Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CIPA
Conceito: comissão interna de prevenção de acidentes tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a prevenção da vida e promoção da saúde do Trabalhador, E para isso, a comissão realiza diferentes atividades e ações. para atuar e conseguir atingir o proposto, há um check-list que a empresa deve realizar.
 A Cipa é formada por representantes da empresa e dos empregados. No caso da empresa os representantes são definidos pela diretoria e no caso dos empregados a eleição é realizada por votação secreta nos nomes dos dos candidatos que voluntariamente se postularam a participação na comissão. A Cipa é obrigatória (Lei federal nº 6514) e suas diretrizes são estabelecidas pela norma regulamentadora nº 5 do (NR 5) do MTE.
Todos os funcionários podem se candidatar e as eleições devem ser organizadas até 60 dias antes da gestão anterior finalizar o seu mandato. As inscrições devem permanecer por um período mínimo de 15 dias após a publicação do edital que deve ocorrer até 45 dias antes do término do mandato. A eleição precisa acontecer em dia habitual de trabalho na organização, respeitando as jornadas e o turno de todos os funcionários. Os votos devem ser secretos, em cédula de votação assinada no verso pelos integrantes da comissão eleitoral e serem colocados na urna. Após a eleição é o momento de indicar quem vai representar os empregados e empregadores. (O número de integrantes é definido da NRS).
 Os empregadores designam o presidente e os empregados o vice-presidente. Assumirão a condição de membros titulares e suplentes os candidatos mais votados e, em caso de empate, ganhará o que possui mais tempo de casa. Antes da posse é fundamental que os membros da CIPA recebam treinamentos adequados que os preparem para assumir o cargo e as responsabilidades envolvidas. Esta capacitação deve ser realizada durante o expediente de trabalho e pode ser ministrada pelo SESMET, ou por alguma empresa parceira. Depois do treinamento é preciso convocar uma reunião para posse e instalação da comissão eleita, que terá o mandato de um ano a contar do dia da posse. Ao tomar posse a CIPA deve criar o calendário anual das Reuniões Ordinárias Futuras, considerando o prazo de 10 dias para protocolar as cópias das atas de eleição e de posse juntamente ao devido calendário no Ministério do Trabalho e Emprego MTE.
 Os eleitos para Cipa devem receber instruções sobre:
· O ambiente, as condições de trabalho e os riscos envolvidos nos processos;
· Os métodos de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
· Noções sobre doenças e acidentes de trabalho causados pela exposição aos riscos que existem na empresa;
· Noções sobre Aids e prevenção;
· Legalização trabalhista e previdenciária relacionada a segurança e a saúde do Trabalhador;
· Princípios de higiene no trabalho e controle de riscos;
· Organização e exercício das atribuições da CIPA.
Ns reuniões são tratadas os temas relativos ao próprio funcionamento da comissão além da análise dos resultados obtidos ao longo do último período no que diz respeito ao cumprimento ou não das metas estabelecidas. As atas são assinadas pelos membros presentes e as cópias são encaminhadas para todos inclusive aos que não puderam participar. Além disso, elas ficam no estabelecimento à disposição dos agentes de Inspeção do Trabalho. Extraordinariamente, a comissão também deverá se reunir caso ocorra algum acidente grave ou iminente à saúde ou à segurança do trabalhador que exige a adoção de medidas corretivas emergenciais ou mediante a solicitação de alguns dos representantes. Outro ponto importante sobre as reuniões e funcionamento da CIPA é que o membro titular perde o mandato caso falte a mais de quatro reuniões ordinárias sem justificativa. Neste caso o suplente o substituirá. 
Os membros da CIPA têm seus empregos assegurados durante o mandato garantindo que possam exercer suas funções sem ser punidos ou perseguidos pelo empregador. Esta estabilidade é garantida por lei, sejam titulares ou suplentes entretanto esse direito é válido apenas para os representantes dos empregados e não vale para os secretários, já que esses são escolhidos pelos membros da CIPA, porém não fazem parte da comissão efetivamente. Essa estabilidade é provisória desde a candidatura do empregado e caso seja eleito, ela perdura até um ano após o fim do mandato. Em reeleição a, o prazo é contado do zero nas mesmas condições, mas se caso o colaborador não for eleito, a estabilidade é cortada. Além disso, a estabilidade do membro da CIPA é perdida se for comprovada justa causa ou se a empresa for extinta.
Para os empregados os benefícios da CIPA é o amparo por organização interna que, além do SESMET, também se encarrega de protegê-los de riscos à saúde e a segurança-perigos que esses são originados dos próprios processos ou da negligência no exercício das tarefas e uso dos EPIs, além de atuar junto à empresa no sentido de melhorar as próprias condições de trabalho no que se refere à segurança e à saúde.
 E os benefícios da CIPA para empresa são mais que cumprir uma obrigação legal. É importante que o trabalhador veja a CIPA com bons olhos, uma vez que ela é um expediente que promove a qualidade de vida do trabalhador e que pode trazer, inclusive, benefícios para a produtividade do negócio, afinal, em um ambiente seguro e saudável, a equipe se torna mais resposta para exercer as funções com a motivação que é esperada. Ou seja, um trabalho da CIPA é capaz de promover o engajamento dos colaboradores afastando os riscos de acidentes e danos à saúde do trabalhador é de se esperar que o aumento na produtividade e a diminuição dos custos, uma vez que as tarefas serão exercidas de forma mais eficiente e ao mesmo tempo o afastamento do trabalhador ocasionado por doenças ou ferimentos também é diminuído, o que é favorável a empresa, pois os custos disso são absolutamente mais altas que a prevenção

Mais conteúdos dessa disciplina