Logo Passei Direto
Buscar

Sustentabilidade e Planejamento Urbano

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com base nas esferas da sustentabilidade, analise as afirmativas a seguir: I- Esferas social, econômica, ambiental e cultural. Se consideradas no planejamento urbano, possuem o objetivo de resolver os problemas da população, bem como a geração de emprego e renda. II- Esferas social, econômica e ambiental. Se consideradas no planejamento urbano, possuem o objetivo de resolver os problemas da população, bem como a geração de emprego e renda. III- A esfera ambiental visa garantir a sustentabilidade da cidade a partir do controle de impactos gerados na cidade. IV- A esfera econômica é vista como o fomento do setor industrial da cidade sem considerar os impactos gerados pela sua produtividade. Assinale a alternativa CORRETA

A As afirmativas I e IV estão corretas.
B As afirmativas II e IV estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D As afirmativas III e IV estão corretas.

Sobre as vertentes do planejamento urbano, assinale a alternativa CORRETA:

A Os Planos de Embelezamento das cidades não incluíam o processo de limpeza urbana para a revitalização das cidades.
B O Zoneamento é um instrumento optativo para as cidades que são obrigadas a incorporar o Plano Diretor.
C O Estatuto da Cidade visa estabelecer o direito à cidade sustentável.
D O Planejamento Urbano Stricto Sensu resume-se na organização da cidade sob o ponto de vista prático.

Sobre o fator que gerou a aceleração da produção, motivado pela indústria nos últimos séculos, assinale a alternativa CORRETA:

A Da migração de poucas pessoas para a cidade, em busca de melhorias na qualidade de vida.
B Busca de empregos e de uma melhor qualidade de vida, processo conhecido como migração urbana.
C Migração para um urbanismo planejado e de forma ordenada à cidade.
D Abandono do campo, fenômeno mais conhecido como êxodo rural.

Sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana, assinale a alternativa CORRETA:

A A redução da desigualdade, um dos objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana, dá-se a partir do fomento à utilização de sistemas de mobilidade motorizados.
B A Política Nacional de Mobilidade Urbana possui o objetivo de fomentar a utilização do veículo automotor em detrimento a deslocamentos pedonais.
C A Política Nacional de Mobilidade Urbana visa fortalecer o desenvolvimento social, ambiental, econômico e cultural da cidade.
D O fomento à utilização de transportes coletivos contraria a promoção do desenvolvimento sustentável.

Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso acerca das características da comunicação verbal e não verbal: ( ) A comunicação verbal depende do domínio da língua. ( ) A comunicação não verbal consiste em posturas, expressões faciais e corporais. ( ) A comunicação não verbal pode se opor à comunicação verbal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:

A V – V – V.
B V – V – F
C V – F – V.
D F – V – V.

Com base nas especificidades da Carta de Atenas, analise as afirmativas a seguir: I- Havia diretrizes para a construção de casas recuadas das ruas e a preocupação com a captação da luz solar. II- Planejamento da cidade de forma que a moradia e a área de trabalho ficassem distantes. III- Substituição de áreas insalubres por áreas verdes. IV- Distinção de áreas de pedestres de áreas destinadas ao automóvel. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas III e IV estão corretas.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e IV estão corretas.

Sobre as funções da cidade moderna, definidas pela Carta de Atenas, assinale a alternativa CORRETA:
A Habitar, trabalhar, higienizar e circular.
B Implantar, drenar, defender e ingressar.
C Habitar, trabalhar, recrear e circular.
D Ventilar, decorrer, racionalizar e organizar.

De acordo com suas normativas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Determina a ordenação e o controle do uso do solo a fim de evitar o parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivo ou inadequado em relação à infraestrutura urbana. ( ) Aplicar o IPTU progressivo no tempo para os imóveis a fim de recompensar o proprietário de uma determinada localidade por não exercer a função social do imóvel. ( ) Atender às necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento das atividades econômicas. ( ) A partir desta lei, a propriedade urbana deixa de ter obrigatoriamente uma função, uma utilização. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F – F – V – F.
B V – V – V – V.
C V – F – V – V.
D V – F – V – F.

É por meio do Estatuto da Cidade que passou a ser exigido o ordenamento urbano. Sobre esse instrumento de planejamento, assinale a alternativa CORRETA:
A A Transferência do Direito de Construir autoriza o proprietário de imóvel urbano a exercer o aumento de área a ser construída no terreno.
B A Concessão de Direito Real de Uso é aplicável a terrenos públicos, excetuando-se os terrenos privados, para fins de urbanização.
C O Instrumento da Política Tributária remete à cobrança de tarifas e tributos sobre imóveis e serviços públicos urbanos diferenciados em função do interesse social.
D O Usucapião Urbano Coletivo é voltado à população de baixa renda que estiver ocupando áreas urbanas de, no máximo, 250m².

