Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO – UEMANET
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Aluno (a): Jorgiana Cristine Pontes Nascimento
Tutor (a): Camila Ribeiro
Disciplina: Ambientação em EAD
Atividade: Relato de Experiência
O avanço das TIC’s, a consolidação da legislação acerca da EaD como modalidade de ensino constitui um cenário que exige mudanças. Mudanças essas, que implicam em novos papéis para o/a aluno/a, o/a professor/a, o/a tutor/a e a Instituição, e consequentemente, no desenvolvimento de novas metodologias no processo de ensino aprendizagem, subsidiadas nas perspectivas das novas mídias. De acordo com Maia e Mattar (2007, p.71) “[...] a metodologia de EaD fundada em novas mídias propõe recursos de interatividade, colaboração, troca e cooperação por meio de um ambiente ou de ferramentas que possibilitem sua aplicação”. Nessa perspectiva, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Curso de Especialização em Educação Especial/Educação Inclusiva executado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, tem me possibilitado vivenciar a autonomia, o protagonismo e o engajamento no processo de aprendizagem.
A EaD é uma modalidade com características próprias e distintas da educação convencional e presencial. E esse rompimento com a visão presencial, conforme Peters (2003), pode ser observado na comunicação entre estudantes, professores/as e tutores/as, que ocorre predominantemente por meio da linguagem escrita. Nesse sentindo, os fóruns de discussão se caracterizam como uma importante ferramenta dentro do AVA. De acordo com Okada (apud Silva, 2006), o fórum se caracteriza como um recurso de comunicação atemporal e espaço de diálogo, no qual pode ocorrer a construção e desconstrução de ideias, questionamentos, resolução de dúvidas, promovendo novos caminhos para a aprendizagem. Silva (2006) defende que o fórum de discussão on-line se constitui como um espaço de troca de opiniões e debates de temas propostos entre estudantes, professores/as e tutores/as.
Esse contexto exige dos sujeitos que dele fazem parte o desenvolvimento de competências e habilidades que correspondam ao novo paradigma de Educação Digital que propõe o fim da distinção entre o offline e o online. Enquanto Profissional da Educação, mais especificamente, professora dos anos iniciais, compreendo que o coengendramento com diferentes TD tem constituído os processos de ensino e aprendizagem, interligados ou não por redes de comunicação e que essa realidade influência diretamente no meu desenvolvimento profissional. Me reconheço nesse cenário como um sujeito que vivencia os dois lados desses processos, ora como professora, ora como aprendente. Acredito na concepção de aprendizagem ao longo da vida, nesse sentido reconheço a importância do estudo constante que me possibilite compreender e construir conhecimento acerca das demandas impostas pelas mudanças que influenciam a minha vida profissional e pessoal.
REFERÊNCIAS
MAIA, Carmem; MATTAR João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
PETERS, O. A educação a distância em transição: tendências e desafios. São Leopoldo: Unisinos, 2003.
SILVA, Marco (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2006.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina