disponíveis, pois ele tem na sua última camada seis elétrons precisando de mais dois elétrons para se tornar estável, onde o flúor (que tem sete elétrons na última camada) compartilha um elétron cada átomo com o oxigênio, ficando assim dois pares de elétrons livres do oxigênio, sendo desse modo angular pelo fato de os ângulos formados não serem iguais e por não anularem os vetores formados, tornando a molécula polar. 
Já a molécula de BeF2 é linear pelo fato do berílio (que é uma exceção a regra do octeto), que é o átomo central, não possuir pares de elétrons livres, pois ele tem dois elétrons na camada de valência, desse modo transferindo um elétron para cada átomo de flúor para o tornar estável, dessa maneira não tento pares de elétrons livres e sendo linear a molécula se torna apolar, pelos ângulos formados serem iguais e se anularem.
image1.png