A Carta do Habitat, desenvolvida no CIAM X, passou a considerar as relações entre o indivíduo, a família e a comunidade, muito focada à resolução dos problemas reais da vida humana. A partir daí, surgem duas visões de ideias. Sobre essas visões, assinale a alternativa CORRETA:
A Visão funcionalista em que sustenta a ideia do entendimento prévio do ambiente para uma intervenção posterior, e a visão culturalista, em que defende uma arquitetura baseada unicamente na experiência dos arquitetos e urbanistas.
B As visões funcionalista e culturalista prezavam tanto pela modernização da cidade quanto pela participação da sociedade no processo de desenvolvimento das cidades.
C Visão culturalista em que sustenta a ideia da modernização e racionalização da cidade e visão funcionalista, em que defende uma arquitetura participativa entre os profissionais e a sociedade.
D Visão funcionalista em que sustenta a ideia da modernização e racionalização da cidade e visão culturalista, em que defende uma arquitetura participativa entre os profissionais e a sociedade.

(federal, estadual e municipal), tornou-se mais importante a responsabilidade do município na gestão urbana – aqui entendida como prática de governo que envolve planejamento e ação sobre todas as funções e atividades públicas e privadas que ocorrem no espaço urbano. Então, o aperfeiçoamento dos instrumentos legais, técnicos e financeiros existentes, indispensáveis à implementação de políticas urbanas, deve ser uma preocupação dos governos, especialmente no sentido de elaborar ou rever sua legislação urbanística” (SILVA; ARAÚJO, 2003).

A Os instrumentos estimuladores são referentes às determinações do uso do solo.
B Os instrumentos coercitivos visam estimular vantagens financeiras e limitar a margem de manobra dos agentes modeladores do espaço urbano.
C Os instrumentos inibidores tratam da edificação compulsória e desapropriação.
D Os instrumentos informativos tratam dos incentivos fiscais e pela busca de investimentos.

Segundo a Lei nº 10.257 (BRASIL, 2001), o Plano Diretor é extremamente necessário para a política de ordenamento urbano, tendo em vista que a “propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento das atividades econômicas, respeitadas as diretrizes previstas no art. 2o desta Lei” (BRASIL, 2001).

A As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Saber formular perguntas pode parecer simples, mas é uma habilidade complexa que exige discernimento e flexibilidade, conforme o conteúdo, a forma e a função da pergunta. Nesse contexto, quanto às formas de perguntas, associe os itens que seguem: I – Abertas.II – Fechadas.III – Difusas. IV – Dirigidas. ( ) São caracterizadas por garantirem a fonte de informação desejada. ( ) São caracterizadas por incentivarem indivíduos com habilidades verbais. ( ) São caracterizadas por produzirem maior quantidade de informações. ( ) São caracterizadas por suscitarem respostas objetivas e precisas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:

A II – III – I – IV.
B III – II – IV – I.
C IV – III – II – I.
D IV – III – I – II.

As pessoas podem ser competentes ou não em suas habilidades sociais, capacidade essa que influi diretamente na qualidade das relações pessoais e profissionais, bem como na própria qualidade de vida do indivíduo. Nesse sentido, associe os itens que seguem conforme suas respectivas características: I – Habilidade Social. II – Desempenho Social. III - Competência Social. ( ) Caracteriza-se por possuir propósito avaliativo. ( ) Caracteriza-se pela emissão de comportamentos. ( ) Caracteriza-se pela pluralidade de comportamentos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:

A III – II – I.
B II – I – III.
C I – II – III.
D III – I – II.

Sobre o fator que gerou a aceleração da produção, motivado pela indústria nos últimos séculos, assinale a alternativa CORRETA:

A Da migração de poucas pessoas para a cidade, em busca de melhorias na qualidade de vida.
B Busca de empregos e de uma melhor qualidade de vida, processo conhecido como migração urbana.
C Migração para um urbanismo planejado e de forma ordenada à cidade.
D Abandono do campo, fenômeno mais conhecido como êxodo rural.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Com base nas esferas da sustentabilidade, analise as afirmativas a seguir: I- Esferas social, econômica, ambiental e cultural. Se consideradas no planejamento urbano, possuem o objetivo de resolver os problemas da população, bem como a geração de emprego e renda. II- Esferas social, econômica e ambiental. Se consideradas no planejamento urbano, possuem o objetivo de resolver os problemas da população, bem como a geração de emprego e renda. III- A esfera ambiental visa garantir a sustentabilidade da cidade a partir do controle de impactos gerados na cidade. IV- A esfera econômica é vista como o fomento do setor industrial da cidade sem considerar os impactos gerados pela sua produtividade. Assinale a alternativa CORRETA

A As afirmativas I e IV estão corretas.
B As afirmativas II e IV estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D As afirmativas III e IV estão corretas.

Sobre as vertentes do planejamento urbano, assinale a alternativa CORRETA:

A Os Planos de Embelezamento das cidades não incluíam o processo de limpeza urbana para a revitalização das cidades.
B O Zoneamento é um instrumento optativo para as cidades que são obrigadas a incorporar o Plano Diretor.
C O Estatuto da Cidade visa estabelecer o direito à cidade sustentável.
D O Planejamento Urbano Stricto Sensu resume-se na organização da cidade sob o ponto de vista prático.

Sobre o fator que gerou a aceleração da produção, motivado pela indústria nos últimos séculos, assinale a alternativa CORRETA:

A Da migração de poucas pessoas para a cidade, em busca de melhorias na qualidade de vida.
B Busca de empregos e de uma melhor qualidade de vida, processo conhecido como migração urbana.
C Migração para um urbanismo planejado e de forma ordenada à cidade.
D Abandono do campo, fenômeno mais conhecido como êxodo rural.

Sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana, assinale a alternativa CORRETA:

A A redução da desigualdade, um dos objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana, dá-se a partir do fomento à utilização de sistemas de mobilidade motorizados.
B A Política Nacional de Mobilidade Urbana possui o objetivo de fomentar a utilização do veículo automotor em detrimento a deslocamentos pedonais.
C A Política Nacional de Mobilidade Urbana visa fortalecer o desenvolvimento social, ambiental, econômico e cultural da cidade.
D O fomento à utilização de transportes coletivos contraria a promoção do desenvolvimento sustentável.

Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso acerca das características da comunicação verbal e não verbal: ( ) A comunicação verbal depende do domínio da língua. ( ) A comunicação não verbal consiste em posturas, expressões faciais e corporais. ( ) A comunicação não verbal pode se opor à comunicação verbal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:

A V – V – V.
B V – V – F
C V – F – V.
D F – V – V.

Com base nas especificidades da Carta de Atenas, analise as afirmativas a seguir: I- Havia diretrizes para a construção de casas recuadas das ruas e a preocupação com a captação da luz solar. II- Planejamento da cidade de forma que a moradia e a área de trabalho ficassem distantes. III- Substituição de áreas insalubres por áreas verdes. IV- Distinção de áreas de pedestres de áreas destinadas ao automóvel. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas III e IV estão corretas.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e IV estão corretas.

Sobre as funções da cidade moderna, definidas pela Carta de Atenas, assinale a alternativa CORRETA:
A Habitar, trabalhar, higienizar e circular.
B Implantar, drenar, defender e ingressar.
C Habitar, trabalhar, recrear e circular.
D Ventilar, decorrer, racionalizar e organizar.

De acordo com suas normativas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Determina a ordenação e o controle do uso do solo a fim de evitar o parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivo ou inadequado em relação à infraestrutura urbana. ( ) Aplicar o IPTU progressivo no tempo para os imóveis a fim de recompensar o proprietário de uma determinada localidade por não exercer a função social do imóvel. ( ) Atender às necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento das atividades econômicas. ( ) A partir desta lei, a propriedade urbana deixa de ter obrigatoriamente uma função, uma utilização. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F – F – V – F.
B V – V – V – V.
C V – F – V – V.
D V – F – V – F.

É por meio do Estatuto da Cidade que passou a ser exigido o ordenamento urbano. Sobre esse instrumento de planejamento, assinale a alternativa CORRETA:
A A Transferência do Direito de Construir autoriza o proprietário de imóvel urbano a exercer o aumento de área a ser construída no terreno.
B A Concessão de Direito Real de Uso é aplicável a terrenos públicos, excetuando-se os terrenos privados, para fins de urbanização.
C O Instrumento da Política Tributária remete à cobrança de tarifas e tributos sobre imóveis e serviços públicos urbanos diferenciados em função do interesse social.
D O Usucapião Urbano Coletivo é voltado à população de baixa renda que estiver ocupando áreas urbanas de, no máximo, 250m².

A Carta do Habitat, desenvolvida no CIAM X, passou a considerar as relações entre o indivíduo, a família e a comunidade, muito focada à resolução dos problemas reais da vida humana. A partir daí, surgem duas visões de ideias. Sobre essas visões, assinale a alternativa CORRETA:
A Visão funcionalista em que sustenta a ideia do entendimento prévio do ambiente para uma intervenção posterior, e a visão culturalista, em que defende uma arquitetura baseada unicamente na experiência dos arquitetos e urbanistas.
B As visões funcionalista e culturalista prezavam tanto pela modernização da cidade quanto pela participação da sociedade no processo de desenvolvimento das cidades.
C Visão culturalista em que sustenta a ideia da modernização e racionalização da cidade e visão funcionalista, em que defende uma arquitetura participativa entre os profissionais e a sociedade.
D Visão funcionalista em que sustenta a ideia da modernização e racionalização da cidade e visão culturalista, em que defende uma arquitetura participativa entre os profissionais e a sociedade.

(federal, estadual e municipal), tornou-se mais importante a responsabilidade do município na gestão urbana – aqui entendida como prática de governo que envolve planejamento e ação sobre todas as funções e atividades públicas e privadas que ocorrem no espaço urbano. Então, o aperfeiçoamento dos instrumentos legais, técnicos e financeiros existentes, indispensáveis à implementação de políticas urbanas, deve ser uma preocupação dos governos, especialmente no sentido de elaborar ou rever sua legislação urbanística” (SILVA; ARAÚJO, 2003).

A Os instrumentos estimuladores são referentes às determinações do uso do solo.
B Os instrumentos coercitivos visam estimular vantagens financeiras e limitar a margem de manobra dos agentes modeladores do espaço urbano.
C Os instrumentos inibidores tratam da edificação compulsória e desapropriação.
D Os instrumentos informativos tratam dos incentivos fiscais e pela busca de investimentos.

Segundo a Lei nº 10.257 (BRASIL, 2001), o Plano Diretor é extremamente necessário para a política de ordenamento urbano, tendo em vista que a “propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento das atividades econômicas, respeitadas as diretrizes previstas no art. 2o desta Lei” (BRASIL, 2001).

A As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Saber formular perguntas pode parecer simples, mas é uma habilidade complexa que exige discernimento e flexibilidade, conforme o conteúdo, a forma e a função da pergunta. Nesse contexto, quanto às formas de perguntas, associe os itens que seguem: I – Abertas.II – Fechadas.III – Difusas. IV – Dirigidas. ( ) São caracterizadas por garantirem a fonte de informação desejada. ( ) São caracterizadas por incentivarem indivíduos com habilidades verbais. ( ) São caracterizadas por produzirem maior quantidade de informações. ( ) São caracterizadas por suscitarem respostas objetivas e precisas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:

A II – III – I – IV.
B III – II – IV – I.
C IV – III – II – I.
D IV – III – I – II.

As pessoas podem ser competentes ou não em suas habilidades sociais, capacidade essa que influi diretamente na qualidade das relações pessoais e profissionais, bem como na própria qualidade de vida do indivíduo. Nesse sentido, associe os itens que seguem conforme suas respectivas características: I – Habilidade Social. II – Desempenho Social. III - Competência Social. ( ) Caracteriza-se por possuir propósito avaliativo. ( ) Caracteriza-se pela emissão de comportamentos. ( ) Caracteriza-se pela pluralidade de comportamentos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:

A III – II – I.
B II – I – III.
C I – II – III.
D III – I – II.

Sobre o fator que gerou a aceleração da produção, motivado pela indústria nos últimos séculos, assinale a alternativa CORRETA:

A Da migração de poucas pessoas para a cidade, em busca de melhorias na qualidade de vida.
B Busca de empregos e de uma melhor qualidade de vida, processo conhecido como migração urbana.
C Migração para um urbanismo planejado e de forma ordenada à cidade.
D Abandono do campo, fenômeno mais conhecido como êxodo rural.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação da Disciplina (Cod.:715457)
Peso da Avaliação 10,00
Prova 66848768
Qtd. de Questões 20
Nota 9,50
“Evidencia-se uma completa mudança de paradigma com o rompimento do modelo capitalista de desenvolvimento, 
onde nasce um novo modelo preocupado com a sustentabilidade, “a transição paradigmática da sociedade exigirá 
plena reconfiguração de toda a infraestrutura econômica e social” (CRUZ; GLASENAPP, 2014, p. 373).
 
FONTE: CRUZ, Paulo Márcio; GLASENAPP, Maikon Cristiano. Sustentabilidade: um novo paradigma para o 
direito. Iuris Tantum, Lomas Anáhuac, no 25, p. 367-387, dez. 2014. Disponível em: 
http://app.vlex.com/#WW/vid/589184090/graphical_version. Acesso em: 25 jun. 2021.
 Com base nas esferas da sustentabilidade, analise as afirmativas a seguir: 
I- Esferas social, econômica, ambiental e cultural. Se consideradas no planejamento urbano, possuem o objetivo de 
resolver os problemas da população, bem como a geração de emprego e renda.
II- Esferas social, econômica e ambiental. Se consideradas no planejamento urbano, possuem o objetivo de resolver 
os problemas da população, bem como a geração de emprego e renda.
III- A esfera ambiental visa garantir a sustentabilidade da cidade a partir do controle de impactos gerados na cidade.
IV- A esfera econômica é vista como o fomento do setor industrial da cidade sem considerar os impactos gerados pela 
sua produtividade.
 Assinale a alternativa CORRETA 
A As afirmativas I e IV estão corretas.
B As afirmativas II e IV estão corretas. 
C As afirmativas I e III estão corretas. 
D As afirmativas III e IV estão corretas. 
“Em meados das décadas de 1950 e 1960, a urbanização brasileira alcança um novo patamar, tendo como expoentes o 
fenômeno da multiplicação de cidades intermediárias, seguido do processo de metropolização, verificado a partir do 
aumento significativo de cidades com mais de um milhão de habitantes. Tal processo se traduziu em uma nova 
complexidade de organização espacial no território nacional e introduziu uma preocupação maior com o futuro das 
aglomerações urbanas” (FERNANDES, 2013, p. 14).
 
FONTE: FERNANDES, Maíra. Entraves do planejamento urbano no Brasil: dos planos de desenvolvimento 
integrado À fragmentação das políticas urbanas na RMSP. 2013. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura 
e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
 
Sobre o período em que passaram a ser considerados os aspectos sociais e econômicos em conjunto com as 
características territoriais da cidade, assinale a alternativa CORRETA: 
A Planos de conjunto (1930-1965).
B Planos sem mapas (1971-1992). 
C Planos de embelezamento (1875-1930). 
D Planos de desenvolvimento integrado (1965-1971).
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
As pessoas podem ser competentes ou não em suas habilidades sociais, capacidade essa que influi diretamente na 
qualidade das relações pessoais e profissionais, bem como na própria qualidade de vida do indivíduo. Nesse sentido, 
associe os itens que seguem conforme suas respectivas características:
 I – Habilidade Social.II – Desempenho Social.III - Competência Social. 
( ) Caracteriza-se por possuir propósito avaliativo.( ) Caracteriza-se pela emissão de comportamentos.
( ) Caracteriza-se pela pluralidade de comportamentos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
A III – II – I.
B II – I – III.
C I – II – III.
D III – I – II.
“O planejamento urbano enquanto instrumento que visa amenizar as disparidades sociais, ao pautar-se na análise 
ambiental, deve contribuir para que as regras de exploração dos recursos naturais e do uso do solo urbano, via de 
regra condicionadas pela obtenção de lucro, sejam reavaliadas. Tal postura vincula-se ao conceito de 
“desenvolvimento sustentável”, que busca consolidar um processo de mudança social, compatibilizando crescimento 
e desenvolvimento econômicos, conservação ambiental, qualidade de vida e equidade social” (BARBOSA, 2010, p. 
9).
 
