Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ESCOLA ESTADUAL CLOTILDE ONOFRE
Decreto n°4828 de 17/07/1917 – Resolução n° 4299 de 03/03/1982
AV,FRANCISCO SÁ ,38 – CENTRO – TEÓFILO OTONI /MG
Email: escola.148059@educacao.mg.gov.br
Trabalho 
de 
geografia
	
	
2° ANO NOVO ENSINO MEDIO NOVO REG – 04 
ALUNO:__________________________________________________________________________
PROFESSOR: GUILHERME
FONTE DE ENERGIA
A fonte de energia, também chamada de fonte energética, trata-se de um recurso capaz de gerar energia para diversas finalidades, como a deslocação de veículos, a produção de eletricidade, entre outros. Alguns exemplos de fontes de energia são: petróleo, carvão, força das águas e do vento, luz solar, gás natural, etc.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
A energia hídrica é a força potencial das águas represadas de rios que são utilizadas pelas usinas hidrelétricas para a produção de energia elétrica.
Energia solar é a maior fonte de energia renovável disponível ao homem, sendo utilizado desde os primórdios da nossa civilização. Seus raios carregam as dois tipos de energia solar existentes, luz e calor, que podem ser aproveitadas para aquecimento ou geração de energia elétrica.
A energia eólica é a força cinética proveniente dos ventos, outra fonte renovável e praticamente inesgotável disponível ao homem, também utilizada há milhares de anos.
Energia de biomassa a energia gerada por biomassa é proveniente da queima de matérias orgânicas, como bagaço da cana-de-açúcar, madeira e óleos vegetais. A queima desses materiais gera calor, que é utilizado para produzir vapor, o qual alimenta turbinas para geração elétrica ou sistemas de aquecimento.
A Energia Geotérmica (ou Energia Geotermal) é um tipo de energia renovável obtida através do calor proveniente do interior do planeta terra. O processo de aproveitamento dessa energia é feito por meio de grandes perfurações no solo, visto que o calor do nosso planeta existe numa parte abaixo da superfície da Terra.
A energia oceânica é a energia gerada a partir desta fonte vem dos oceanos, de onde se aproveita o movimento das águas. Essa energia pode vir das ondas, das marés e das correntes marinhas, transformando a energia mecânica dos oceanos em energia elétrica.
Fontes renováveis de energia
As fontes renováveis de energia são aqueles recursos naturais que não se esgotam com seu uso, ou seja, renovam-se ao longo do tempo naturalmente. As energias renováveis são consideradas limpas por não serem poluentes e causarem poucos impactos ambientais.
Fontes não renováveis de energia
As fontes não renováveis de energia são aquelas que não se renovam rapidamente no meio ambiente, sendo consideradas combustíveis fósseis, ou seja, seu uso é altamente poluente e causa grandes impactos no meio ambiente.
Fontes de energia no Brasil
O consumo de energia no Brasil representa 2% do consumo mundial, e a nossa principal matriz energética é a hidrelétrica. Atualmente, cerca de 90% da energia consumida no Brasil são provenientes das hidrelétricas.
O país também conta com outras fontes de energia em desenvolvimento, como a produção de energia eólica, bastante desenvolvida no Nordeste do Brasil, com destaque para:
Rio Grande do Norte (4.066 MW e 151 usinas)
Bahia (3.951 MW e 153 usinas)
Ceará (2.045 MW e 79 parques)
O Brasil também é considerado autossuficiente em petróleo, desde a descoberta do pré-sal, explorado pela Petrobrás, empresa estatal responsável por sua extração, refino e distribuição. As principais bacias petrolíferas são:
Bacia de Campos, a maior do Brasil
Bacia de Santos
Bacia do Espírito Santo
Bacia do Recôncavo Baiano
Os biocombustíveis mais utilizados no país são: o etanol (álcool), o biogás e o biodiesel. Apesar de serem considerados energias limpas, impactam o meio ambiente com o plantio de produtos que são a base da sua produção, como a cana-de-açúcar, usada na produção do etanol.
Vantagens e desvantagens das fontes de energia
O uso das energias renováveis e não renováveis apresenta diversas vantagens e desvantagens do ponto de vista ambiental, econômico e social. Vamos conhecer um pouco delas.
Vantagens das energias renováveis: Podem ser consideradas inesgotáveis em relação aos combustíveis fósseis; seu impacto ambiental é menor do que o provocado pelas fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás);
As desvantagens das fontes de energia são:
Combustíveis fósseis são altamente poluentes e figuram entre as principais causas do aquecimento global.
Custos elevados de investimento e infraestruturas apropriadas;
Transformação das fontes de energia
As fontes de energia são encontradas na natureza, e para tornarem-se consumíveis, precisam passar pelo processo de transformação. Esse processo exige trabalho, tecnologias e técnicas modernas para que possamos fazer uso do recurso.
A água, enquanto fonte de energia, é transformada em energia por meio das hidrelétricas e usinas de energia maremotriz, que, com a força da substância, fazem as turbinas movimentarem-se, gerando a eletricidade. Fato semelhante acontece com a energia solar, pois utiliza-se painéis fotovoltaicos e térmicos para captação do calor e temperatura, e assim transformá-lo em energia.
image1.png
image2.jpeg
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina