Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

01) A principal função do sistema cardiovascular consiste em promover a circulação do sangue, a fim de garantir o correto aporte de oxigênio e nutriente aos tecidos que compõe o organismo. Ao promover o bombeamento do sangue, que ocorre devido ao funcionamento do coração, que atua como uma bomba, o sistema cardiovascular garante o aporte de sangue aos tecidos, atuando no transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e metabolitos, regulação do pH, termorregulação e balanço hídrico. As principais estruturas que compõe o sistema cardiovascular são o coração, vasos sanguíneos, sangue e a linfa. O coração será composto de quatro câmeras, sendo elas dois átrios (esquerdo e direito) e dois ventrículos (esquerdo e direito), além de uma rede vascular coronariana, responsável pela perfusão do tecido cardíaco, que ocorre durante a diástole. Entre os átrios há o septo interatrial, e entre os ventrículos temos o septo interventricular. O fluxo de sangue dentro do coração corre em um único sentido devido a presença de válvulas que impedem o refluxo sanguíneo. A válvula mitral é uma válvula atrioventricular, localizada entre átrio esquerdo e ventrículo esquerdo, sendo composta por duas cúspides. A válvula tricúspide também é uma válvula atrioventricular, mas estará localizada entre o átrio direito e ventrículo direito, sendo composta por três cúspides. Há ainda as válvulas semilunares, aórtica, entre o ventrículo esquerdo e a aorta, e pulmonar, entre o ventrículo direito e artéria pulmonar. Nas válvulas atrioventriculares, mitral e tricúspide, temos, ligada a extremidade livre da estrutura, as cordoalhas tendíneas, que ligam a extremidade livre das cúspides das válvulas atrioventriculares aos músculos papilares presente no interior dos ventrículos cardíacos. O conjunto formado pela conexão entre essas estruturas impede o prolapso das válvulas para o interior do átrio. Histologicamente o coração apresentará três camadas/túnicas, denominadas endocárdio (endotélio), miocárdio (camada muscular) e epicárdio (serosa). O musculo cardíaco possui ainda um conjunto especializado de células capaz de gerar e propagar potenciais de ação, sendo esse o sistema de condução elétrica do coração, composto por nodo sinoatrial, no atrioventricular, feixe de His (ramo esquerdo e direito) e fibras de Purkinje, responsável pela atividade elétrica do órgão. 
02) Pequena e grande circulação correspondem, respectivamente, a circulação pulmonar e circulação sistêmica. No caso da circulação pulmonar, o sangue pobre em oxigênio, chega, por meio da circulação venosa, ao átrio direito, sendo posteriormente conduzindo ao ventrículo direito. Quando o ventrículo direito se enche, ocorre o fechamento da válvula tricúspide, para impedir o refluxo do sangue ao átrio esquerdo, e com a contração ventricular, ocorre a abertura da válvula pulmonar, entre a artéria pulmonar e o ventrículo esquerdo, com a passagem do sangue para a artéria pulmonar e posteriormente ao pulmão. No pulmão após o processo de hematose, com a eliminação do dióxido de carbono e oxigenação do sangue, o sangue, agora rico em oxigênio, retorna ao coração, por meio da veia pulmonar, chegando ao átrio esquerdo. A chegada do sangue oxigenado ao átrio esquerdo da início a grande circulação e o átrio esquerdo o sangue é conduzido ao ventrículo esquerdo. Após o enchimento do ventrículo esquerdo haverá o fechamento da válvula mitral, impedindo o refluxo de sangue ao átrio esquerdo e com a contração ventricular, o aumento da pressão leva a abertura da válvula aórtica, localizada entre o ventrículo esquerdo e a aorta. A abertura dessa válvula permite a passagem do sangue para a aorta e a partir daí, o sangue, oxigenado é conduzido ao tecidos, passando por artérias de grande, médio e pequeno calibre, arteríolas e capilares. Já o sangue proveniente dos tecidos retorna ao coração pela via inversa, passando por capilares, vênulas e veias de pequeno, médio e grande calibre, até alcançar o seu retorno para o coração, onde o ciclo recomeça
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RANG, H.P; DALE, M.M. Farmacologia Clínica. Editora Elsevier, 8° edição, 2016. Editora Guanabara Koogan, 4° edição, 2010.
GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Mais conteúdos dessa disciplina