FONTE: BARBOSA, Camila. Planejamento urbano sustentável: diretrizes de urbanização embasadas nas 
características geomorfológicas/pedológicas de vertentes. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Instituto de 
Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.
 Sobre as vertentes do planejamento urbano, assinale a alternativa CORRETA: 
A Os Planos de Embelezamento das cidades não incluíam o processo de limpeza urbana para a revitalização das
cidades. 
B O Zoneamento é um instrumento optativo para as cidades que são obrigadas a incorporar o Plano Diretor.
C O Estatuto da Cidade visa estabelecer o direito à cidade sustentável. 
D O Planejamento Urbano Stricto Sensu resume-se na organização da cidade sob o ponto de vista prático. 
“A formação das grandes cidades tem sido uma tendência que acompanha o processo de industrialização em várias 
partes do mundo. Aqui no Brasil, porém, esse processo acabou resultando em maior concentração de rendas. 
Resultado: tanto o campo como as cidades passaram a ser palco de uma brutal exclusão social” (PORTELA; 
VESENTINI, 1987).
 FONTE: PORTELA, Fernando; VESENTINI, José William. Êxodo rural e urbanização. São Paulo: Ática, 1987. 
Sobre o fator que gerou a aceleração da produção, motivado pela indústria nos últimos séculos, assinale a alternativa 
CORRETA: 
A Da migração de poucas pessoas para a cidade, em busca de melhorias na qualidade de vida. 
B Busca de empregos e de uma melhor qualidade de vida, processo conhecido como migração urbana. 
C Migração para um urbanismo planejado e de forma ordenada à cidade.
D Abandono do campo, fenômeno mais conhecido como êxodo rural. 
3
4
5
“No Brasil, os problemas de mobilidade já se sentem há décadas, sobretudo em grandes metrópoles. Mais 
recentemente, passaram a atingir cidades de médio porte e isso em razão de três fatores centrais, apontados neste 
ensaio: a falta de planejamento, o planejamento tardio ou falho; a ausência de estratégias eficientes na gestão do 
transporte público e o aumento intenso da frota de veículos automotores de uso privativo” (MARRARA, 2015, p. 
135).
 
FONTE: MARRARA, Thiago. TRANSPORTE PÚBLICO E DESENVOLVIMENTO URBANO: aspectos jurídicos 
da política nacional de mobilidade. Revista Digital de Direito Administrativo, [S.L.], v. 2, n. 1, p. 120-136, 5 out. 
2014. Universidade de Sao Paulo, Agencia USP de Gestao da Informacao Academica (AGUIA). 
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v2i1p120-136. A Política Nacional de Mobilidade Urbana visa defender o 
acesso da população à cidade a partir de sistemas integrados e sustentáveis.
 Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
A A redução da desigualdade, um dos objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana, dá-se a partir do
fomento à utilização de sistemas de mobilidade motorizados. 
B A Política Nacional de Mobilidade Urbana possui o objetivo de fomentar a utilização do veículo automotor em
detrimento a deslocamentos pedonais.
C A Política Nacional de Mobilidade Urbana visa fortalecer o desenvolvimento social, ambiental, econômico e
cultural da cidade. 
D O fomento à utilização de transportes coletivos contraria a promoção do desenvolvimento sustentável.
Comunicação é o processo de transmissão de informação de uma pessoa para outra e compartilhada por ambas. Para 
que haja comunicação é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda. A informação 
simplesmente transmitida, mas não recebida ou compreendida, não foi comunicada. MARCONDES FILHO, C. 
Para entender a comunicação: contatos antecipados com a nova teoria. São Paulo: Paulus, 2008.
 
Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso acerca das características da comunicação verbal e não 
verbal:
 ( ) A comunicação verbal depende do domínio da língua.
( ) A comunicação não verbal consiste em posturas, expressões faciais e corporais.
( ) A comunicação não verbal pode se opor à comunicação verbal. 
Assinale a alternativa queapresenta a sequência correta de respostas: 
A V – V – V.
B V – V – F
C V – F – V.
D F – V – V.
“Na história das cidades, as imagens de perfeição têm produzido paradigmas como resultado de um desejo utópico de 
ordenamento e organização do espaço. Um dos paradigmas que talvez tenha influência sem precedentes foi a Carta de 
Atenas de 1933, resultado do IV CIAM (Congresso Internacional de Arquitetura Moderna). O documento 
preconizava a organização da cidade a partir de quatro funções básicas, sustentadas pela ideia de zonificação” 
(KANASHIRO, 2004).
 
