Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

PARECER TÉCNICO I
NOME: Regiane Moraes de Sousa Gusmão 
1. Introdução 
Este documento tem a finalidade de relatar os problemas e impactos ambientais na capital Maranhense. Dentre os mais frequentes destacam-se: o acúmulo de resíduos sólidos e o lançamento de esgoto “in natura” diretamente na praia, que aumentam o grau de poluição e alteram sua balneabilidade, que atualmente é considerada imprópria para banho. Vale registrar que a falta de consciência daqueles que a utilizam aliada à falta de saneamento básico e à deficiência na coleta e disposição dos resíduos sólidos, geram problemas de saúde pública aos seus frequentadores, em decorrência da ausência de condições mínimas de higiene. A descaracterização de dunas e a redução da vegetação nativa, causados principalmente pela ocupação urbana através das construções de engenharia, as quais alteram o meio físico, sobretudo aqueles que interferem na dinâmica costeira. Além desses problemas, outros tantos podem surgir em decorrência dessas construções tais como a interferência paisagística e a dificuldade de circulação dos ventos. 
Outro agravante, segundo Souza e Feitosa (2009), o litoral do Estado do Maranhão possui extensão de aproximadamente de 640 Km, estendendo-se no sentido oeste-leste da foz do rio Gurupi, na divisa do Estado do Pará, até o delta do rio Parnaíba, no limite com o Estado do Piauí, sendo o segundo mais extenso do Brasil e da Região Nordeste, superado apenas pelo Estado da Bahia. As praias da Ilha do Maranhão vêm sofrendo intenso processo de poluição gerado principalmente pelas ações do homem. A praia da Ponta D’Areia, por exemplo, está localizada no município de São Luís capital do Estado tendo aproximadamente 2,5 Km de extensão entre o pontal arenoso “Tia Maria” e a praia de São Marcos, esta situa-se ao norte da Ilha do Maranhão muito próxima ao centro urbano do município, banhada pela baía de São Marcos no interior do Golfão Maranhense numa distância latitudinal de 02° 50’ 37,58’’ Sul e 44° 32’ 17,40’’ Longitudinal a W de Greenwich. A mesma, vem perdendo suas particularidades em razão da ocupação desordenada e do aporte das diferentes formas de efluentes, tanto de origem industrial quanto doméstica, o que tem levado a sério comprometimento de suas características de balneário, sobretudo daquelas próximas a centros urbanos.
 Todos os impactos acabaram comprometendo o espaço costeiro da área em estudo, pois as ações antrópicas estão colocando em risco a saúde da população. Entretanto, faz-se necessário cobrar das instituições ligadas a preservação do meio ambiente medidas sérias e a curto prazo, bem como a conscientização da população, visando amenizar os problemas dessa importante área municipal.
2. Objetivos
Avalia – Consultoria Ambiental, é uma empresa que deu início em 2023, com atuação em todo território nacional compromissada com a qualidade na prestação dos serviços ambientais contribuindo para adequação à legislação ambiental e o desenvolvimento sustentável dos antigos e novos empreendimentos. Acumula uma larga experiência em diversos projetos e licenciamentos realizados com sucesso. Aliada aos seus consultores técnicos especializados está apta para atender aos novos empreendimentos nas questões ambientais em todos os aspectos. 
3. Missão e Valores 
Atender às necessidades e expectativas dos seus clientes, oferecendo-lhes serviços de Consultoria Ambiental. Operar os sistemas integrados de Proteção Ambiental promovendo o desenvolvimento sustentável, atendendo às demandas da comunidade e órgãos ambientais, gerando riquezas para os clientes e integrantes da empresa.
Entres seus valores está, satisfação de seus clientes com respeito ao meio ambiente, bem star de seus colaboradores e clientes. 
A visão é ser reconhecida com uma referência entre as melhores empresas de consultoria ambiental, com diferenciais de qualidade nos projetos ambientais, agilidade e profissionalismo, oferecendo soluções sustentáveis e viáveis para seus clientes.
4. Justificativa 
5. Referências 
SILVA, Simone Cristina de Oliveira. SALES, Vanda Carneiro de Claudino. PROCESSOS MORFODINAMICOS NA PRAIA DA PONTA D’AREIA: USO DE ESPAÇOS LITORÂNEOS E IMPACTOS AMBIENTAIS. Disponível em: http://www.geo.ufv.br/simposio/trabalhos/resumos expandido/eixo12/029.pdf. Acesso em: 02/04/2010.
SOUZA, Ulisses Denache Vieira. FEITOSA, Antônio Cordeiro OCUPAÇÃO E USO DA ZONA COSTEIRA DO ESTADO DO MARANHÃO, NORDESTE DO BRASIL. Disponível em: http://egal2009.easyplanners.info/area07/7703 SOUZA ULISSES DENACHE. pdf. Acesso em 02/04/2010.
PROBLEMAS AMBIENTAIS NO LITORAL MARANHENSE: ESTUDO DE CASO NA PRAIA DO OLHO D’ÁGUA, SÃO LUÍS- MA. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/resumos/resumos/6909.htm#:~:text=Dentre os problemas ambientais mais,é considerada imprópria para banho. Acesso em 02/02/2023

Mais conteúdos dessa disciplina