FONTE: KANASHIRO, Milena. Da antiga à nova Carta de Atenas − em busca de um paradigma espacial de 
sustentabilidade. Desenvolvimento e Meio Ambiente, [S.L.], v. 9, p. 33-37, 17 jun. 2004. Universidade Federal do 
Parana. http://dx.doi.org/10.5380/dma.v9i0.3079.
 Com base nas especificidades da Carta de Atenas, analise as afirmativas a seguir: 
I- Havia diretrizes para a construção de casas recuadas das ruas e a preocupação com a captação da luz solar.
II- Planejamento da cidade de forma que a moradia e a área de trabalho ficassem distantes.
6
7
8
III- Substituição de áreas insalubres por áreas verdes.
IV- Distinção de áreas de pedestres de áreas destinadas ao automóvel. Assinale a alternativa CORRETA: 
A As afirmativas III e IV estão corretas. 
B As afirmativas I e III estão corretas. 
C As afirmativas II e IV estão corretas. 
D As afirmativas I e IV estão corretas.
“No segundo pós-guerra foi intensa a influencia do Movimento Moderno na arquitetura e no urbanismo. Le Corbusier 
foi, ao longo dos anos, o grande animador dessa atividade e algumas das vicissitudes pelas quais passou são 
brevemente referidas no texto que escreveu para a apresentação da "Carta de Atenas". Foram realizados, ao todo, dez 
congressos CIAM, e os problemas abordados iniciaram-se com o alojamento mínimo e cresceram em complexidade 
até chegar à cidade funcional” (LE CORBUSIER, 1933).
 
FONTE: CORBUSIER, Le. A Carta de Atenas. 1933. Disponível em: 
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2974977/mod_resource/content/3/aula12_Corbusier_Le_A_Carta_de_Atenas.pdf.
Acesso em: 20 jun. 2021.
 Sobre as funções da cidade moderna, definidas pela Carta de Atenas, assinale a alternativa CORRETA: 
A Habitar, trabalhar, higienizar e circular.
B Implantar, drenar, defender e ingressar. 
C Habitar, trabalhar, recrear e circular.
D Ventilar, decorrer, racionalizar e organizar. 
“Para todos os efeitos, esta Lei, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pública e interesse 
social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, 
bem como do equilíbrio ambiental” (BRASIL, 2001).
 FONTE: BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Institui o Estatuto da Cidade. Brasília: DOU de 11/7/2001. 
O Estatuto da Cidade estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. De acordo com suas 
normativas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Determina a ordenação e o controle do uso do solo a fim de evitar o parcelamento do solo, a edificação ou o uso 
excessivo ou inadequado em relação à infraestrutura urbana.
( ) Aplicar o IPTU progressivo no tempo para os imóveis a fim de recompensar o proprietário de uma determinada 
localidade por não exercer a função social do imóvel.
( ) Atender às necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento das 
atividades econômicas.
( ) A partir desta lei, a propriedade urbana deixa de ter obrigatoriamente uma função, uma utilização. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A F – F – V – F.
B V – V – V – V. 
C V – F – V – V.
D V – F – V – F. 
9
10
“O modernismo na arquitetura brasileira constituiu-se, no início dos anos 30, a partir de uma reinterpretação das 
ideias de Le Corbusier e, em menor medida, daquelas de Walter Gropius. Não é surpreendente que as ideias de Le 
Corbusier tenham sido tão bem-sucedidas entre nós: inúmeros pontos do ideário corbusiano coincidiam com o 
discurso de intelectuais ligados ao Estado Novo. No Brasil, falava-se em “construção do homem novo”, ao passo que 
Le Corbusier se referia a um “espírito novo” e à necessidade de criar novas mentalidades de morar” (PANDOLFI, 
1999, p. 179).
 
FONTE: REPENSANDO o Estado Novo. Organizadora: Dulce Pandolfi. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio 
Vargas, 1999. 345 p.
 Sobre o Movimento Modernista, assinale a alternativa CORRETA: 
A Tratava-se da organização da cidade sem considerar as diferentes funções e setorizações do espaço urbano. 
B Visava propor novas soluções à cidade, em contrapartida ao tradicionalismo existente da época. 
C Não defendia a organização da cidade a partir do zoneamento, sem impor regramentos no desenvolvimento da
cidade.
D Era um movimento que condenava a padronização das edificações e dos padrões mínimos a serem
preestabelecidos na cidade. 
“O Plano Diretor é um instrumento eminentemente político, cujo objetivo precípuo deverá ser o de dar transparência 
e democratizar a política urbana, ou seja, o plano diretor seve ser, antes de tudo, um instrumento de gestão 
democrática da cidade. Nesse sentido, é importante salientar esses dois aspectos do Plano: a transparência e a 
participação democrática” (BRAGA, 2001, p. 98).
 
FONTE: BRAGA, Roberto. Política urbana e gestão ambiental: considerações sobre o plano diretor e o zoneamento 
urbano. 2001. Disponível em: 
http://www.redbcm.com.br/arquivos/bibliografia/pol%C3%ADtica%20urbana%20e%20gest%C3%A3o%20ambiental.pdf. 
Acesso em: 27 jun. 2021.
 
É por meio do Estatuto da Cidade que passou a ser exigido o ordenamento urbano. Sobre esse instrumento de 
planejamento, assinale a alternativa CORRETA: 
A A Transferência do Direito de Construir autoriza o proprietário de imóvel urbano a exercer o aumento de área a
ser construída no terreno. 
B A Concessão de Direito Real de Uso é aplicável a terrenos públicos, excetuando-se os terrenos privados, para
fins de urbanização.
C O Instrumento da Política Tributária remete à cobrança de tarifas e tributos sobre imóveis e serviços públicos
urbanos diferenciados em função do interesse social. 
D O Usucapião Urbano Coletivo é voltado à população de baixa renda que estiver ocupando áreas urbanas de, no
máximo, 250m².
“O marco principal da publicação da ‘Carta do Habitat’ foi o fim efetivo do CIAM, e a consolidação do Team 10. De 
fato, o desfazimento dos CIAM é o início da construção e preparação das ideologias formadoras da arquitetura e 
urbanismo contemporâneos” (MONIZ; MOTA, 2015).
 
FONTE: MONIZ, Gonçalo Canto; MOTA, Nelson. De Alberti aos CIAM: em direção a uma abordagem humanista 
do ensino da arquitetura e do habitat. Na Génese das Racionalidades Modernas II: em torno de Alberti e do 
Humanismo, [S.L.], p. 371-388, 2015. Imprensa da Universidade de Coimbra. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-
26-1015-3_19
 
A Carta do Habitat, desenvolvida no CIAM X, passou a considerar as relações entre o indivíduo, a família e a 
comunidade, muito focada à resolução dos problemas reais da vida humana. A partir daí, surgem duas visões de 
ideias. Sobre essas visões, assinale a alternativa CORRETA:
11
12
13
A
 Visão funcionalista em que sustenta a ideia do entendimento prévio do ambiente para uma intervenção posterior,
e a visão culturalista, em que defende uma arquitetura baseada unicamente na experiência dos arquitetos e
urbanistas. 
B As visões funcionalista e culturalista prezavam tanto pela modernização da cidade quanto pela participação da
sociedade no processo de desenvolvimento das cidades.
C Visão culturalista em que sustenta a ideia da modernização e racionalização da cidade e visão funcionalista, em
que defende uma arquitetura participativa entre os profissionais e a sociedade. 
D Visão funcionalista em que sustenta a ideia da modernização e racionalização da cidade e visão culturalista, em
que defende uma arquitetura participativa entreos profissionais e a sociedade.
“A Constituição outorgou aos municípios um papel específico na promoção do desenvolvimento econômico e social 
do País. A partir da descentralização de encargos e recursos e da redistribuição de competências entre os três níveis de 
governo (federal, estadual e municipal), tornou-se mais importante a responsabilidade do município na gestão urbana 
– aqui entendida como prática de governo que envolve planejamento e ação sobre todas as funções e atividades 
públicas e privadas que ocorrem no espaço urbano. Então, o aperfeiçoamento dos instrumentos legais, técnicos e 
financeiros existentes, indispensáveis à implementação de políticas urbanas, deve ser uma preocupação dos governos, 
especialmente no sentido de elaborar ou rever sua legislação urbanística” (SILVA; ARAÚJO, 2003).
 
FONTE: SILVA, Jussara Maria da; ARAÚJO, Maria Luiza Malucelli. Estatuto da Cidade e o Planejamento Urbano-
Regional. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, v. 105, p. 57-74, 2003.
 
Sobre os instrumentos legais do planejamento urbano, que compreendem tributos, zoneamento e parâmetros 
urbanísticos, assinale a alterativa que CORRETA: 
A Os instrumentos estimuladores são referentes às determinações do uso do solo.
B Os instrumentos coercitivos visam estimular vantagens financeiras e limitar a margem de manobra dos agentes
modeladores do espaço urbano.
C Os instrumentos inibidores tratam da edificação compulsória e desapropriação. 
D Os instrumentos informativos tratam dos incentivos fiscais e pela busca de investimentos. 
O automonitoramento do desempenho das relações interpessoais oportuniza o desenvolvimento de habilidades sociais 
significativas no campo metacognitivo e afetivo-comportamental.
 Nesse contexto, analise as sentenças que seguem sobre automonitoria: 
I – É a capacidade de compreender as suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos.
II – As pessoas com essa habilidade têm maior probabilidade de sucesso em circunstâncias complexas.
III – As pessoas com essa habilidade apresentam autoestima e autoconfiança elevadas.
IV – As pessoas com essa habilidade possuem menor controle da impulsividade. 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.
14
15
Para Moscarelli e Kleiman (2017), “a criação do Ministério das cidades aparece como mais uma tentativa de reforma 
do aparato administrativo, desta vez visando ultrapassar a estrutura fragmentada; ao mesmo tempo que responde às 
demandas dos grupos sociais, vindo “[...] ocupar um vazio institucional que retirava completamente o governo federal 
da discussão sobre a política urbana e o destino das cidades” (MARICATO, 2006, p. 4).
 
FONTE: MOSCARELLI, Fernanda; KLEIMAN, Mauro. Os desafios do planejamento e gestão urbana integrada no 
Brasil: análise da experiência do ministério das cidades. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, [S.L.], v. 9, n. 2, 
p. 157-171, 23 mar. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.002.ao01. 
MARICATO, Ermínia. O Ministério das Cidades e a política nacional de desenvolvimento urbano: políticas sociais: 
acompanhamento e análise. Brasília: IPEA. Recuperado em 13 de outubro de 2015, de http://www.en.ipea. 
gov.br/agencia/images/stories/PDFs/politicas_sociais/ ensaio2_ministerio12.pdf. 2006.
 
De acordo com as competências que o Ministério das Cidades exercia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
para as falsas:
 
( ) O Ministério visava tratar a cidade de forma integrada, promovendo o diálogo entre as esferas governamentais, 
privadas e de organizações.
( ) O Ministério fazia a interlocução entre as cidades e o governo federal, promovendo um elo de ligação para onde 
os problemas estavam, a nível local, de forma integrada.
( ) O Ministério tinha o objetivo de fortalecer o desenvolvimento urbano das cidades a partir de políticas de 
habitação, saneamento ambiental, trânsito e transporte urbano.
( ) O Ministério foi criado a partir da demanda dos movimentos sociais voltados à reforma urbana. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A V – F – V – F. 
B F – F – V – F.
C V – V – V – V.
D V – V – V – F. 
Os arquitetos que estavam desenvolvendo a nova arquitetura do movimento moderno e da Bauhaus tinham 
necessidade de reunir as suas experiências e encontrar caminhos e soluções para problemas comuns. Assim, 
entendeu-se que a nova arquitetura não devia ser obra de personalidades individuais, mas uma colaboração que 
permitisse resolver os complexos problemas colocados pela nova arquitetura, ao mesmo tempo que deve encontrar 
uma unidade de expressão.
 
FONTE: GURGEL, A. P. Carta de Atenas: os aportes do urbanismo modernista. Disponível 
em:https://aprender.ead.unb.br/pluginfile.php/204238/mod_resource/content/1/CARTA%20DE%20ATENAS.pdf. 
Acesso em: 20 jun. 2021.
 
Sobre os períodos que abordaram como pauta a racionalização na construção e a reconstrução das cidades, 
respectivamente, nos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna (CIAMs), assinale a alternativa CORRETA: 
A 2º Período (1933-1947) e 3º Período (1947-1956). 
B 1º Período (1928-1933) e 2º Período (1933-1947). 
C Somente o 1º Período (1928-1933).
D 1º Período (1928-1933) e 3º Período (1947-1956). 
16
17
Segundo a Lei nº 10.257 (BRASIL, 2001), o Plano Diretor é extremamente necessário para a política de ordenamento 
urbano, tendo em vista que a “propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências 
fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos 
cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento das atividades econômicas, respeitadas as 
diretrizes previstas no art. 2o desta Lei” (BRASIL, 2001).
 FONTE: BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Institui o Estatuto da Cidade. Brasília: DOU de 11/7/2001. 
Com base no Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257), o Plano Diretor, analise as afirmativas a seguir: 
I- Visa ordenar o território municipal a partir da regulamentação do solo.
II- É exigido para cidades que possuem o mínimo de cinco mil habitantes.
III- Deve garantir a delimitação das atividades nas áreas urbanas do município.
IV- Deve ser criado para municípios de áreas de interesse turístico. Assinale a alternativa CORRETA: 
A As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas II e III estão corretas. 
D As afirmativas I, II e IV estão corretas. 
Saber formular perguntas pode parecer simples, mas é uma habilidade complexa que exige discernimento e 
flexibilidade, conforme o conteúdo, a forma e a função da pergunta.
 Nesse contexto, quanto às formas de perguntas, associe os itens que seguem: I – Abertas.II – Fechadas.III – Difusas.
IV – Dirigidas. ( ) São caracterizadas por garantirem a fonte de informação desejada.
( ) São caracterizadas por incentivarem indivíduos com habilidades verbais.
( ) São caracterizadas por produzirem maior quantidade de informações.
( ) São caracterizadas por suscitarem respostas objetivas e precisas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
A II – III – I – IV.
B III – II – IV – I.
C IV – III – II – I.
D IV – III – I – II.
“Esse crescimento, fortalecido pela industrialização da década de 1930, acelerou o processo de urbanização e, junto à 
ampliação territorial de quadras e ruas, também gerou muitos problemas de cunho social, econômico e ambiental” 
(NOVAES, 2021).
 
FONTE: NOVAES, G. B. de A. Conceitos de Urbanismo. Disponível em: 
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5583919/mod_resource/content/1/Aula%2002%20-
%20Palestra%20Conceitos%20de%20Urbanismo%20com%20Gabriel%20Novaes.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021.
 Sobre o processo conhecido como gentrificação e segregação socioespacial, assinale a alternativa CORRETA:A Adensar e intensificar o crescimento das cidades / Corrigir o déficit habitacional das cidades.
B Afastar os habitantes de uma infraestrutura de qualidade e do acesso a serviços básicos / retirar as pessoas do
centro em direção às periferias, respectivamente.
C Retirar as pessoas do centro em direção às periferias / afastar os habitantes de uma infraestrutura de qualidade e
do acesso a serviços básicos, respectivamente. 
D Corrigir o déficit habitacional das cidades / Adensar e intensificar o crescimento das cidades. 
18
19
20
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina